23.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Cenários da economia brasileira para 2022

Cenários da economia brasileira para 2022

Arroz – Foto: Fagner Almeida/Divulgação

Professor da ESPM vai apresentar possíveis trajetórias para a área econômica visando a construção de soluções e oportunidades

O Painel “Cenários e Perspectivas da Área Econômica”, que será realizado na quarta-feira, 16 de fevereiro, durante a 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, vai apresentar as possíveis trajetórias da economia brasileira para 2022. A palestra ficará à cargo do professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fábio Pesavento, mestre e doutor em economia, com mediação do economista-chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul),  Antônio da Luz.

Conforme Pesavento, entender o cenário prospectivo é de fundamental importância para a construção das ações que devem ser adotadas hoje. “Sempre que conseguimos apontar as possíveis trajetórias da economia, podemos ajustar diferentes frentes do negócio a fim de amenizar riscos, encontrar soluções e, principalmente, visualizar oportunidades. Nesse sentido, o painel serve a esse propósito, qual seja, teremos a oportunidade de compartilhar cenários da economia brasileira com um setor de fundamental importância para o desempenho do  Produto Interno Bruto (PIB)”, afirma.

Pesavento ressalta que o agronegócio gaúcho iniciou 2022 com a presença da temida estiagem e a quebra de produção de culturas importantes, como soja e milho, já atingiu os 50%, chegando a ultrapassar os 75% em algumas regiões. Observa, portanto, que o resultado, conforme verificado em eventos similares no passado, será um crescimento menor do PIB do Rio Grande do Sul, em função dos efeitos que a produção primária exerce sobre a atividade econômica, setor externo e contas públicas. “Além disso, o choque de oferta vai impactar os preços dos alimentos, que já estão elevados”, pontua, destacando ainda a inflação e a trajetória de alta da taxa de juros Selic.

O professor da ESPM salienta que outro ponto que dificulta um resultado melhor para a economia brasileira neste ano é o quadro fiscal. Segundo Pesavento, apesar da melhora das contas públicas em 2021, o resultado primário do governo está deficitário desde 2014. “Isso significa que não conseguimos equilibrar despesas e receitas, sem contar os juros da dívida. Esse cenário negativo foi agravado pelos gastos realizados para fazer o enfrentamento da pandemia. Não é o panorama ideal, porém a sociedade brasileira já superou momentos muito mais desafiadores e, com certeza, vamos passar por mais este, em especial com a vacinação a pleno”, sinaliza.

A 32ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas ocorre de 16 a 18 de fevereiro na Estação Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), com atividades presenciais e on-line. O evento contará com um Protocolo Sanitário visando à prevenção e ao enfrentamento da epidemia e será realizado em ambiente totalmente aberto. Entre as medidas estão o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos, inscrição preferencialmente no modo digital ou eletrônico, materiais de sinalização e equipe de orientação aos visitantes. Por normas do Governo Estadual, haverá a exigência do passaporte vacinal ou como alternativa a apresentação do PCR.

A programação contará com as vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial. A organização é da Federarroz com correalização da Embrapa e patrocínio Premium do Irga e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo aplicativo Colheita do Arroz ou no site www.colheitadoarroz.com.br.

Foto: Fagner Almeida/Divulgação
Texto: Rejane Costa/AgroEffective

Inicio Revistas Grãos Cenários da economia brasileira para 2022