23.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosComeça hoje o Enfrute, em Florianópolis

Começa hoje o Enfrute, em Florianópolis

Florianópolis recebe nos dias 28 e 29 de abril o XVII Enfrute – Encontro Nacional Sobre Fruticultura de Clima Temperado. O evento faz parte da programação do XXVII Congresso Brasileiro de Fruticultura, que segue até sexta-feira, 29, no Centro de Eventos LHS, no bairro Canasvieiras. Os debates giram em torno da valorização da ciência brasileira para a produção de frutas, em busca de uma fruticultura cada vez mais competitiva.

Os eventos são realizados pela Epagri em parceria com a prefeitura de Fraiburgo, UNIARP (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, UDESC, (Universidade do Estado de Santa Catarina), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF).

Frutas de clima temperado

“Esse é o maior encontro da fruticultura de clima temperado no país, que normalmente acontece em Fraiburgo. Como este ano ele está acontecendo dentro do Congresso Brasileiro, temos a garantia de um dos maiores eventos já realizados da fruticultura no Brasil”, relata Renato Luiz Vieira, pesquisador da Epagri e um dos organizadores do Enfrute.

Segundo ele, a programação do Encontro tem como foco a produção de maçã, pera, uva, frutas de caroço (ameixas, pêssego, kiwi), que são espécies produzidas no Sul do país, com grande importância econômica e social. No setor, Santa Catarina é líder nacional na produção de maçã e segunda maior de pera. Também se destaca na produção de uvas, pêssego, ameixa, nectarina e kiwi.

Programação

A partir da manhã da quinta, 28, acontecem fóruns, palestras e conferências. A abertura oficial está marcada para às 14h, com palestra do engenheiro-agrônomo José Luíz Petri, pesquisador aposentado da Epagri e uma das principais autoridades em estudos sobre maçã no Brasil. Ainda na tarde da quinta, a Epagri apresenta seu novo cultivar de maçã, a Gala Gui, e fala sobre manejo fitossanitário na produção orgânica da macieira.

No dia 29 as palestras seguem com temas diversos, entre eles a discussões sobre biosoluções como ferramentas sustentáveis no sistema produtivo, novos conceitos em polinização, panorama e perspectivas da produção de pequenas frutas. Também está marcada a entrega do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura.

Renato destaca ainda na programação a sessão de posters, com apresentação de resultados de trabalhos desenvolvidos por estudantes e pesquisadores de todo o país, e a feira com mais de 50 empresas expondo novidades em termos de tecnologias e insumos para a fruticultura.

ServiçoO queXVII Enfrute – Encontro Nacional Sobre Fruticultura de Clima Temperado
Quando: 28 e 29 de abril
Onde: Florianópolis, no Centro de Eventos LHS

ARTIGOS RELACIONADOS

Dia de Campo pessegueiro

30 de setembro, em Piedade a Pilar do Sul.

Ameixa: seleção e classificação podem agregar valor

Descubra as normas de padronização da CEAGESP para ameixas nacionais e estrangeiras, e conheça a importância da colheita no ponto ideal de maturação.

Cross Link se orgulha por lançar seu novo fungicida Difcor 250 EC

Há mais de 10 anos a Cross Link participa da Hortitec, uma oportunidade que Rogerio Gabriel, diretor da empresa, vê como fundamental para encontrar...

Implemento para distribuição localizada de insumos

A Piccin Equipamentos participa do evento, que acontece de 24 a 28 de julho, em Bebedouro-SP, com uma linha repleta de alta tecnologia para o preparo de solo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!