21.6 C
Uberlândia
sábado, junho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasClima favorece produção de caju no Ceará

Clima favorece produção de caju no Ceará

Caju 16 - Crédito Banco de imagens AyresPP Comunicação - usada anuário HF 2013

 

Volta das chuvas resultou em boa safra no principal estado produtor do país

 

 

Os produtores de caju do Ceará finalmente tiveram um alívio. Após anos de seca e perdas no campo, as chuvas voltaram ao estado e favoreceram o desenvolvimento do fruto. “Esse ano choveu mais e a produção se recuperou. Se em 2018 continuar assim, vai favorecer um pouco mais“, explica Levi de Moura Barros, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ” Embrapa.

De acordo com o especialista, o Ceará passou entre quase cinco anos sem pluviosidade e, embora o volume de 2017 não tenha sido o normal, já foi uma boa melhora. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia ” INMET, março foi o mês mais chuvoso do ano em Fortaleza. Foram quase 500mm, sendo que a média histórica para o período é de 323mm.

De acordo com o especialista, um exemplo da melhora foi a queda no preço do caju. “Estima-se que a produção passou de 300 mil toneladas. Ainda está cedo para confirmar porque vamos produzir até dezembro, mas seguramente o valor passou de 100 mil toneladas“, finaliza Barros.

O meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento afirma que não há previsão de chuva no estado para dezembro. “As primeiras pancadas de chuva devem ocorrer a partir da segunda quinzena de janeiro, mas isso só deve acontecer no fim do mês. Depois disso, a chuva deve ficar dentro da normalidade“, diz Nascimento.  O meteorologista ainda afirma que, a princípio, as chuvas no Ceará devem ficar dentro da normalidade em 2018.

Sobre o Grupo Climatempo

O Grupo Climatempo é a principal empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de dois mil clientes oferece conteúdo meteorológico estratégico para o setor de agricultura, moda e varejo, energia elétrica, construção civil, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos.

O Portal Climatempo transformou-se no veículo líder em visitação do país. É referência na divulgação de conteúdo que estimula a consulta diária de previsão do tempo. Classificado nos principais institutos de pesquisa entre os 30 sites mais visitados do país em língua portuguesa, é visitado por mais de 1,5 milhão de usuários por dia, chegando a quase 3 milhões nas vésperas de feriados e durante fenômenos extremos de tempo e clima, com um crescimento anual na marca de 30%. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Mais informações:

Linhas Comunicação

(11) 3465-5888

ARTIGOS RELACIONADOS

Desafio gastronômico promove aproveitamento integral da fibra do caju

A elaboração de produtos tradicionais derivados do pedúnculo do caju ainda é pouco ...

Caju e seus benefícios

O cajueiro é planta cultivada que pertence à família Anacardiaceae e ao gênero Anacardium. Esse gênero é constituído por várias espécies encontradas nos biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga.

Produção de caju traz números positivos

Ao contrário de 2019, as chuvas no Ceará foram mais regulares em 2020, favorecendo ...

Clones da Embrapa são destaques na cajucultura de SP

O caju de mesa é o mais procurado pelo consumidor paulista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!