23.1 C
São Paulo
quarta-feira, janeiro 26, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Destaques Colheita e pós-colheita da framboesa

Colheita e pós-colheita da framboesa

Paula Almeida NascimentoDoutoranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)paula.alna@yahoo.com.br

Framboesa – Crédito: Odara Luiza Marques

No Brasil, a safra da framboesa ocorre entre os meses de novembro a março, sendo a coloração, a firmeza e a resistência da fruta ao arranquio da planta os principais critérios utilizados para definição do momento da colheita. Quanto à coloração, a maior qualidade é conseguida quando as frutas atingem o estádio rosado ou vermelho.

Frutas rosadas devem ser colhidas quando o destino é a comercialização a longas distâncias, enquanto frutas vermelhas são colhidas quando a comercialização for mais rápida ou em locais próximos ao local de cultivo.

Exigências da fase

Na colheita das framboesas é empregada atividade manual, que exige muita delicadeza e seleção, como a uniformidade de tamanho, cor e formato e a ausência de danos mecânicos e patógenos visíveis.

Recomenda-se que esta atividade seja realizada na parte da manhã, quando a temperatura ainda está mais fresca. Assim, as frutas devem ser colocadas nas embalagens de comercialização as quais devem ser levadas a casa de embalagem apenas para checagem do peso, etiquetagem e armazenamento.

Todos esses cuidados estão relacionados aos procedimentos de pós-colheita da framboesa, a qual conserva a qualidade comercial por um período de 48 horas em temperatura ambiente. A curta vida útil se deve à alta taxa metabólica e ao rápido escurecimento, perda de firmeza e incidência de podridão.

O armazenamento refrigerado tem sido o método mais eficaz utilizado para reduzir as perdas pós-colheita. Há possibilidade de ampliação do período de vida útil da framboesa para 12 dias, quando ela é armazenada em temperatura de 0ºC e umidade relativa de 90 a 95%.

Outra alternativa para manter a qualidade pós-colheita é o uso de embalagens capazes de promover a modificação atmosférica. Essas embalagens reduzem as concentrações de O2, elevam as de CO2 e minimizam o metabolismo e a perda de massa, resultando no aumento da vida útil da fruta.

Os filmes de polietileno de baixa densidade e o polipropileno são os que melhor mantêm os atributos de qualidade da framboesa, além de estender o período de comercialização para 15 dias.

Planejamento é fundamental

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Colheita e pós-colheita da framboesa