13 C
São Paulo
quarta-feira, junho 29, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Notícias Cientistas propõem práticas ecológicas para o tomate

Cientistas propõem práticas ecológicas para o tomate

Crédito Shutterstock

A doença do enrolamento da folha amarela do tomateiro (TYLCD), causada pelo vírus amarelo do tipo onda-do-tomateiro, é a mais destrutiva da cultura, causando sérios danos em todo o mundo e resultando em altas perdas econômicas. Para combater esta doença, muitos agricultores optam pela aplicação intensiva de inseticidas.

Para responder a essa demanda, uma equipe de cientistas do Conselho Espanhol de Pesquisa Científica (IHSM UMA-CSIC) conduziu testes em campo e em estufa por três anos consecutivos e encontrou duas alternativas de controle ambientalmente amigáveis aos inseticidas.

Primeiro, eles descobriram que proteger as plantações de tomate com plásticos bloqueadores de UV levou à redução do dano ao TYLCD. Em segundo lugar, eles descobriram que a aplicação de um análogo do ácido salicílico para fortalecer as defesas das plantas de tomateiro também foi eficaz na redução das perdas associadas ao TYLCD. 

Para os resultados mais eficazes, a equipe recomenda que os agricultores combinem as duas práticas de controle, propostas para uso comercial em campo aberto ou em plantações protegidas de tomate. Essas descobertas também sugerem a possibilidade de descoberta futura de estratégias de controle de vírus ambientalmente corretas.

Fonte: Agrolink

Inicio Notícias Cientistas propõem práticas ecológicas para o tomate