28.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasCESB desafia agricultores a atingirem 143 sacas por hectare nesta safra

CESB desafia agricultores a atingirem 143 sacas por hectare nesta safra

Fósforo é aliado da alta produtividade da soja - CréditoShutterstock
CréditoShutterstock

Com inscrições abertas até 15 de janeiro de 2016 o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja – Safra 2015/2016, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), tem como meta encontrar o agricultor brasileiro capaz de produzir 143 sacas por hectare, volume superior à edição passada do Desafio, quando o agricultor Alisson Hilgenberg, de Ponta Grossa (PR), colheu 141,79 sacas por hectare. As inscrições para o Desafio Nacional ocorrem desde de 1 de outubro deste ano e devem ser realizadas pelo site www.cesb.org.br.

De acordo com o diretor executivo do CESB Luiz Antonio da Silva, a finalidade do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, é encontrar agricultores empenhados, selecionar técnicas viáveis para escala comercial e, assim, ampliar o rendimento das lavouras brasileiras. “Superar o recorde de produtividade do Desafio e incentivar a utilização das melhores práticas, fará com que a gente crie um ambiente para a difusão e uso da tecnologia aos agricultores, elevando a média de produtividade nacional da soja, com o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica como referência de alta produtividade com sustentabilidade“, destaca o diretor.

Segundo o vencedor nacional da última edição do Desafio, o agricultor Alisson Hilgenberg, não é uma tarefa fácil chegar ao topo da produtividade. “Em uma área de 13 hectares investi fortemente em tecnologia e monitoramento constante da soja, mas também tive de contar com ações que não dependem do nosso empenho, como o clima, por exemplo. São dificuldades que todo agricultor passa, então apesar de difícil, não é impossível“, afirma o agricultor que foi premiado com uma visita técnica nos Estados Unidos, a convite do CESB.

O Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja é dividido nas categorias Campeão Nacional (soja irrigada/não irrigada), Campeões Municipais, Campeões Estaduais e Campeões Regionais – Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste ” (soja de sequeiro). Para concorrer o agricultor deverá inscrever uma área que corresponda de cinco a dez hectares, que não seja Área de Preservação Permanente (APP) e deve seguir boas práticas agrícolas, além da legislação trabalhista.

Todos os campeões serão apresentados ao término da colheita, após 15 de maio, quando se encerra também o Desafio. Os ganhadores de todas as categorias receberão certificado do Comitê Estratégico Soja Brasil e passarão a ser reconhecidos em seus municípios e estados, como referência em produtividade de soja no País.

Na safra passada cerca de 2.900 áreas foram inscritas do Desafio do CESB, envolvendo mais de 9 mil profissionais, entre agricultores, agrônomos e consultores.

Atualmente, o CESB é composto por 17 Membros e doze entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, Bayer, TMG, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem, UPL do Brasil, Stoller, Produquimica, Jacto e Instituto Phytus.

ARTIGOS RELACIONADOS

Adubação alternativa – Metabolismo das plantas agradece

Autores Iací Dandara Santos Brasil Tarcila Rosa da Silva Lins Ernandes Macedo da Cunha Neto Engenheiros florestais e mestrandos em Engenharia Florestal - Universidade...

Associação entre mulching e TNT no controle da mosca-branca

  Diego Tolentino de Lima diegotolentino10@hotmail.com Daniel Lucas Magalhães Machado danielmagalhaes_agro@yahoo.com.br Engenheiros agrônomos e doutorandos em Produção Vegetal - ICIAG-UFU Ernane Miranda Lemes ernanelemes@yahoo.com.br Roberta Camargos de Oliveira robertacamargoss@gmail.com Engenheiros agrônomos e doutores...

Grão de Ouro e Kimberlit levam resultados para os cafeicultores

  O manejo fisiológico do cafeeiro associado à nutrição da planta, viaExion Vida, tem melhorado a relação solo e planta, proporcionando aumento no desenvolvimento do...

Mecanização no plantio da cebola chega com força total

  Mariana Rodrigues Bueno João Eduardo Ribeiro da Silva Engenheiros agrônomos, doutores em Fitotecnia, pesquisadores e professores do curso de Graduação em Engenharia Agronômica do Centro Universitário...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!