Campo Líder: Novas tecnologias e inovações apresentadas ao produtor

0
461
Crédito: Adrielle Teodoro

O Campo Líder 2020, em sua 23° edição, foi realizado no dia 13 de março na Fazenda Tapera, em Santa Juliana (MG). O evento foi organizado pela Nidera Sementes e teve como objetivo apresentar aos produtores as tecnologias e inovações em soja e milho.

“Buscamos trazer mais novidades a cada ano. Procuramos apresentar novas gerações de variedades de soja, híbridos de milhos e tecnologias diferentes para o agricultor empregar em suas propriedades”, conta Enio Abatti, representante técnico comercial da Nidera Sementes.

O evento contou com a participação de mais de 200 produtores, técnicos e consultores, superando todas as expectativas dos organizadores. “O Campo Líder é um evento consagrado na região, que busca reunir os agricultores para uma troca de conhecimentos muito valiosa e focada em levar soluções para os problemas e desafios diários do campo”, conta Arthur Torres, gerente de marketing.

“Esse evento é muito importante para o produtor rural, pois é a oportunidade que temos de conhecer as novas cultivares. Portanto, é de grande valia o que a Nidera tem feito por nós, produtores rurais”, conta o produtor Ney Fernandes de oliveira.

Novidades

Durante o evento foram apresentadas por representantes da Nidera todas as tecnologias disponíveis para o homem do campo, como as sementes de soja de excelente qualidade e alta performance. Conheça algumas delas:

Ü NS7709IPRO: garante altas produtividades de soja, assegurando a safrinha na melhor época.

Ü NS7667IPRO: alto potencial produtivo, com ampla adaptação geográfica e tolerância ao estresse hídrico.

Ü NS7780IPRO: alta performance produtiva e excelente tolerância ao complexo de doenças.

Ü NS6990IPRO: alto potencial produtivo e estabilidade, com boa amplitude geográfica.

Ü NS6906 IPRO: superprecocidade e capacidade de engalhamento, com alto potencial produtivo.

Ü NS6601IPRO: altamente produtiva nos mais diversos ambientes, com excelente tolerância ao complexo de doenças da soja.

Também foram apresentados os lançamentos em híbridos de milho com melhor potencial produtivo:

Ü NS73VIP3: máxima produtividade, com qualidade de grãos. Excelente manejo para nematoides, melhor controle do complexo de lagartas das folhas, da espiga e elasmo.

Ü NS80VIP3: o híbrido da segurança – sanidade e estabilidade produtiva nos diferentes ambientes.

Além de destacar estes lançamentos, apresentou os híbridos NS90PRO2, NS77PRO2 e NS92PRO2 já consagrados no mercado de verão e safrinha. “Todos vão trazer uma relação custo-benefício positiva para o produtor. Esse foi um cuidado que tivemos, pois, além de levar produtos, temos que torna-los produtivos para fazer a diferença no mercado”, explica Leonardo Borges, desenvolvimento técnico de mercado da Nidera.

Orientações

Além da apresentação das sementes e híbridos disponíveis no mercado, os produtores tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais com Fabrício Andrade, consultor e pesquisador da Agro7 Rural.

 “Falamos um pouco sobre a qualidade de semente, visando uma produtividade mais promissora. A falta de qualidade na semente é muito comum, principalmente na soja, o que acontece devido à armazenagem inadequada. Assim, patógenos secundários estão interferindo na qualidade da semente, tanto em germinação quanto no vigor, proporcionando a perda de vida da semente e proliferando muitas doenças já no vegetativo de soja. Então, estou orientando os agricultores a evitarem essas ocorrências para garantir a qualidade da semente”, explica Fabrício.

A agrônoma Vanessa Natália também orientou e apresentou aos produtores as opções de tratamento industrial que a Nidera possui. “Hoje a empresa tem parceria com a Syngenta, com o objetivo comum de buscar cada vez mais entregar sementes com os melhores tratamentos para o agricultor, para que ao final ele possa ter a produtividade que espera. O tratamento de sementes agrega a essa melhoria de produtividade”, conta.

Campo Líder 2021

Para o próximo ano, a Nidera Sementes pretende trazer grandes novidades: “Todo ano buscamos apresentar o máximo em novidades e para 2021 estamos preparando algo sobre a genética da soja e novas gerações de biotecnologia, época em que deve haver uma grande mudança do portfólio futuro”, finaliza Enio Abatti.

A empresa

Em 1920 foi fundada na Holanda a empresa Nidera. Em 2018 a jornada foi ampliada e a divisão de sementes de milho e soja foi adquirida pela empresa Syngenta, que passou a trilhar uma nova história de sucesso, com maior alcance global. Atualmente, a Nidera já está presente em mais de 20 países.

“A marca Nidera tem um reconhecimento de mercado muito grande, especialmente na soja. Temos um know how muito grande de produtividade – nossas variedades apresentam alto teto produtivo, algo reconhecido pelo agricultor”, conta Erika Marisa de Carvalho, gerente regional da marca Nidera.

Hoje, a marca Nidera passa por um processo de transformação e, além das sementes de soja disponíveis no mercado, ela está em busca de fortalecimento no mercado de milho. “Por isso, estamos trazendo para o mercado produtos com alta tecnologia para o agricultor alcançar sucesso na safra de soja e milho”, finaliza Erika.