Com dois modos de ação, inseticida entrega amplo espectro no controle de pragas em soja, milho e algodão

0
23
Imagem ilustrativa

O amplo portfólio de inseticidas da Albaugh ganha ainda mais tração com a incorporação da solução de marca Bazuka® Duo 225 EC. Registrado para aplicação em cerca de 25 cultivos e respaldado por resultados expressivos obtidos em lavouras de soja, milho e algodão, o produto compreende uma mistura pronta, exclusiva, na formulação líquida. Bazuka® Duo 225 EC é descrito como altamente eficaz no controle de percevejos, lagartas e cigarrinhas.

Conforme a Albaugh, o produto funciona baseado em dois modos de ação. “Conta com efeitos de choque e ovicida. Essas características agregam flexibilidade na aplicação, nos diferentes estágios das pragas-alvo”, resume Fábio Tramontina, gerente de marketing da Unidade de Negócios Centro Sul da Albaugh. “Resultados a campo mostraram que o controle de ovos chega a 100% e que o efeito do inseticida sobre formas adultas de pragas é imediato.”

Segundo Tramontina, na sojicultura o inseticida da Albaugh tem por alvos estratégicos as lagartas Helicoverpa armigera, Chrysodeixis includens (falsa-medideira) e o complexo Spodopteras. Outra praga de alta complexidade controlada com sucesso pelo produto em áreas da oleaginosa, conforme enfatiza o gerente da companhia, é o percevejo-marrom.

“Experimentos liderados por pesquisadores revelaram que no período reprodutivo o percevejo-marrom ocasiona perda de 56 quilos de soja por hectare, num período de 35 dias”, exemplifica Tramontina. “Em termos financeiros, esse nível de dano equivale a aproximadamente R$ 173 por hectare”, compara.

O novo inseticida do portfólio Albaugh também atua rapidamente frente às principais pragas do milho: a lagarta Spodoptera frugiperda (lagarta-do-cartucho), o percevejo-barriga-verde (Diceraeus melacanthus) e a cigarrinha-do-milho (Daubulus maidis). Já no algodoeiro, são alvos centrais a lagarta Helicoverpa armigera e o inseto ‘bicudo’ (Anthonomus grandis).

Tramontina acrescenta ainda que o produto não gera odores incômodos nas lavouras, durante ou após aplicações, além de agregar benefícios ao agricultor em suporte ao manejo integrado de pragas (MIP) e ao manejo de resistência a inseticidas. “Bazuka® Duo 225 EC é seletivo a inimigos naturais de pragas e não causa desequilíbrio na população de ácaros nas áreas aplicadas”, finaliza.