23.5 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosComo a agricultura digital pode contribuir com a produtividade?

Como a agricultura digital pode contribuir com a produtividade?

Autora

Paula Almeida NascimentoDoutoranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)paula.alna@yahoo.com.br

A agricultura digital é um conjunto de tecnologias que ajudam o produtor nas atividades do campo. O planejamento e as decisões estratégicas visando gerenciar uma fazenda pode contar com o apoio de softwares e dispositivos que coletam, armazenam e analisam dados.

Assim, os drones, os tratores automatizados e aplicativos de monitoramento da lavoura, do clima e de pragas são exemplos de aplicações tecnológicas auxiliando o produtor na tomada de decisão sobre o tipo de manejo mais adequado para a sua cultura.

Rumo às altas produtividades

A agricultura digital contribui para o emprego de tecnologias que visam melhorar as atividades do campo por meio da internet, sensoriamento remoto e outras ferramentas relacionadas à tecnologia da informação. A tecnologia da informação tem a função de coletar e analisar os dados sobre clima, solo, lavoura, pragas, doenças, irrigação, pulverização, entre outras.

Assim, o sistema busca soluções para desafios encontrados dentro da fazenda. Por esse motivo, a agricultura digital pode estar relacionada com a agricultura de precisão. A administração de uma propriedade rural envolve muito empreendedorismo e a utilização da inteligência artificial visa aumentar a produtividade com mais inteligência e menor custo.

Desta forma, o produtor tem o melhor aproveitamento do solo, dos insumos, e aumento da produtividade da fazenda com menos recursos e maior qualidade. A agricultura digital consegue auxiliar nas decisões estratégicas capazes de reduzir o desperdício. Em uma propriedade rural diversificada, o produtor simplesmente pode não saber o que está reduzindo o seu rendimento, mas a agricultura digital vem para dar essas respostas e elevar a eficiência da produtividade.

Além de digital, também sustentável

Além de dinamizar a produção, o uso de tecnologias da agricultura digital também colabora com a preservação ambiental e com o desenvolvimento sustentável. Com o aumento da produtividade reduz-se a necessidade de expansão de novas áreas agrícolas.

Melhoria no ambiente de trabalho e segurança dos trabalhadores. O consumidor ganha com a inovação tecnológica no campo porque obtém acesso à informação sobre a origem dos alimentos.

Culturas beneficiadas

A maioria das culturas agrícolas são beneficiadas pela agricultura digital, principalmente as commodities soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, frutas cítricas, café, carnes, eucalipto e outras.

Os benefícios da agricultura digital certamente são aumento da produtividade, monitoramento do desperdício da produção, maior integração cidade/campo, aperfeiçoamento das cadeias produtivas, gestão territorial e uso eficiente da terra, além de maior compartilhamento das informações. 

Já existem aplicativos para utilização em gestão de áreas agrícolas, manejo de rebanhos, cotação de insumos, previsão de clima, identificação de doenças, irrigação e adequação ao código florestal. 

Algumas tecnologias e suas aplicações vêm se destacando no campo, como por exemplo o sistema de irrigação inteligente, onde a água é aplicada ao solo de acordo com a necessidade hídrica da planta. Ainda mais, no mercado já temos a tecnologia embarcada em tratores, colheitadeiras e pulverizadores como GPS e controladores para pulverização, que facilitam e otimizam o trabalho do produtor rural.

[rml_read_more]

Há, ainda, a automação e rede de sensores locais para mapeamento de solos, as estações meteorológicas para monitoramento do clima e previsão de ocorrência de pragas e doenças. Os drones são as tecnologias mais procuradas nas fazendas com câmeras especiais interconectadas, pois capta informações, indica níveis de produtividade e necessidade de manejos específicos nos talhões.

Na medida certa

A agricultura digital tem por objetivo utilizar soluções tecnológicas ligadas à informática para gerenciar a lavoura visando melhoramento da produção agrícola. O benefício da agricultura digital é elevar os índices de produtividade visando os lucros por meio de controle detalhado do uso de insumos, adubos e defensivos, redução de custos com mão de obra, monitoramento das condições climáticas que interferem nos processos de produção, monitoramento de pragas e doenças.

As expectativas são grandes em relação ao aumento da produção brasileira de grãos, carnes, celulose, frutas, leite, açúcar e outros setores nos próximos anos. Tudo isso em função da produtividade e tecnologias digitais aliadas com a produção sustentável.

Resultados práticos

A citricultura é alvo de muitas pragas e doenças, mas também conta com vários tipos de ferramentas para lidar com problemas fitossanitários. Assim, os softwares de gestão auxiliam os citricultores a monitorar seus pomares.

Um sistema de georreferenciamento gera mapas inteligentes de calor, facilitando a identificação do local exato onde há maior infestação de pragas e doenças. Por meio de um banco de dados é possível acompanhar cada talhão e comparar o seu desempenho.

Os drones são muito utilizados nos pomares cítricos, pois oferecem imagens nítidas diariamente de vários hectares do plantio. Com o mapeamento feito por drones consegue-se identificar doenças e pragas. E também é usado o drone pulverizador para realizar aplicações precisas, evitando desperdício de herbicida.

Nas florestas

Outro exemplo de sucesso é a adoção de tecnologias no manejo florestal. Os drones permitem mapeamento de áreas com detalhes da floresta, possibilitando a realização de inventários a partir do uso de ferramentas de alta precisão e geolocalização automática das árvores.

O inventário em florestas tropicais nativas apresenta dificuldade principalmente para localização de árvores de interesse comercial muitas vezes por causa da densa vegetação. Com a utilização de drones é possível mapear a copa das árvores e coletar informações que facilitam essa localização, contribuindo para a avaliação do potencial de exploração de madeira e para produção sustentável.

Outra pesquisa inovadora é o uso de drones para contagem de gado. A pecuária de precisão também aplica ferramentas digitais para acelerar o processo de eficiência do sistema de produção de carne e de leite, auxiliar na gestão da propriedade, melhorando a tomada de decisões, a eficiência, a produtividade e a rentabilidade no campo.

Essas tecnologias são usadas em pesquisas que buscam monitorar o comportamento animal, diminuir as emissões de gases de efeito estufa e recuperar pastagens degradadas.

Conhecimento é fundamental

A aplicação de tecnologias digitais no campo exige aprendizagem constante para entender os seus benefícios e aplicações. Negar-se a adquirir conhecimento das ferramentas digitais pode ser um fator bem limitante para o avanço da produtividade. Embora essas tecnologias estejam cada vez mais acessíveis a todos, desde as grandes fazendas até os pequenos produtores, uma grande dificuldade é a falta de conhecimento sobre a aplicação das ferramentas digitais no campo.

A conexão com a internet, recurso escasso na maioria das propriedades rurais, pode dificultar a implantação da agricultura digital na propriedade. E a internet no campo pode resultar em investimento que custa caro na adoção de tecnologias no campo, limitando o potencial produtivo de pequenos e médios produtores.

A solução

A troca de informações mútuas e a criação de grupos no whatsapp sobre manejo das culturas permite ao produtor saber as novas tendências e estar sempre atento às novidades da área agrícola. As redes sociais conectam profissionais do campo, empresários, produtores rurais e consultores da agricultura. É muito importante a conexão constante com parceiros do agronegócio.

As tecnologias demandam infraestrutura de telecomunicações no campo. São poucas as áreas agricultáveis do País conectadas à internet, principalmente em grandes propriedades. Algumas empresas conseguem conectar as máquinas nas fazendas por meio de um sinal de rádio emitido de um escritório central. Esse local recebe a conexão com a internet e a transmite via rádio para locais mais distantes da propriedade.

É necessário a expansão da internet no agronegócio, o aumento da produtividade no campo e a difusão de novas tecnologias e serviços inovadores nas propriedades rurais. Outro desafio é a capacitação da mão de obra no campo, que deve sofrer modificações com a informatização dos processos digitais. Também, a agricultura digital pode contribuir com a sucessão rural, apresentando novas oportunidades para retenção dos jovens. A internet no campo fortalece as ações de cooperativismo, educação à distância e atrai vários jovens para o meio rural, diminuindo o êxodo rural.

Os produtores precisam de qualificação para conhecer melhor as ferramentas digitais para campo. As tecnologias digitais são a grande aposta para a transformação da agricultura brasileira, bem como os sensores, os drones, aplicativos, softwares e sistemas de gestão, imagens de satélites, tratores, pulverizadores e colheitadeiras automáticas.

A agricultura digital está diretamente ligada ao desenvolvimento de polos de tecnologia e investimento constante em inovação que envolve desde as universidades, empresas e até mesmo o produtor. É somente por meio de investimentos e pesquisas em tecnologia de ponta que as dificuldades do campo serão solucionadas.

Investimento x retorno

Inovações tecnológicas são sempre muito bem-vindas, mas é fundamental para o produtor relacionar o custo com o benefício dessas tecnologias. Assim, as tecnologias garantem a sustentabilidade e criam novas oportunidades de trabalho no campo.

O produtor se beneficia com as técnicas de rastreabilidade, que permitem acompanhar desde a origem dos alimentos até a comercialização. A agricultura digital é mais inovação, com mais equipamentos, novos aplicativos e sistemas de gerenciamento que, além disso, contribuem com a geração de renda e com a economia nacional. 

A demanda mundial por alimentos é inevitável – os sistemas agroalimentares devem ser mais produtivos, eficientes e sustentáveis. As inovações e as tecnologias digitais são as soluções para o campo com aumento da produção, criação de empregos e geração de renda.

Certamente o produtor rural deve conhecer as inovações tecnológicas para o campo. No Brasil há várias exposições e feiras agrícolas em que os fabricantes das tecnologias apresentam para o mercado as novidades do setor.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pecuaristas aumentam produtividade com nutrição

Linha nutricional da Coopercitrus aliada ao manejo adequado garantem excelentes resultados no rebanho.

Precisão na medição das áreas e caracterização do relevo

A tecnologia LIDAR (da sigla inglesa Light Detection And Ranging; em português Detecção de Luz e Alcance) é uma tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz refletida de modo a obter a distância ou outra informação a respeito de um determinado objeto distante.

Chuva impacta na colheita da soja no Paraná

A qualidade da soja está bastante comprometida no sudoeste do Paraná. É o que mostra pra gente o produtor rural Laercio Dalla Vecchia que está enfrentando muitas adversidades climáticas desde o início da safra.

Manejo integrado de daninhas

Muitas formas de manejo de plantas daninhas podem ser utilizadas nos ambientes de cultivo, sendo que o uso dos métodos químico, físico, mecânico, cultural e biológico devem serem adotados de acordo com as especificidades de cada cultura, e para cada fase fenológica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!