18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Citrosuco anuncia seus compromissos globais de ESG até 2030

Citrosuco anuncia seus compromissos globais de ESG até 2030

Um das maiores produtoras mundiais de suco de laranja se compromete a atingir 100% de fornecimento sustentável e reduzir emissões de CO2

Laranja – Crédito: Shutterstock

A Citrosuco, uma das maiores produtoras mundiais de suco de laranja e outros alimentos de origem natural, anuncia ao mercado uma série de compromissos de ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês) a serem alcançados até 2030. Com a sustentabilidade já como essência do negócio e permeando todas as suas relações, a empresa se prepara para um novo passo em sua trajetória: atingir 100% de fornecimento sustentável até 2030 e reduzir 28% das emissões de escopo 1 e 2, entre outras diversas iniciativas. 

Para continuar criando valor de longo prazo, a Citrosuco definiu um mandato para 2030. Seus compromissos giram em torno de assegurar a competitividade e perenidade do negócio, produzir alimentos de origem natural com as melhores práticas ambientais, valorizar as pessoas e perpetuar uma governança transparente e efetiva. 

“Conscientes de que a sustentabilidade é uma jornada, demos mais um passo para construir uma empresa cada vez mais sustentável e, assim, criar valor de longo prazo para todos”, conta Mario Bavaresco, CEO da Citrosuco. “Esse importante passo é pautado pela definição dos nossos compromissos e metas sobre os temas ambientais, sociais e de governança (ESG) que serão entregues até 2030”, completou. 

Conheça os seis compromissos assumidos pela Citrosuco

Meio Ambiente

  • Contribuir para a resiliência climática: com nossos pomares perenes de laranja, contribuímos diretamente para a remoção de carbono da atmosfera, capturando mais de 500 mil toneladas de CO2 por ano. Mas, além disto, definimos o compromisso de reduzir as emissões em 28% nos escopos 1 e 2 até 2030 e remover 1,6 milhão de toneladas de CO2 da atmosfera, tendo o balanço líquido de remoções e emissões de GEE cada vez mais positivas  Enquanto líderes da cadeia, somos conscientes do papel de estimular a transição para economia de baixo carbono com nossos parceiros de insumos e serviços, reduzindo as emissões também no escopo 3. Nossa agenda climática está amparada no Science Based Target Initiative (SBTi), maior governança global do tema, em que formalizamos o compromisso de atuarmos no cenário abaixo do aumento de temperatura de dois graus. 
  • Fomentar a biodiversidade: gerenciamos hoje mais de 19 mil hectares de conservação através das nossas operações e nos comprometemos em intensificar o desenvolvimento de projetos estruturados para 100% dos hectares destinados à proteção ambiental, fortalecendo nosso impacto positivo. A nossa jornada de biodiversidade será sustentada mediante a expansão da produção de abelhas e mel; caracterização e monitoramento faunístico e florístico; e expansão de viveiro de mudas nativas, incrementando a plantação de pomares.
  • Gerir racionalmente os recursos hídricos:  utilizamos em nossas operações o sistema de irrigação por gotejamento, que é o mais eficiente na racionalização dos recursos hídricos, e vamos garantir ainda mais racionalidade através de expansão de reservatórios e ações de manejo ao entorno de bacias hidrográficas,  racionalizando a captação de água em 100% das bacias críticas. Em nossas fábricas, vamos incrementar a eficiência do uso da água em 20%, mediante monitoramento e tecnologia, assegurando menor consumo de recursos para desenvolvimento dos nossos produtos  Ambos os movimentos impactarão positivamente a disponibilidade de água aos stakeholders. 

Social

  • Impulsionar a transformação social: atuamos de forma integrada junto aos 16 territórios de influência e impactamos por meio dos nossos projetos sociais mais de 31 mil pessoas. Para impulsionar ainda mais a transformação social desses territórios, iremos atuar para reduzir a maior vulnerabilidade social identificada em 100% dos territórios de influência priorizados. Desenvolveremos intervenções integradas mediante investimento social e de impacto, em sinergia com políticas públicas, vocações locais e atores do ecossistema de cada território. 
  • Promover a diversidade, equidade e inclusão: trabalhamos consistentemente em temas e ações de diversidade, equidade e inclusão para assegurarmos o ambiente inclusivo da nossa companhia. Avançamos na inclusão de pessoas com deficiência, tendo hoje mais de 400 funcionários PCDs em nosso ambiente. Temos como objetivo central da empresa valorizar as pessoas como elas são através de suas competências e potencial, agregando valor aos negócios com suas diferentes visões e experiências. Queremos também proporcionar maior representatividade de mulheres e negros em nossa liderança. Para 2030, nos comprometemos em ampliar oportunidades e acesso aos cargos de liderança por mulheres e negros, atingindo no mínimo 30% de representatividade. Esse programa será fortalecido pela liderança e por campanhas para conscientização e engajamento. 

Governança:

  • Liderar a cadeia de valor sustentável: a Citrosuco já opera com 100% de suas operações próprias certificadas de acordo com a SAI Platform nível ouro, atuando de acordo com as mais robustas práticas agrícolas internacionais. Continuaremos evoluindo frente ao nosso compromisso de atingir, até 2030, uma cadeia 100% sustentável mediante fomento, articulação e parcerias para viabilizar certificações de sustentabilidade em produtores parceiros.

Trajetória de sustentabilidade

Em sua jornada e através da evolução constante das práticas de gestão, a Citrosuco vive legados consistentes e lidera o avanço da sustentabilidade no setor. Desde 2016, possui 100% de fazendas próprias com certificação SAI Platform nível ouro e mais de 70% da produção de frutas é certificada como sustentável. Além disso, está comprometida em atingir 100% de fornecimento sustentável até 2030 e desde 2020 faz parte do Pacto de Suco Sustentável (SJC), que reforça esse comprometimento público e global. 

Com o propósito de continuar nutrindo relações ao longo da cadeia e fomentando ações sustentáveis, desenvolve, desde 2016, o Programa Trilhar, com o objetivo de elevar as práticas socioambientais e produtivas da cadeia de fornecimento de frutas. Em parceria com produtores, a Citrosuco alcançou mais de 100 fazendas auditadas em pelo menos um padrão de agricultura sustentável – SAI Platform, Rainforest Alliance ou Fairtrade. 

Ao longo dos anos, direcionou esforços para contribuir com a resiliência climática. Por isso, investe em projetos de eficiência e prioriza o uso de energia renovável. Sua matriz energética atual já é mais de 60% renovável e substituiu insumos agrícolas, privilegiando o manejo sustentável. 

Sobre a Citrosuco

Uma das maiores empresas mundiais de suco de laranja, a Citrosuco cultiva, produz e entrega alimentos de origem natural e sustentável em mais de 100 países. Seus produtos, naturais e nutritivos, contribuem para a saúde e a segurança alimentar de pessoas no mundo todo. A empresa investe continuamente em inovação, ampliando seu portfólio e entregando produtos e soluções inovadoras. Para mais informações, acesse www.citrosuco.com.br

Inicio Destaques Citrosuco anuncia seus compromissos globais de ESG até 2030