23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosFlorestasCódigo Florestal: Alvo de intensa polêmica entre ambientalistas e ruralistas

Código Florestal: Alvo de intensa polêmica entre ambientalistas e ruralistas

O Código Florestal e Legislação Complementar, publicado pelo Grupo Editorial Edipro, institui regras gerais sobre os locais e as formas de exploração da vegetação nativa no território brasileiro e determina áreas de preservação e regiões autorizadas às diversas produções rurais.

Nunca se falou tanto em leis de proteção ambiental como agora; com a temática tão em alta, a obra torna-se uma leitura indispensável para quem busca se aprofundar sobre as questões judiciais. Atualizado até a MP nº 884, de 14 de junho de 2019, que estabelece prazo indeterminado para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e com a Legislação Complementar atualizada até a MP nº 886, de 18 de junho de 2019.

A Reserva Legal (RL) estabelece que, entre seus mecanismos de proteção ambiental, a parcela das propriedades ou posses rurais a ser preservada para a necessária manutenção da biodiversidade local são áreas naturais intocáveis, como margens de rios, topos de morros e encostas para a preservação de nascentes, fauna, flora e da biodiversidade local, com o objetivo de evitar o desmatamento, que pode gerar erosões e deslizamentos.

Entre seus dispositivos-chave de regulamentação e fiscalização, o Código Florestal prevê: o Cadastro Ambiental Rural (CAR) – registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, cuja finalidade é integrar as informações ambientais e reunir dados para o combate ao desmatamento; e o Programa de Regularização Ambiental (PRA), de responsabilidade dos Estados, para monitorar e fiscalizar a recuperação ou a compensação de áreas de preservação pelas propriedades.

O livro também chama a atenção para a não adesão ao CAR e a não regularização junto ao PRA, atitudes que implicariam em sanções, dentre as quais, multas e perda de benefícios, como linhas de crédito rural. Entre os temas abordados na Legislação Complementar estão: Áreas de Preservação Permanente – APPs; Bioma Mata Atlântica; Cadastro Ambiental Rural – CAR; Cota de Reserva Ambiental; Estações Ecológicas e Áreas de Proteção Ambiental; Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal – FNDF; Gestão de Florestas Públicas; Licenciamento Ambiental; Política Agrícola; Política Nacional da Biodiversidade; Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa; Política Nacional do Meio Ambiente; Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Bioma Cerrado – PPCerrado; Programa Mais Ambiente Brasil; Programas de Regularização Ambiental – PRA; Recuperação de Áreas Degradadas e Arborização Urbana; Regras para Identificação de Áreas Prioritárias; Reservas Particulares do Patrimônio Natural; Sanções Penais e Administrativas; Serviço Florestal Brasileiro – SFB; Serviço Voluntário em Unidades de Conservação Federais; Sistema Nacional de Cadastro Rural; Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC; Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA e Zoneamento Ecológico-Econômico do Brasil – ZEE.

Ficha Técnica:

  • Lançamento: Código Florestal e Legislação Complementar
  • Edição: 2ª edição, 2019
  • Autor: Jair Lot Vieira
  • Editora: Edipro
  • Assunto: Legislação
  • Preço: R$ 79,00
  • Número de páginas: 272
  • Idioma: Português
  • Acabamento: Brochura
  • Autor/ Supervisor Editorial: Jair Lot Vieira é bacharel em Direito pela Instituição Toledo de Ensino e bacharel em Comunicação Social pela Fundação Educacional de Bauru, atual Unesp – Universidade do Estado de São Paulo. Há mais de 40 anos dedica-se a edição de obras jurídicas e de legislação profissional.
ARTIGOS RELACIONADOS

Aplicação de altas doses de fósforo no cafeeiro

  Adelber Vilhena Braga Administrador de empresas, cafeicultor e pós-graduando em Cafeicultura pelo IFsul de Minas, campus Muzambinho adelbervbraga@hotmail.com A aplicação de altas doses de fósforo no cafeeiro...

Revolução das sementes de soja

  Francisco Soares Neto Diretor-presidente da TMG A sojicultura é hoje, no Brasil, a atividade com o maior giro financeiro em toda a cadeia do agronegócio....

Embrapa apresenta tecnologias na Hortitec 2017

Para a 24ª edição da Hortitec " Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas que acontece em Holambra (SP), de 21 a...

Mercado de defensivo biológico cresce 20% ao ano

Pedro Faria Jr. Presidente da ABCBio   O controle biológico não deixa resíduos nos alimentos e os produtos com ativos microbiológicos são de baixa toxicidade ao aplicador...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!