A qualidade da soja está bastante comprometida no sudoeste do Paraná. É o que mostra pra gente o produtor rural Laercio Dalla Vecchia que está enfrentando muitas adversidades climáticas desde o início da safra.
Durante o plantio, que ocorreu entre setembro e outubro do ano passado, faltou chuva e as plantas sofreram muito pra se desenvolver. E, agora, época do plantio as chuvas tem sido abundantes, atolando tratores no campo e dificultando o processo de colheita que apresenta grãos roxos. Acompanhe no vídeo abaixo:
O produtor Láercio Dalla Vecchia faz uma análise importante desta safra, mostrando a realidade do produtor rural de Mangueirinha, no sudoeste do Paraná, comenta sobre a qualidade da soja e do feijão, o ataque da cigarrinha no milho e compara as condições do solo paranaense com a do estado de Mato Grosso. Veja:
Vídeo de Laércio Dalla Vecchia, durante processo de colheita no PR
Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Sobre a Climatempo
Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.
Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.
A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.