20.1 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesColheita e pós-colheita da framboesa

Colheita e pós-colheita da framboesa

Paula Almeida NascimentoDoutoranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)paula.alna@yahoo.com.br

Framboesa – Crédito: Odara Luiza Marques

No Brasil, a safra da framboesa ocorre entre os meses de novembro a março, sendo a coloração, a firmeza e a resistência da fruta ao arranquio da planta os principais critérios utilizados para definição do momento da colheita. Quanto à coloração, a maior qualidade é conseguida quando as frutas atingem o estádio rosado ou vermelho.

Frutas rosadas devem ser colhidas quando o destino é a comercialização a longas distâncias, enquanto frutas vermelhas são colhidas quando a comercialização for mais rápida ou em locais próximos ao local de cultivo.

Exigências da fase

Na colheita das framboesas é empregada atividade manual, que exige muita delicadeza e seleção, como a uniformidade de tamanho, cor e formato e a ausência de danos mecânicos e patógenos visíveis.

Recomenda-se que esta atividade seja realizada na parte da manhã, quando a temperatura ainda está mais fresca. Assim, as frutas devem ser colocadas nas embalagens de comercialização as quais devem ser levadas a casa de embalagem apenas para checagem do peso, etiquetagem e armazenamento.

Todos esses cuidados estão relacionados aos procedimentos de pós-colheita da framboesa, a qual conserva a qualidade comercial por um período de 48 horas em temperatura ambiente. A curta vida útil se deve à alta taxa metabólica e ao rápido escurecimento, perda de firmeza e incidência de podridão.

O armazenamento refrigerado tem sido o método mais eficaz utilizado para reduzir as perdas pós-colheita. Há possibilidade de ampliação do período de vida útil da framboesa para 12 dias, quando ela é armazenada em temperatura de 0ºC e umidade relativa de 90 a 95%.

Outra alternativa para manter a qualidade pós-colheita é o uso de embalagens capazes de promover a modificação atmosférica. Essas embalagens reduzem as concentrações de O2, elevam as de CO2 e minimizam o metabolismo e a perda de massa, resultando no aumento da vida útil da fruta.

Os filmes de polietileno de baixa densidade e o polipropileno são os que melhor mantêm os atributos de qualidade da framboesa, além de estender o período de comercialização para 15 dias.

Planejamento é fundamental

[rml_read_more]

Em geral, no início e no fim da colheita se utilizam em torno de oito a 10 pessoas por hectare, chegando a dobrar essa necessidade em plena produção. Calcula-se que uma pessoa pode colher de 25 kg a 30 kg de framboesa em oito horas de trabalho por dia.

A fruta selecionada para o mercado in natura deve ser colhida diretamente na embalagem definitiva, e a fruta para indústria a granel.

Comercialização

A framboesa é uma fruta muito procurada, apresentando baixa oferta no mercado nacional. O Brasil importa frutas congeladas do Chile, para suprir a demanda das agroindústrias que processam essa fruta em diversos produtos. Na região de Vacaria (RS) está acontecendo um aumento da área de cultivo, devido aos bons preços obtidos nas últimas safras.

Devido ao seu baixo custo de implantação, manutenção do pomar e reduzida utilização de agrotóxicos, a cultura apresenta-se como alternativa de renda para agricultores familiares.

ARTIGOS RELACIONADOS

Manejo eficaz das principais pragas do tomate

José Salazar Zanuncio Junior DSc Entomologia epesquisador IncaperCRDR Centro Serrano jjzanuncio@yahoo.com.br   O controle eficaz das principais pragas que incidem sobre o tomate resultou em um ganho médio...

Sarna da macieira exige atenção do produtor

Givago Coutinho Engenheiro agrônomo e doutor em Fruticultura givago_agro@hotmail.com Herick Fernando de Jesus Silva Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia/UFU herickfernando@gmail.com Dentre as fruteiras de clima temperado, a macieira...

Sem ações preventivas no manejo de resistência, milho voluntário causa prejuízos em lavouras de soja

É uma situação complexa, que acontece tipicamente nas lavouras do Brasil. Durante a colheita do milho safrinha, é possível ocorrer perdas de grãos e espigas, que podem produzir o chamado milho voluntário, também conhecido como planta guaxa ou tiguera, que impacta na lavoura de soja. “Esta planta deve ser vista como uma espécie agressiva ao cultivo comercial da soja, já que compete por luz, água e nutrientes, comprometendo a produtividade. Alguns estudos apontam que a presença de 2 a 4 plantas de milho por metro quadrado pode causar redução de até 50% da produção e soja'', afirma Ricardo Dias, gerente de produtos e mercados centro-sul da Arysta LifeScience.

Floresteca – A maior produtora de teca do mundo

A Teak Resources Company (TRC) tem grandes extensões de terras plantadas com teca localizadas nas regiões centro-sul do Mato Grosso e Sudeste do Pará,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!