26.6 C
Uberlândia
sábado, janeiro 18, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasComo adquirir mudas de café conilon da EPAMIG?

Como adquirir mudas de café conilon da EPAMIG?

Materiais foram produzidos em 2024 nos Campos Experimentais de Oratórios e Leopoldina

EPAMIG produziu 20 mil Mudas de Café conilon em 2024
 Fábio Tancredi – EPAMIG

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) iniciou no mês de dezembro de 2024, a venda e a entrega de cerca de 20 mil mudas de café conilon. Os exemplares, produzidos no ano de 2024, nos Campos Experimentais de Leopoldina e Oratórios (Zona da Mata), estão sendo negociados com produtores em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Esta é a segunda produção comercial de mudas de café Conilon pela EPAMIG. No começo do ano passado, um lote de 7 mil mudas foi vendido a um cafeicultor do município de Raul Soares (MG). A produção e disponibilização das mudas integra o projeto “Expansão do Cultivo de Café Conilon no Leste de Minas Gerais”, financiado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“O projeto tem ações voltadas para a Região Leste do Estado, entretanto, temos registrado o interesse de produtores de diferentes municípios aptos ao cultivo dessa espécie”, afirma o coordenador do trabalho Fábio Tancredi. “Das mudas produzidas em 2024, mil foram adquiridas por um produtor de Miracema (RJ), outras foram compradas por produtores mineiros e ainda temos mudas para comercializar”.

O material genético usado para a produção das mudas foi adquirido junto ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – (Incaper). “Este ano estamos multiplicando as quatro cultivares adquiridas: Diamante, Jequitibá, Centenária e Marilândia”, informa o pesquisador.

Os interessados em adquirir as mudas devem entrar em contato com a Assessoria de Negócios Agropecuários (Asagro) da EPAMIG pelo telefone (31) 3489-5060 ou e-mail asagro@epamig.br.

A produção de mudas de café conilon na EPAMIG tem se dado mediante demanda. “Nossa programação é expandirmos a produção aos poucos, de acordo com nossas condições e mantendo o treinamento da nossa mão de obra. A capacidade projetada para os viveiros nos campos experimentais em Oratórios e Leopoldina é de cerca de 200 mil mudas ao todo”, destaca Fábio Tancredi.

Ações da Pesquisa

Além de conduzir experimentos para avaliar a adaptabilidade das cultivares vindas do Espírito Santo às condições mineiras, a EPAMIG também possui um programa de melhoramento genético do café Conilon. 

“Nosso objetivo é, futuramente, registrar junto ao Mapa um material genético especificamente adaptado às condições de Minas Gerais. Avançamos nas pesquisas e nos aproximamos da fase de identificação de compatibilidade genética de cada clone que temos testado”, finaliza Fábio Tancredi.

ARTIGOS RELACIONADOS

11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira

Evento presencial acontece dia 24 de maio, no Campo Experimental da EPAMIG, em Três Pontas, e antecede a abertura da Expocafé 2022 ao público.

Expansão na produção de cebolas reforça a importância de cultivares híbridas adaptadas

Inovações no setor agrícola impulsionam o rendimento e a qualidade da cebolicultura brasileira

Fazenda Compostela terá equipamentos John Deere 100% abastecidos com o Be8 BeVant

Nesta quarta-feira, 27 de novembro, o presidente do ECB Group, Erasmo Carlos Battistella, anunciou o investimento em um novo projeto na área do agronegócio:...

EPAMIG lança cartilha sobre cultivo de pimenta Capsicum

Saiba as variedades tradicionais e novas, além das informações sobre as diferentes etapas da cadeia produtiva, da escolha da área de cultivo à comercialização da pimenta Capsicum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!