31 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 12, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasCom a chegada da safra das águas, pressão dos nematoides aumenta em...

Com a chegada da safra das águas, pressão dos nematoides aumenta em HF

Crédito Cláudia Dias

Pragas que podem acabar passando despercebidas pelo agricultor, os nematoides podem causar danos nas hortaliças e, a depender de fatores como espécie, densidade populacional, condições ambientais e tipo de solo, as perdas podem chegar a 100%, de acordo com especialistas. As hortaliças acabam sendo um alvo fácil, pois em sua maioria, são suscetíveis a nematoides, que se aproveitam disso para a própria alimentação e ciclo de vida, danificando o sistema radicular da planta.

“No verão ou na safra das águas, como é conhecida nessa época, a alta umidade e temperatura contribuem para a reprodução dos nematoides, que deixam os produtores de hortifruti ainda mais em alerta para a necessidade de mitigar esse problema. Além disso, os nematoides nas lavouras acabam deixando as plantas vulneráveis à entrada de outros patógenos, o que pode ocasionar perdas irreparáveis”, afirma Sheila Daniella, agrônoma de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA.

Sheila Daniella, agrônoma de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA/Divulgação

O manejo adequado deve considerar o tipo de cultivar, o nível de infestação do solo, a época do ano e a integração de técnicas como rotação de culturas, uso de produtos biológicos e químicos. A aplicação de nematicidas é uma das mais efetivas no controle dessa praga, reduzindo a população e permitindo que a cultura se estabeleça. A escolha pelo produto correto é fundamental para preparar o solo a receber a cultura implantada, devendo-se analisar as características físico-químicas e mecanismo de ação para maior sustentabilidade do sistema de cultivo. A ADAMA (leia-se ADAMÁ), companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, tem como um dos pilares estratégicos a formulação de soluções que tragam simplicidade, facilidade de aplicação e efetividade. Com foco em nematoides, tem disponível no mercado, entre outras soluções, Nimitz, produto inovador, com menor toxicidade, maior rentabilidade, ação eficaz e definitiva do nematicida real, que traz mais produtividade.

Nimitz tem ação específica sobre os fitonematoides e a solução tem mostrado um patamar de controle sem precedentes para os principais gêneros de nematoides no Brasil — Meloidogyne spp e Pratylenchus spp –, que trazem maior dor de cabeça aos produtores de HF. A baixa dose de uso, o perfil toxicológico mais brando que os nematicidas tradicionais e a facilidade de aplicação do Nimitz são diferenciais do produto”, explica Sheila.

Resultados em produtividade e qualidade da batata e da cenoura
O Meloidogyne spp, ou nematoide-das-galhas, quando ataca as plantas de batata, forma galhas nas raízes das plantas, que obstruem a absorção de água e nutrientes do solo. Os sintomas também podem ser encontrados nos tubérculos, que acabam apresentando lesões em forma de bolhas que prejudicam a pele da batata e sua comercialização, o que, além do dano físico, que impacta na qualidade, ainda afeta diretamente a produtividade da cultura.

Carla Fiorin, agrônoma de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA/Divulgação

“O controle de nematoides é dado através de todo um manejo para diminuir a população da praga e a escolha pelo produto correto é fundamental. Nimitz proporciona um incremento médio de 48 sacas por hectare na batata e, para batata especial, 41 sacas a mais por hectare quando comparado aos concorrentes de mercado”, relata Carla Fiorin, agrônoma de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA. Na cenoura, também foram observados resultados expressivos com o uso de Nimitz, que gerou 220 caixas a mais por hectare.

“As culturas do HF, de um modo geral, são suscetíveis à pressão de nematoides. Estamos falando da safra das águas, mas no inverno a atenção do produtor deve se manter senão redobrar, já que a praga acaba sendo porta de entrada para outros patógenos preocupantes também como Ralstonia spp., Verticillium spp., Erwinia spp., Pythium spp., Fusarium spp., Rhizoctonia spp. E ainda há relatos de que o gênero de nematoide Helycotilenchus spp, pouco expressivo na cultura da batata, favoreça a entrada de sarnas, alerta Carla.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nova espécie de maracujá tem potencial ornamental

  O pesquisador Nilton Junqueira, da Embrapa Cerrados, teve o nome eternizado em uma nova espécie de maracujá Passiflora junqueirae. A planta, nativa da flora...

Agricultura de precisão traz benefícios à citricultura

  André F. Colaço Engenheiro agrônomo, Msc. e doutorando em Eng. de Sistemas Agrícolas " ESALQ/USP andre.colaco@usp.br José Paulo Molin Engenheiro Agrícola, PhD, Professor Associado III ESALQ/USP jpmolin@usp.br   A agricultura de precisão...

Fertirrigação inteligente para a hidroponia

  Mário Calvino Palombini Engenheiro agrônomo, consultor e proprietário da Vermelho Natural vermelhonatural@hotmail.com   Uma novidade para os produtores brasileiros de hidropônicos é a tecnologia de fertirrigação inteligente, disponível...

Nutriente para qualidade do tomate

O tomate (Solanum lycopersicum L.) é considerado, dentre as hortaliças, uma das espécies mais ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!