18.1 C
São Paulo
sábado, agosto 13, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Cebola híbrida - Alta população por hectare

Cebola híbrida – Alta população por hectare

 

Luciano Brito

Engenheiro agrônomo e gerente agrícola da Wehrmann

luciano.brito@wehrmann.com.br

Crédito Luciano Brito
Crédito Luciano Brito

As variedades OP são cultivadas, em geral, nasregiões sul e nordeste do Brasil, onde são bem adaptadas, mas nesta última apresentam baixas produtividades devido à baixa tecnologia utilizada (20 a 30 t/ha). Atualmente, os produtores nessas regiões estão aplicando mais tecnologia (irrigação, semeadura direta, nutrição balanceada) em suas produções, alcançando melhores produtividades e qualidade.

 Os híbridos de cebola são implantados nas regiões sudeste e centro-oeste, onde o nível de tecnologia aplicado é alto, o que possibilita obter altas produtividades (próximo de 100 t/ha).

Os híbridos de cebola permitem o adensamento da cultura, o que é convertido em produtividade; possibilitam a semeadura direta no canteiro, reduzindo o custo com o transplante; uniformidade de bulbos; uniformidade de plantas; uniformidade de emergência das plantas, entre muitos outros.

Híbridos x produtividade

As cebolas híbridas promovem altas produtividades, desde que levado em consideração fatores como a nutrição e fotoperíodo (época de semeadura). Com relação à qualidade, levam uma pequena desvantagem no quesito formação de casca, porém, quando semeados em épocas adequadas, formam casca de boa qualidade e, principalmente, uniformidade de bulbos.

Atualmente, são oferecidos diversos híbridos de cebola pelas empresas de melhoramento e distribuição. Obviamente, cada região produtora tem suas particularidades. Assim, um híbrido se desenvolve bem em uma região e em outra nem tanto.

População adequada

É primordial observar a população de cebolaa ser instalada, pois baixas populações podem desenvolver bulbos muito grandes e baixa produtividade. Já em situações de populações muito altas podemos observar a má formação de bulbos, desenvolvimento de bulbos muito pequenos, além da competição por nutrientes, água e luz.

Altas populações de plantas na cultura da cebola podem criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de doenças, principalmente a Pectobacterium.Por outro lado, o espaçamento ideal, além de obter um melhor aproveitamento dos nutrientes, irrigação e luminosidade, leva a altas produtividades, qualidade dos bulbos e um controle mais eficiente de doenças.

Luciano Brito, gerente agrícola da Wehrmann - Crédito Arquivo pessoal
Luciano Brito, gerente agrícola da Wehrmann – Crédito Arquivo pessoal

Erros

Entre os erros mais cometidos pelos produtores está o aumento da população de plantas afim de obter altas produtividades, época de semeadura para o híbrido a ser semeado, entre outros.

É importante observar as características de cada híbrido, época de semeadura, fatores climáticos e uma boa distribuição das plantas visando uma melhor aeração da cultura e a luminosidade.

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2015  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti Cebola híbrida - Alta população por hectare