20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, março 29, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasCBSementes reuniu mais de 1.400 representantes do segmento sementeiro

CBSementes reuniu mais de 1.400 representantes do segmento sementeiro

Crédito - R.R. Rufino
Crédito – R.R. Rufino

A 19ª edição do Congresso Brasileiro de Sementes, promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes ” ABRATES, encerrou hoje em Foz de Iguaçu ” PR. Durante os quatro dias de evento foram mais de 1.400 participantes de dez países representando toda a cadeia produtiva de sementes.

Pesquisadores, estudantes, agricultores e sementeiros se reuniram para discutir os gargalos do setor, conhecer os avanços e buscar soluções para os desafios que se apresentam.

Dentre eles, o mais debatido certamente foi a pirataria e seus impactos e prejuízos para o segmento. “Com a pirataria todo o setor perde. O produtor fica com a falsa sensação de economia e na verdade colhe menos. O sementeiro perde mercado. A pesquisa perde força e apoio financeiro, essencial para custear anos de trabalho para que se chegue a cultivares seguras e produtivas. É um efeito negativo em cadeia“, explica o presidente do CBSementes e pesquisador da Embrapa Soja José de Barros França Neto.

Além das grandes culturas, como soja e milho, também tiveram espaço garantido no evento mercados que estão expansão – como as sementes forrageiras, hortícolas e florestais – e culturas como o como milheto, feijão-caupi ou crotalária. “Conseguimos trazer para o debate representantes de diferentes culturas e de diferentes segmentos do cenário sementeiro. Colocamos mercado, pesquisa, agricultor e produtores de semente para debater. O que foi muito produtivo e certamente renderá bons frutos“, conclui França Neto.

CBSementes em números:

1.400 participantes de 10 países

1.120 trabalhos apresentados

60 palestrantes

40 expositores

ARTIGOS RELACIONADOS

KWS Brasil está presente no Show Rural Coopavel

A multinacional alemã de sementes KWS está presente no Show Rural da Coopavel, maior feira agrícola da América Latina, que acontece há mais de...

Resultados das algas na inoculação de feijão

A nodulação é o processo resultante da simbiose entre bactérias e leguminosas, sendo esta relação importantíssima para essas plantas, uma vez que converte o nitrogênio proveniente da atmosfera em formas disponíveis para elas. Porém, o feijão, ao contrário da soja, não tem sua exigência de nitrogênio suprida somente pela fixação biológica, requerendo assim fertilizantes nitrogenados, que acarretam em aumento no custo de produção e podem causar impactos ambientais. Desta forma, uma nodulação mais eficiente nessa cultura reduz o custo com a adubação nitrogenada e os impactos desta no meio ambiente.

Milheto pode ser mais um aliado da indústria de biocombustíveis

Com o etanol, o Brasil está um passo à frente na corrida mundial pela redução das emissões ...

Escolha da semente de soja correta

Solange Maria Bonaldo Engenheira agrônoma, mestre e doutora em Agronomia e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - campus Sinop sbonaldo@ufmt.br Matheus Bellei Graduando em Agronomia...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!