25.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesCom foco em inovações na cafeicultura, segundo dia de Expocafé atrai mais...

Com foco em inovações na cafeicultura, segundo dia de Expocafé atrai mais de 13 mil visitantes

Divulgação

O segundo dia da 27ª edição da Expocafé, a mais tradicional feira voltada para a cafeicultura brasileira, recebeu mais de 13 mil visitantes. Organizada pela Cocatrel -Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas em parceria com a UFLA – Universidade Federal de Lavras e a Prefeitura Municipal de Três Pontas, a feira começou às 8h e contou com a presença de um público expressivo, que visitou os quase 150 estandes presentes no evento.

A feira, reconhecida por suas especificidades no setor de cafeicultura, apresentou novidades e oportunidades de grandes negócios para os participantes. Rosana Aparecida de Lisboa, uma visitante que adquiriu um soprador de folhas durante a Expocafé, comentou sobre sua experiência: “Eu comprei esse soprador porque achei o preço muito bom e vantajoso. Este ano está melhor, o espaço está maior, e está dando para a gente olhar os produtos com mais calma, então está bem melhor.”

Programação do Dia

Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar diversas palestras ao longo do dia, que trouxeram conhecimentos valiosos e novas perspectivas para a gestão da cafeicultura. Confira as palestras do dia:

*Palestrante: Prof. Bruno Henrique Sardinha de Souza

Tema: Bases ecológicas e econômicas do manejo integrado de pragas do café

*Palestrante: Prof. Adão Felipe dos Santos

Tema: Extraindo o potencial dos drones para uma gestão eficiente e sustentável da cafeicultura

*Palestrante: Equipe Avança Café (UFLA, UFV e EMBRAPA CAFÉ)

Tema: Avança Café 6.0 – Transforme a cafeicultura com novas tecnologias

A programação também incluiu a abertura oficial da Expocafé Mulheres, com uma mesa composta por diversas representantes de instituições importantes: representante Epamig Vania Aparecida Silva (Chefe Geral EPAMIG SUL), representante UFLA: Dalyse Castanheira, Iandra Mendes Vilela – Trader da Cocatrel, representante Prefeitura Municipal de Três Pontas: Melissa Chaves Garcia de Souza, representante Emater: Adalise D. Vieira da Silveira (Coordenadora Técnica Regional – Emater MG), representante EMBRAPA: Helena Maria Ramos Alves, Vanusia Nogueira, Diretora executiva da OIC – Organização Internacional do Café, Carmem Lucia Chaves de Brito, Presidente da BSCA – Brazilian Specialty Coffee Association, representante Instituto Federal: Danielle Pereira Balizza.

Divulgação

O painel “Conexão e inserção das Cafeicultoras no desenvolvimento tecnológico e Inovação” foi moderado por Danielle Pereira Balizza e contou com a participação de várias especialistas, incluindo Vania Aparecida Silva, Vanusia Nogueira e Carmem Lucia Chaves de Brito. A programação incluiu um vídeo de Josiane Cotrim Macieira e um debate sobre as novas lideranças da International Women’s Coffee Alliance (IWCA).

Após a abertura oficial do Expocafé Mulheres 2024, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir mais conhecimento com as palestras do Prof. Flávio Meira Borém (Engenheiro agrônomo e professor da UFLA), falando sobre Secagem: Ponto chave para produção de cafés especiais, Gil Barabach (Economista e mestre em Economia do Desenvolvimento – FACE-PUCRS) sobre O que esperar do mercado de CAFÉ em 2024: Cenários, Tendências e Estratégias, Roberto Marchelli, da Ocemg, sobre O cooperativismo e seus desafios e, para finalizar, Vinicius Estrela (Diretor Executivo da BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais), apresentando sobre A nova Geração dos Cafés Brasileiros.

Melhores Cafés Cocatrel

Durante o evento, a Cocatrel lançou mais quatro dos ganhadores dos melhores cafés da Safra 2023/2024. Josias Cardoso de Oliveira, José Alberto Paranaíba, Rogério Valdivino Pereira e Danilo Mesquita Andrade participaram de uma cerimônia de lançamento dos seus cafés premiados.

A Expocafé continua até o dia 06, e os organizadores convidam todos a participarem deste importante evento, que é uma vitrine das inovações e tendências do setor cafeeiro brasileiro.

ARTIGOS RELACIONADOS

IHARA lança SANMITE EW, acaricida com alto efeito de choque

Produto chega com atuação rápida e eficiência observada em todas as fases de desenvolvimento do ácaro   Com um dos portfólios mais completos do mercado, a...

Algas marinhas reduzem incidência da ferrugem

  Rodrigo da Silveira Campos Engenheiro agrônomo e analista da Embrapa Agroindústria de Alimentos rodrigo.silveira@embrapa.br   Consideradas o pulmão do planeta em virtude de produzirem oxigênio através da fotossíntese,...

Wiser – Soluções eficientes para cada situação

Para Luís Roberto Belém Silveira Lopes, diretor comercial da Wiser, é importante participar do Congresso de Pesquisas Cafeeiras para apresentar os trabalhos da empresa...

Consorciação com café – Sombra e água fresca garantidas

  A produção de café sombreada por florestas ou outras culturas que tenham esse efeito é classificada com vantajosa, uma vez que as interferências climáticas,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!