18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Cibra expande atuação e capacidade produtiva

Cibra expande atuação e capacidade produtiva

A Cibra, 5ª maior indústria de fertilizantes do País, conta com um time que, com valores como simplicidade, senso de dono, coragem, transparência, colaboração e respeito fazem a diferença, oferecendo os produtos com qualidade, flexibilidade e agilidade

A Cibra, com sede em Camaçari, na Bahia, inaugurou, no dia 21 de setembro, sua nova planta em Uberaba, na região do Triângulo Mineiro, dando prosseguimento ao seu forte plano de expansão, que prevê atingir uma produção total de 3 milhões de toneladas até 2025.

Com investimentos de R$ 55 milhões na nova unidade, a Cibra começa a operar diretamente numa das principais regiões do agronegócio brasileiro. “Decidimos investir nessa região de Minas por ela ser um dos principais polos produtores do Brasil e nos permitir trabalhar mais intensamente culturas muito importantes, como o café e a cana-de-açúcar”, diz Santiago Franco, CEO da Cibra.

A fábrica de Uberaba, adquirida da Heringer e totalmente reformada, tornou-se a maior unidade misturadora da empresa, com 114 mil m2 de área total e 26 mil m2 de área construída. Além das tradicionais misturas e elementos simples de NPKs que a Cibra produz nas outras unidades, a nova unidade terá uma das máquinas completamente destinada à produção de hidrossolúveis (fertilizantes para sistema de fertirrigação).

“A região de Uberaba é um dos principais polos de produção agrícola do Brasil, com produtores importantes e sofisticados, um mercado fundamental para a nossa expansão. Aqui encontramos esse ativo industrial que, depois de reformado, nos permitiu iniciar a produção com a qualidade que buscamos para nossos produtos”, justifica o CEO.

Capacidade produtiva

Até 2025, a planta em Minas Gerais terá capacidade de produzir 400 mil toneladas ao ano, elevando em quase 24% a capacidade atual de produção da Cibra. São três os diferenciais dessa unidade: (1) três máquinas de misturas NPKs que garantirão produtividade superior e agilidade no carregamento dos clientes; (2) amplo pátio para caminhões (80 veículos) e estrutura para caminhoneiros da Cibra: (3) equipamento para mistura e ensaque de hidrossolúveis, produto muito eficiente e competitivo para um mercado que vem crescendo muito nos últimos anos, marcando a busca da Cibra por diferenciação em atendimento e produtos.

Santiago Franco conta que a Cibra planeja atender, com a nova fábrica e a maior capacidade produtiva, regiões do sudeste e do centro-oeste. Além de todas as matérias-primas e misturas convencionais de fertilizantes, Uberaba traz a possibilidade de ofertar o nitrato de amônio, fertilizante que já é utilizado em larga escala na região.

“Também levaremos aos nossos parceiros de negócios a nossa linha de produtos diferenciados da Cibra, que hoje conta com o BaseFort, desenvolvido especialmente para o mercado de grãos; CibraMix, que traz para os agricultores uma maior flexibilidade de formulações associadas a micronutrientes; Cibrativ, nossa linha de fosfatos naturais reativos; Nitrocap, tecnologia que traz uma maior segurança para os clientes, que buscam adubações em cobertura utilizando ureia e, por fim, a nossa linha de hidrossolúveis já comentada anteriormente”, pontua o CEO.

Com a unidade de Uberaba, a Cibra vai impulsionar, nos próximos anos, os trabalhos com o POLY4, um produto que vem para revolucionar o mercado de fertilizantes com sua composição à base de potássio, enxofre, magnésio e cálcio, quatro dos seis macronutrientes necessários para o correto desenvolvimento das culturas, todos em forma prontamente disponível para as plantas, proporcionando uma nutrição mais equilibrada e eficiente. “Com toda a certeza, um poderoso aliado de quem busca impulsionar qualidade e produtividade”, enfatiza Santiago Franco.

POLY4 é um dos poucos produtos certificados para agricultura orgânica e que em sua produção promove baixos níveis de emissão de CO2 quando comparado a outros fertilizantes, assim contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da agricultura mundial dentro dos novos padrões de desenvolvimento técnico e ambiental demandado pelos grandes mercados consumidores. Já em teste no Brasil, vem colhendo excelentes resultados.  

Assim, POLY4 é um aliado das boas práticas de manejo e definitivamente contribuirá para o sucesso dos cultivos agrícolas.

Expansão

A Cibra vem alcançando resultados consistentes de crescimento ano após ano, dentro de uma estratégia de expansão que prevê investimentos de cerca de R$ 400 milhões em cinco anos. Além da planta adquirida em Minas Gerais, a Cibra já anunciou a compra de um terreno na região produtora de Sinop, em Mato Grosso, onde construirá uma nova fábrica de fertilizantes (“greenfield”).

O plano de expansão prevê ao menos mais uma aquisição relevante ainda neste ano. “A Cibra vem crescendo de forma consistente e num ritmo superior ao do mercado nos últimos anos, o que mostra que estamos no caminho certo”, diz Santiago Franco.

Em 2020, a Cibra, uma das cinco maiores empresas de fertilizantes do Brasil, registrou crescimento expressivo de 15% em volume de vendas, atingindo 1,7 milhão de toneladas, contra estimativa de 6% de crescimento do mercado nacional como um todo no ano passado.

Diferenciais

Tendo a inovação como um de seus pilares, a Cibra inaugurou em 2020 a Cibra Store, o primeiro canal de e-commerce de uma produtora de fertilizantes do Brasil. A loja digital já realiza vendas de grande volume e registra interesse crescente dos produtores.

Sediada em Salvador, a Cibra, tem agora 11 plantas pelo País: três na Bahia, duas no Mato Grosso, duas no Paraná, uma em Goiás, uma no Rio Grande do Sul, uma em Santa Catarina e uma em Minas Gerais.

Nos últimos anos, a Cibra reorganizou processos produtivos e gerenciais, que garantiram maior produtividade nas fábricas e mais eficiência na gestão de estoques e de riscos. Essas melhorias permitiram o crescimento sólido nos últimos anos e agora, em 2021, com a aquisição da fábrica em Minas Gerais e mais duas plantas previstas, a expansão deve seguir num ritmo ainda mais forte.

“A Cibra tem produtos com a melhor qualidade do mercado e busca, como diferencial, ter mais agilidade, qualidade e flexibilidade para estar mais perto do produtor, compreendendo melhor as suas necessidades e entregando o que o produtor precisa na hora e na forma que ele deseja. A expansão de nossas plantas permitirá fazer isso com ainda mais eficiência”, ressalta o CEO Santiago Franco.

Assistência de qualidade

A Cibra conta com um corpo comercial e técnico de alta qualidade que consegue estar mais perto do produtor e atender as suas demandas com produtos com a melhor qualidade do mercado. O time é composto por aproximadamente 30 engenheiros agrônomos, estrategicamente posicionados para atender todas as regiões produtivas do Brasil.

Além disso, dispõe de cinco assessores agronômicos especializados em nutrição de plantas, e mais nove ATCs no desenvolvimento das linhas de produtos. Esta equipe de campo vem somar a todos os colaboradores da Cibra, levam aos clientes os valores de respeito, simplicidade, colaboração e transparência, que sustentam o propósito da empresa.

A Cibra, atualmente com 500 colaboradores, entende a importância de fertilizar parcerias para colher resultados, proporcionando aos clientes muito mais que uma simples compra de fertilizantes, e sim uma jornada positiva, desde o momento da aquisição até a utilização do produto.  

Inicio Revistas Grãos Cibra expande atuação e capacidade produtiva