Cibra adquire nova fábrica

0
1737
Cibra Fertilizantes

A Cibra adquire nova fábrica com capacidade para produzir 400 mil toneladas por ano e prevê investimentos de cerca de R$ 500 milhões até 2022

A Cibra assinou contrato para aquisição de uma fábrica da Fertilizantes Heringer em Uberaba, na região do Triângulo Mineiro, dando prosseguimento ao seu plano de expansão que prevê atingir uma produção total de 2,5 milhões de toneladas até 2025. A operação agora segue para análise do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Com sua reativação, a planta em Minas Gerais terá capacidade para produzir 400 mil toneladas por ano de produtos como misturas NPK, fertilizantes diferenciados e adubos para sistemas de fertirrigação e hidroponia. A geração de empregos prevista é de até 200 postos de trabalho.

A Cibra vem alcançando resultados consistentes de crescimento ano após ano, dentro de uma estratégia de expansão que prevê investimentos de cerca de R$ 500 milhões até 2022. Além da planta adquirida em Minas Gerais, a Cibra prevê iniciar neste ano um projeto novo de fábrica (“greenfield”) e realizar ao menos mais uma aquisição relevante.

“A Cibra vem crescendo de forma consistente e num ritmo superior ao do mercado nos últimos anos, o que mostra que estamos no caminho certo. A nova fábrica eleva em quase 24% a nossa capacidade de produção total e insere a Cibra com muita força em Minas Gerais, uma das principais regiões produtoras do País”, diz Santiago Franco, CEO da empresa.

Crescimento

Em 2020, a Cibra, uma das cinco maiores empresas de fertilizantes do Brasil, registrou crescimento expressivo de 15% em volume de vendas, atingindo 1,7 milhão de toneladas, contra estimativa de 6% de crescimento do mercado nacional como um todo no ano passado.

Tendo a inovação como um de seus pilares, a Cibra inaugurou em 2020 a Cibra Store, o primeiro canal de e-commerce de uma produtora de fertilizantes do Brasil. A loja digital já realiza vendas de grande volume e registra interesse crescente dos produtores.

“O agronegócio brasileiro é fantástico e vai crescer por muitos e muitos anos, abrindo grandes oportunidades também para o setor de fertilizantes. Por isso colocamos o aumento da produção, a presença em novas regiões e a inovação como pilares de nossa estratégia de crescimento”, afirma Santiago Franco.

Estrutura

Sediada em Salvador, a Cibra, com a aquisição em Minas Gerais, tem agora 11 plantas pelo País: três na Bahia, duas no Mato Grosso, duas no Paraná, uma em Goiás, uma no Rio Grande do Sul, uma em Santa Catarina e uma em Minas Gerais.

Nos últimos anos, a Cibra reorganizou processos produtivos e gerenciais que garantiram maior produtividade nas fábricas e mais eficiência na gestão de estoques e de riscos. Essas melhorias permitiram o crescimento sólido nos últimos anos e agora, em 2021, com a aquisição da fábrica em MG e mais duas plantas previstas, a expansão deve seguir num ritmo ainda mais forte.

“A Cibra tem produtos com a melhor qualidade do mercado e busca, como diferencial, ter mais agilidade e estar mais perto do produtor. A expansão de nossas plantas permitirá fazer isso com ainda mais eficiência”, conclui Santiago Franco.