22.8 C
Uberlândia
quarta-feira, julho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiCebola com melhor qualidade pós-colheita

Cebola com melhor qualidade pós-colheita

 

Lucas Dias Breda

Engenheiro agrônomo

breda_lucas@yahoo.com.br

Cebola com melhor qualidade na pós-colheita - Crédito Lucas Dias BredaMateriais que possuem qualidade pós-colheita têm um maior tempo de prateleira, também chamado “shelflife“, permitindo que sejam estocados por um maior tempo sem se deteriorar, sendo assim mais aceitos pelo consumidor final.

Para ir de encontro às exigências do mercado, os materiais devem apresentar boa cerosidade nas folhas e arquitetura foliar ereta, o que propicia uma menor incidência de doenças fúngicas e bacterianas. Além disso, deve possuir boa pele, “casca“ que aguente as intempéries climáticas sem rachar, e que não se solte com facilidade, ou seja, que não “despele“ durante a colheita, seleção ou transporte.

Essas características, aliadas à produtividade, são desejáveis nos materiais de cebola.

Investimento

Normalmente, materiais produtivos com qualidade pós-colheita têm um valor mais alto em relação aos demais. O investimento atual varia entre R$ 4.900,00 a R$ 5.600,00 por milhão de semente. Vale lembrar que, em sua totalidade, as sementes de cebola são importadas, fazendo aumentar seu valor quando há alteração no câmbio local.

Mas, apesar do valor agregado alto, a semente corresponde a mais ou menos 15% do custo de produção, ou seja, o uso de sementes de qualidade torna-se viável para se obter sucesso na colheita.

Opções

No mercado há vários híbridos de cebola que apresentam boa qualidade pós-colheita.Cabe ao produtor escolher aquele que tenha melhor desempenho em sua região e se encaixe em sua tecnologia e manejo.

Há materiais que vêm se destacando no decorrer das safras, os quais aliam produtividade e qualidade, com ótimos resultados em campo.

Essa matéria você encontra na edição de março da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Qual o manejo adequado para cultivo da pitaia?

A pitaia possui um alto valor no mercado nacional e internacional. No Brasil, o cultivo da iguaria deu início na década de 90, com produção concentrada...

Acadian Plant Helth – Por uma agricultura mais sustentável

Em sua primeira participação na Hortitec o Sr.Davi Chacon, gerente de marketing da Acadian disse: “Estou muito satisfeito porque é muito importante estarmos juntos...

Valagro – A especialista em produtividade

  Desde 2004 a Valagro participa da Hortitec, evento considerado o principal do setor hortifrúti pela empresa, que tem seu DNA nesse segmento. “Esta é...

Cebola: SC é o maior produtor do País

A safra 2021/22 foi 27,19% superior ao ciclo 2020/21 na produção total e registrou 26,94% em ganho de produtividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!