22.8 C
Uberlândia
quarta-feira, julho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasCESB desafia agricultores a atingirem 143 sacas por hectare nesta safra

CESB desafia agricultores a atingirem 143 sacas por hectare nesta safra

Fósforo é aliado da alta produtividade da soja - CréditoShutterstock
CréditoShutterstock

Com inscrições abertas até 15 de janeiro de 2016 o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja – Safra 2015/2016, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), tem como meta encontrar o agricultor brasileiro capaz de produzir 143 sacas por hectare, volume superior à edição passada do Desafio, quando o agricultor Alisson Hilgenberg, de Ponta Grossa (PR), colheu 141,79 sacas por hectare. As inscrições para o Desafio Nacional ocorrem desde de 1 de outubro deste ano e devem ser realizadas pelo site www.cesb.org.br.

De acordo com o diretor executivo do CESB Luiz Antonio da Silva, a finalidade do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, é encontrar agricultores empenhados, selecionar técnicas viáveis para escala comercial e, assim, ampliar o rendimento das lavouras brasileiras. “Superar o recorde de produtividade do Desafio e incentivar a utilização das melhores práticas, fará com que a gente crie um ambiente para a difusão e uso da tecnologia aos agricultores, elevando a média de produtividade nacional da soja, com o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica como referência de alta produtividade com sustentabilidade“, destaca o diretor.

Segundo o vencedor nacional da última edição do Desafio, o agricultor Alisson Hilgenberg, não é uma tarefa fácil chegar ao topo da produtividade. “Em uma área de 13 hectares investi fortemente em tecnologia e monitoramento constante da soja, mas também tive de contar com ações que não dependem do nosso empenho, como o clima, por exemplo. São dificuldades que todo agricultor passa, então apesar de difícil, não é impossível“, afirma o agricultor que foi premiado com uma visita técnica nos Estados Unidos, a convite do CESB.

O Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja é dividido nas categorias Campeão Nacional (soja irrigada/não irrigada), Campeões Municipais, Campeões Estaduais e Campeões Regionais – Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste ” (soja de sequeiro). Para concorrer o agricultor deverá inscrever uma área que corresponda de cinco a dez hectares, que não seja Área de Preservação Permanente (APP) e deve seguir boas práticas agrícolas, além da legislação trabalhista.

Todos os campeões serão apresentados ao término da colheita, após 15 de maio, quando se encerra também o Desafio. Os ganhadores de todas as categorias receberão certificado do Comitê Estratégico Soja Brasil e passarão a ser reconhecidos em seus municípios e estados, como referência em produtividade de soja no País.

Na safra passada cerca de 2.900 áreas foram inscritas do Desafio do CESB, envolvendo mais de 9 mil profissionais, entre agricultores, agrônomos e consultores.

Atualmente, o CESB é composto por 17 Membros e doze entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, Bayer, TMG, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem, UPL do Brasil, Stoller, Produquimica, Jacto e Instituto Phytus.

ARTIGOS RELACIONADOS

Dow AgroSciences apresenta novidades em seu programa de Boas Práticas Agrícolas

No dia 04 de novembro a Dow AgroSciences recebeu em seu Centro de Treinamento, em Mogi Mirim (SP), uma comitiva de jornalistas de todo...

Estudos técnicos comprovam maior rendimento e produtividade no campo com o uso de algas marinhas

A alga do tipo Lithothamnium contribui para melhor absorção do solo, maior crescimento de raízes e para que animais cresçam com mais saúde   Com mais...

Plantio consorciado com macadâmia melhora produtividade do cafezal

Cássio Pereira Honda Filho Engenheiro agrônomo e mestrando em Fisiologia Vegetal " Universidade Federal de Lavras (UFLA) cassiop.hondafv@gmail.com Mariana Thereza Rodrigues Viana Engenheira agrônoma e doutoranda em Fitotecnia...

Colheita da maçã deve ultrapassar 67 mil toneladas

Enquanto a safra da maçã deve ter números expressivos, melão e melancia devem ficar abaixo do ano passado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!