23.5 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
- Publicidade -
InícioEventosCoffee of The Year 2019: Inscrições vão até 18 de outubro

Coffee of The Year 2019: Inscrições vão até 18 de outubro

O melhor café especial do Brasil será revelado na Semana Internacional do Café, entre os dias 20 e 22 de novembro, em Belo Horizonte

Foto: Gustavo Baxter / NITRO

Em 2018, dois capixabas levaram a premiação Coffee of The Year (COY) com os melhores cafés arábica e canéfora do Brasil. Afonso Lacerda, da Fazenda Forquilha, na Região do Caparaó, divisa de Minas Gerais com Espírito Santo, e Luiz Claudio de Souza, da Fazenda Grãos de Ouro, em Muqui (ES), os vencedores, viram suas vidas transformadas após o concurso, com o reconhecimento do mercado nacional e internacional na compra dos cafés com maior valor agregado.

E este ano, quem será que vai vencer?

A pergunta será respondida por classificadores nacionais, especialistas e, claro, pelo público durante a Semana Internacional do Café 2019 – SIC -, que ocorre entre 20 e 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Para eleger o melhor café do Brasil, produtores interessados devem se inscrever e enviar suas amostras até 14 de outubro (via correio) ou 18 de outubro (pessoalmente). Na última edição, o COY recebeu 405 amostras de cafés especiais, de 20 regiões brasileiras.

A novidade do Coffee of The Year 2019 é que as amostras pré-selecionadas passarão pelas mãos da mestre de torra Daniela Capuano, mineira de Três Pontas (Sul de Minas), que vive na cidade francesa de Strasbourg, onde trabalha na Cafés Reck e que, recentemente, ganhou o título de Melhor Torrefadora da França. As melhores amostras serão selecionadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSul de Minas) – Campus Machado, sob a coordenação do provador Leandro Paiva e de mais 15 profissionais.

O concurso e a premiação Coffee of the Year, dois dos momentos mais aguardados da Semana Internacional do Café, elegem e condecoram os melhores cafés especiais arábica e canéfora do Brasil.

Lista seleta – Para estar na lista dos TOP 15 que estarão na SIC para a prova do público, o processo não é simples. Os cafés indicados pelos produtores precisam atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100. É feita ainda uma avaliação do café que leva em conta itens como, aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torra e qualidade. No item da análise sensorial, são considerados aroma, sabor, aftertaste (retro gosto), acidez, corpo, uniformidade, balanço, xícara limpa e doçura.

Inicialmente, é feita uma grande seleção com 180 amostras de cafés. Todas elas são avaliadas por uma comissão julgadora baseada nos critérios da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês), bem como nas notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI, na sigla em inglês).

 Já durante a Semana Internacional do Café 2019, os visitantes poderão participar da degustação às cegas e votar em seu café preferido. O resultado final será divulgado no último dia da SIC, em 22 de novembro.

Como participar – Podem participar do Coffee of The Year 2019 produtores de café sediados no território brasileiro, que devem se inscrever no concurso pelo link: https://semanainternacionaldocafe.com.br/br/coffee-of-the-year-2019/. A taxa de inscrição custa R$ 130.

Sobre a Semana Internacional do Café – A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Reunirá de 20 a 22 de novembro de 2019, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias serão realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de mercado & consumo, conhecimento & inovação, negócios & empreendedorismo.

Receberá neste ano os campeonatos Brewers Cup (preparo de café), Cup Tasters (prova de café) e Campeonato Brasileiro de Barista, com o National Body da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

ARTIGOS RELACIONADOS

ANVISA autoriza uso do paraquat por mais três anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), vinculada ao Ministério da Saúde, decidiu rever sua posição de suspensão do herbicida paraquat do mercado brasileiro...

Adubação inteligente das florestas é tendência

A indústria de fertilizantes enfrenta um desafio contínuo na melhoria de seus produtos para aumentar a eficácia da sua utilização. Isso pelo aprimoramento dos fertilizantes já em uso ou pelo desenvolvimento de novos tipos de adubos específicos.

Adubação foliar – Suprimento nutricional imediato das deficiências

Autores Elisamara Caldeira do Nascimento Pós-doutoranda PPG – Agricultura Tropical – Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) Talita de Santana Matos Pós-doutoranda PPG –...

COM APOIO DA CNA, ESPECIALISTAS DISCUTEM EM BRASÍLIA COMO PRODUÇÃO AGRÍCOLA PODE ATENDER DEMANDA MUNDIAL POR ALIMENTOS

A estratégia conjunta para Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai no Seminário, realizado por IICA, Fórum do Futuro e Grupo de Países do Sul, tem...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!