22.8 C
Uberlândia
quarta-feira, julho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiComo alcançar alta produtividade em batata-doce

Como alcançar alta produtividade em batata-doce

Autores

Adriana Araujo Diniz Professora adjunta II – UEMA/CESBAadrisolos2016@gmail.com

Antonio Santana Batista de Oliveira Filho Mestrando em Agronomia/Produção Vegetal – FCAV/UNESPa15santanafilho@gmail.com

Taís Soares de Oliveira ts0291001@gmail.com 

Myrelly Nazaré Costa Noletomyrellynoleto11@gmail.comGraduandas em Engenharia Agronômica – UEMA/CESBA

Batata-doce – Fotos: Shutterstock

Com o aumento do número de produtores de batata-doce (Ipomoea batatas) tem-se observado que a produção aumentou significativamente nos últimos anos, atrelado também às exigências dos consumidores, que visam na batata-doce uma alimentação mais saudável.

Para alcançar altas produtividades, é necessário que alguns cuidados sejam tomados durante o processo de produção, dentre estes: o plantio, a colheita e a boa resistência do material pós-colheita.

 Para uma alta produtividade, deve-se levar em consideração condições ambientais, como por exemplo uma boa temperatura, que está ligada à formação das raízes tuberosas (temperaturas entre 25 e 30ºC são consideradas ideais).

O fotoperíodo também é um fator essencial – fotoperíodo longo é o mais ideal para cultura. Desse modo, uma boa exposição à luz solar e temperatura adequada são consideradas ideais para aumentar a produtividade.

Além de se observar as condições ambientais, outros fatores também são primordiais para a busca de alta produtividade. Atividades como um manejo adequado do solo, uma boa adubação, irrigação correta, o controle de pragas e doenças e uma colheita realizada na época certa são fatores a serem levados em conta na hora de garantir maior produtividade.

Recomendações

A melhor época para o plantio da batata-doce deve levar em consideração as condições locais de cada região, e o preparo do solo é relativamente simples. Quando o solo é trabalhado para atingir condições ideais, o uso da grade pode se tornar eficaz para eliminar os torrões.

É aconselhável que o solo fique bem destorroado, de modo que a raiz tuberosa consiga se desenvolver satisfatoriamente. Os espaçamentos mais utilizados são de 0,80 m a 1,00 m entre fileiras e 0,25 m a 0,50 m entre plantas.

No processo de correção do solo a calagem deve ser realizada cerca de até 100 dias antes do plantio, após o revolvimento do solo e antes da gradagem, e a adubação pode ser completada em até 60 dias após o processo de calagem.

Outra etapa a ser realizada do plantio à colheita é o manejo e controle de pragas e doenças, pois pode acabar interferindo no desenvolvimento das plantas, diminuindo assim a produção da cultura e causando uma baixa produtividade e prejuízos financeiros.

Para o controle de plantas invasoras, o método mais comum é a capina, ou também pode ser utilizada a aplicação de herbicidas específicos. A irrigação deverá ser procedida em épocas muito secas, levando-se em consideração a necessidade da cultura.

O excesso de água pode acabar provocando um mau desenvolvimento da parte aérea e, consequentemente, a diminuição na produção das batatas. A última etapa é a colheita, realizada quando as raízes estão no tamanho desejado, normalmente em até 180 dias após o plantio.

Eficiência operacional

Um dos primeiros passos para melhorar a eficiência de uma lavoura é investir em ramas-semente de qualidade, pois estas vão constituir o começo de todo o trabalho e uma consequente produtividade alta.

Para a escolha, deverá se levar em consideração as condições ambientais do local, o produtor precisa conhecer bem sua propriedade, a região onde mora e que tipo de solo está presente no local (por meio de análise de solo), sendo aconselhado ao produtor que utilize em sua lavoura ramas-sementes devidamente certificadas e que apresentem qualidade garantida pelo fornecedor.

Outro ponto importante é a utilização correta de fertilizantes/adubos. Os nutrientes presentes no solo muitas vezes não são suficientes para garantir um bom desenvolvimento às plantas e, desse modo, a planta necessitará de adubação via utilização dos fertilizantes.

A eficiência desses produtos só é garantida se houver uma aplicação correta, sendo imprescindível levar em conta alguns requisitos, como a forma de aplicação do fertilizante, o tipo adequado, as necessidades nutricionais da cultivar e do solo.

[rml_read_more]

Versatilidade

A batata-doce apresenta uma boa fonte de fibra, elevada concentração de energia e carboidratos, além disso, pode servir de matéria-prima na indústria para produção de doces e amido. Em termos de produtividade, a cultura da batata-doce, se manejada de forma correta, apresenta alto rendimento de tubérculos.

Além disso, é uma cultura onde a planta inteira pode ser utilizada, desde a parte aérea e raiz tuberosa, na alimentação animal e humana. Atualmente, a batata-doce vem sendo também utilizada na produção de biocombustível, sendo esse processo, quando comparado com utilização da cana-de-açúcar, mais eficiente pois o ciclo de cultivo da batata-doce é mais rápido.

Erros

Basicamente, os erros mais comuns cometidos pelos produtores são a falta de conhecimento do manejo adequado e o uso inadequado de produtos que acarretam danos à produção. Em geral, a cultura necessita de adubação apropriada, irrigação de acordo com as necessidades fisiológicas e época de plantio correta para cada região, e se realizados de forma errônea podem acarretar em pequenas produtividades.

A falta de análise do solo correta para este tipo de cultura e espaçamento inadequado durante o desenvolvimento da lavoura gera perdas na produção. Se muito próximas umas das outras, as plantas podem acabar tendo um desenvolvimento defeituoso devido à concorrência por nutrientes e competição por espaço para crescimento das raízes tuberosas.

Por outro lado, espaçamentos muito longos favorecem o aparecimento de plantas daninhas que competem com a cultura. O tempo correto para a colheita também deve ser respeitado. Outro erro é a falta de estudo de mercado para traçar a logística do produto, gerando prejuízos e desperdícios para os produtores rurais.

Acertos

As formas mais adequadas para evitar os erros no cultivo são, inicialmente, preparar o solo com antecedência. Também é indicado consultar um engenheiro agrônomo, tanto para estudo do solo (umidade, textura, resíduos orgânicos e salinidade) como para avaliar o manejo necessário para um bom desenvolvimento da cultura.

Em sua maioria, a cultura da batata-doce apresenta alta rusticidade, potencial produtivo e alto valor alimentício, sendo desse modo uma cultura com boa relação custo e benefício. A batata-doce se destaca por cultivares que se adaptam bem a diferentes tipos de climas.

Alternativamente, a batata-doce tornou-se também muito importante para a agricultura familiar, dado que não apresenta grandes práticas para o cultivo. Apresenta viabilidade e importância para grandes produtores, bem como em áreas de agricultura familiar a produção da batata-doce consegue trazer ao produtor rural uma forma de sustento para a família, apresentando relativa lucratividade, e obtendo resultados satisfatórios.

ARTIGOS RELACIONADOS

Alho: Pesquisa busca viabilizar plantio direto

AutoresLeandro Hahn Pesquisador da Epagri, Estação Experimental de Caçador (SC) leandrohahn@epagri.sc.gov.br Neuro Hilton Wolschick Pós-doutorando – Universidade do Estado de Santa...

Tecnologia faz a diferença na comercialização da safra

Graças à Internet das Coisas (IoT) o agronegócio está cada vez mais conectado e a tomada de decisão por parte dos produtores está mais...

Congresso Brasileiro de Sementes discute presente e futuro da agropecuária brasileira

O evento, que será realizado em setembro, promete abordar também a importância da tecnologia em momentos de crise e instabilidade climática Referência em pesquisa sobre...

As chuvas chegaram, mas atraso compromete safra

MT: Chuvas retornaram e destravaram plantio, mas atraso compromete safra O plantio da safra de soja, em Mato Grosso, se distanciou ainda mais do ritmo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!