Campeões do CESB na safra 2019/20

0
206

O Brasil conheceu nesta terça-feira, os sojicultores que deixaram o legado de altos rendimentos na safra 2019/20 no Desafio de Máxima Produtividade de Soja, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). Os campeões foram anunciados durante evento online transmitido ao vivo no Canal Rural e nas redes sociais da emissora.

Acompanhando o avô e o pai desde pequeno no campo, o campeão nacional de produtividade leva o legado da sua família que é apaixonada pela agricultura. Laercio Della Vechia é do município de Mangueirinha (PR) e sua área inscrita no CESB alcançou uma produtividade de 118,82 sacas por hectare.

Campeão Sul Nacional Sequeiro_Laercio Della Vechia de Mangueirinha-PR

“Há 5 anos eu participo do Desafio a convite da BASF, empresa que foi sempre minha grande incentivadora trazendo a proposta e mostrando que eu era capaz de alcançar altas produtividades utilizando soluções corretas e eficientes na hora exata”, comemora o agricultor Laercio Della Vechia, campeão nacional do Desafio de Máxima Produtividade de Soja 2020.

Este ano, além do vencedor nacional, a BASF esteve ao lado de quatro campeões das cinco categorias existentes no prêmio.

• Campeão Sul Nacional Sequeiro – Laercio Della Vechia de Mangueirinha (PR) alcançou produtividade de 118,82 sacas por hectare utilizando tratamento de sementes com Standak® Top, fungicidas Orkestra® SC, Spot® SC, Ativum®, Versatilis® e o herbicida Finale®️.

• Campeão Sudeste Sequeiro – Antônio Guedes de Oliveira Neto, de Patrocínio (MG), registrou produtividade de 118,63 sacas por hectare com o uso do adjuvante Assist® EC, para tratamento de sementes Bomvoro® e Standak® Top, fungicidas Opera®, Orkestra® SC, Spot® SC, Ativum®, Versatilis® e o inseticida Nomolt® 150.

Campeão Sudeste Sequeiro _ Antônio Guedes de Oliveira Neto de Patrocínio-MG

• Campeão Centro Oeste Sequeiro – Elton Zanella, de Campos de Júlio (MT), atingiu produtividade de 103,19 sacas por hectare usando o adjuvante Assist® EC, tratamento de sementes o Standak® Top, os fungicidas Orkestra® SC, Status®, Ativum® e os inseticidas Fastac® Duo e Nomolt® 150.

Campeão Centro Oeste Sequeiro _ Elton Zanella de Campos de Júlio MT

• Campeão Norte/Nordeste Sequeiro – O Condomínio Milla, do município de Baixa Grande do Ribeiro (PI), obteve uma produtividade de 101,79 sacas por hectare com o uso do adjuvante Assist® EC, tratamento de sementes o Standak® Top, o fungicida Orkestra® SC e os inseticidas Fastac® Duo e Pirate® .

Campeão Norte Nordeste Sequeiro – O Condomínio Milla do município de Baixa Grande do Ribeiro PI

Pela nona safra consecutiva, as tecnologias desenvolvidas pela BASF contribuíram para a conquista de vencedores do Desafio. No total, 26 campeões de produtividade do CESB utilizaram soluções BASF e fizeram um manejo eficiente para alcançar altas produtividades e colher ainda mais soja por hectare.

“Para a BASF é uma satisfação ser parceira dos agricultores que acreditam na importância de um manejo eficiente para o alcance de altas produtividades. A inovação está no DNA da empresa que investe em pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras com o objetivo de contribuir para o legado dos agricultores brasileiros”, comenta Eduardo Novaes, diretor de Marketing da Divisão de Soluções para a Agricultura da BASF no Brasil.

Consistência de portfólio

Os fungicidas Orkestra® SC, Ativum® e Versatilis® foram importantes no manejo feito pelos agricultores campeões de produtividade, o que comprova a importância do uso de soluções eficientes e no momento correto ao longo do ciclo da cultura.

O tratamento de sementes com Standak® Top é mais uma referência entre os agricultores com altos rendimentos na safra. A solução protege todo potencial genético das sementes de soja fazendo com que atinjam altas produtividades. Além de contar com um amplo portifólio de inseticidas e herbicidas para o manejo eficiente de plantas daninhas e importantes pragas.

Estudo de ecoeficiência na lavoura de soja

Durante o evento também foi apresentado o resultado de um estudo desenvolvido pela Fundação Espaço Eco. O estudo tem o objetivo de mensurar o impacto ambiental e econômico de produtores de soja que participam do Desafio de Máxima Produtividade do CESB 2020, para, a partir disso, e de forma experimental, consolidar a Análise de Ecoeficiência como um novo indicador ambiental a ser analisado nas próximas edições do Desafio.

“A metodologia de mensuração de Ecoeficiência considera todos os aspectos ambientais dos insumos e recursos utilizados para produção (diesel, defensivos, fertilizantes etc.), além das emissões que ocorrem no campo durante a atividade agrícola. É uma importante ferramenta para a gestão dos recursos e, por consequência, no aumento de produtividade”, explica Rodolfo Viana, Diretor-Presidente da Fundação Espaço Eco.

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.

Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF

Com uma população em rápido crescimento, o mundo está cada vez mais dependente da nossa capacidade de desenvolver e manter uma agricultura sustentável e ambientes saudáveis. Trabalhando com agricultores, profissionais agrícolas, especialistas em gestão de pragas e outros, é nosso papel ajudar a tornar isso possível. É por isso que investimos em uma forte estrutura R&D e em um amplo portfólio, incluindo sementes e melhoramento genético, proteção química e biológica de cultivos, manejo do solo, fitossanidade, controle de pragas e agricultura digital. Com equipes de especialistas em laboratório, campo, escritório e produção, conectamos pensamento inovador e a ação realista para criar ideias do mundo real que funcionam – para agricultores, sociedade e o planeta. Em 2019, nossa divisão gerou vendas de € 7,8 bilhões. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com ou qualquer um dos nossos canais de mídia social.