25.9 C
Uberlândia
terça-feira, julho 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiCarrossel holandês em estufas - Produtividade garantida

Carrossel holandês em estufas – Produtividade garantida

Crédito da foto: Ricardo Zepter
Crédito da foto: Ricardo Zepter

O cultivo de tomates é basicamente dividido em duas formas de condução em razão de uma característica muito peculiar dessa espécie de hortaliça-fruto: seu hábito de crescimento.

Diversos tipos de tomates, independentemente de seus formatos, cores e sabores, dividem-se, quanto ao seu crescimento e florescimento, em determinado e indeterminado. Ricardo Augusto Zepter Valença, especialista em hortaliças e consultor em Agribusiness, explica cada um deles a seguir:

Determinado

Crescem e florescem de maneira “determinada“, ou seja, quando cerca de 80% de suas flores se abrem, as plantas param de crescer e completam seu ciclo, não passando de 2 m de comprimento. Verifica-se que sua gema apical termina em um cacho floral ou penca de frutos. Em geral, correspondem às variedades destinadas ao processamento industrial, pois concentram a maturação dos frutos. Variedades de porte médio podem ser conduzidas à meia estaca.

Indeterminado

Crescem e florescem “indeterminadamente“, podendo alcançar mais de 10 m de comprimento da haste principal. Normalmente, intercalam uma inflorescência e, por conseguinte, um cacho de frutos a cada três folhas. Correspondem aos tomates cultivados para consumo in natura, independentemente de serem do tipo salada, caqui, italiano ou cereja. É para esse grupo que serão feitas as considerações a respeito dessa relevante forma de condução de plantas, que é o carrossel holandês ou belga em ambiente de cultivo protegido.

Como funciona

Esse sistema é comum em diversos países, tais como França, Bélgica, Holanda e, mais recentemente, Chile, Espanha e México. Nesses países, o cultivo protegido (ou em estufas) é uma realidade sem volta, seja por necessidade (temperaturas extremamente baixas no inverno) ou pela certeza de que, sob a proteção de pelo menos um teto contra intempéries, o retorno do investimento é garantido, pois permite produtividades que vão desde 230 t/ha a até mais de 480 t/ha em ciclos de 250 a 300 dias, com qualidade de frutos assegurada.

No Brasil, avalia Ricardo Zepter, esse mesmo sucesso pode ser alcançado. Basta ater-se a pequenos detalhes e iniciar a experiência com variedades mais nobres para facilitar a competição e diferenciação com quem produz a campo aberto.


Principais funções do carrossel holandês na condução de tomateiros indeterminados:

“¢ Obter melhor aproveitamento dos espaços internos nas estufas ou em telados;

“¢ Garantir maior longevidade no cultivo de uma mesma planta, inclusive as que foram enxertadas;

“¢ Permitir a formação de frutos com bom calibre, sabor e cor padronizados com perdas mínimas;

“¢ Retardar o surgimento de enfermidades nas folhas do terço inferior da planta;

“¢ Melhorar a aeração entre as plantas, pela condução apenas da haste principal;

“¢ Ter disponíveis frutos em épocas em que as intempéries climáticas (chuvas, por exemplo) frustram, sobremaneira, as produtividades esperadas.

Para ler a matéria completa, adquira já o exemplar da Revista Campo & Negócios HF, edição de maio. Ligue (34) 32312800.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tomate sem semente já é realidade

Pesquisa identifica molécula que permite frutificação de tomates sem sementes e sem alterações morfológicas O comportamento do consumidor tem pautado decisões nos mais diversos setores...

Fungicida multissítio

Principal hortaliça produzida no País e uma das culturas mais suscetíveis ao ataque de pragas e ocorrência

Produção de tomate hidropônico em vaso

  João Ricardo Rodrigues da Silva Engenheiro agrônomo - ICIAG-UFU joaoragr@hotmail.com Ernane Miranda Lemes Engenheiro agrônomo, fitopatologista e doutor em Produção Vegetal ernanelemes@yahoo.com.br Diego Tolentino de Lima diegotolentino10@hotmail.com Daniel Lucas Magalhães Machado danielmagalhaes_agro@yahoo.com.br Engenheiro agrônomo...

Manejo do pepino orgânico

A produção de hortaliças orgânicas tem se destacado como uma das alternativas de renda ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!