17.7 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 12, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasClima favorece produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais

Clima favorece produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais

 

Boas condições climáticas durante as fases principais favoreceram cultivo no estado

 

Um solo com boa fertilidade garantirá maiores produtividades da cana - CréditosShutterstock
CréditosShutterstock

Os agricultores mineiros têm um bom motivo para comemorar. Mesmo com um percentual menor de área plantada, a produção de cana-de-açúcar no estado está bem positiva. “Nossa estimativa é que a safra seja de 646,34 milhões de toneladas“, afirma Cleverton Santana, Gerente de Levantamento e Avaliação de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com dados divulgados recentemente pela instituição, o volume estimado é 1,3% maior que a safra anterior. Um dos motivos da boa produtividade é o clima. “O início da safra, em abril, foi muito bom, com boas temperaturas e volumes pluviométricos. A planta acabou se desenvolvendo melhor, por isso, a produtividade média foi mais alta que o ano passado“, completa o especialista.

Para a cultura, o clima ideal inclui chuvas durante o desenvolvimento, que geralmente ocorre entre setembro e março, e tempo mais seco na colheita. “A estimativa é que, até o fim de julho, 46% do total já havia sido colhido. Agora o ideal é que não chova. O clima está muito bom e favorece a qualidade da planta“, explica Santana.

Segundo a meteorologista da Climatempo Camila Ramos, o predomínio em Minas Gerais ainda será de tempo seco na maior parte de setembro, o que pode prejudicar o desenvolvimento da cana-de-açúcar. “A chuva retorna ao centro-sul do estado apenas do final do mês e nas áreas do norte mineiro a chuva só chega em outubro“, afirma.

Sobre o Grupo Climatempo  

O Grupo Climatempo é a principal empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de dois mil clientes oferece conteúdo meteorológico estratégico para o setor de agricultura, moda e varejo, energia elétrica, construção civil, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos.

O Portal Climatempo transformou-se no veículo líder em visitação do país. É referência na divulgação de conteúdo que estimula a consulta diária de previsão do tempo. Classificado nos principais institutos de pesquisa entre os 30 sites mais visitados do país em língua portuguesa, é visitado por mais de 1, 5 milhão de usuários por dia, chegando a quase 3 milhões nas vésperas de feriados e durante fenômenos extremos de tempo e clima, com um crescimento anual na marca de 30%. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Mais informações: Assessoria de Imprensa Climatempo – Linhas Comunicação  (11) 3465-5888

Abs,

ARTIGOS RELACIONADOS

Quais as doenças que atingem a nogueira-pecã?

AutoresMarília Lazarotto Mestra em Engenharia Florestal e professora da Faculdade de Agronomia – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Carlos Roberto...

Arranjo contribui com aumento da produtividade da soja de crescimento indeterminado

O arranjo espacial de plantas, ou seja, a forma como as plantas são dispostas na área, pode influenciar diretamente nos resultados de produtividade das...

Vantagens – Adubação verde e plantio direto em hortaliças

Sebastião Wilson Tivelli Doutor e pesquisador da APTA tivelli@apta.sp.gov.br Luis Felipe VillaniPurqueiro Doutor e pesquisador do IAC-APTA felipe@iac.sp.gov.br Cristiani Kano Doutor e pesquisador do Polo Regional Leste Paulista- APTA ckano@apta.sp.gov.br   Há uma escassez...

Como a análise de solo pode ajudar seu cultivo

Douglas José Marques Doutor e professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) douglasjmarques81@yahoo.com.br Hudson Carvalho Bianchini Professor de Fertilidade do Solo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!