21.6 C
Uberlândia
sábado, junho 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiComo escolher a cenoura para o verão

Como escolher a cenoura para o verão

Tiago Henrique Costa Silva

Engenheiro agrônomo e RTV Adubos Araguaia (Cereais/HF)

tiago@agronomo.eng.br

 

Tiago Henrique Costa é Engenheiro agrônomo e RTV Adubos Araguaia (Cereais/HF)
Tiago Henrique Costa é Engenheiro agrônomo e RTV Adubos Araguaia (Cereais/HF)

As maiores dificuldades nos plantios de verão é a eficiência de plantio, pois nesta época é comum a alta incidência de chuvas, que trazem encharcamento do solo, atrapalhando a eficiência da plantabilidade, como: distribuição uniforme de sementes e profundidade ideal das sementes.

Características ideais do híbrido de verão

A escolha do híbrido de cenoura de verão vai depender da região de plantio. Para isso, é bom procurar uma assistência técnica especializada na região para obter informações sobre os materiais que se enquadram melhor regionalmente.

Porém, de forma geral, o ideal é que o produtor observe o nível de resistência e sensibilidade a doenças importantes, como a queima-das-folhas (Alternaria dauci), Cercospora carotae, bactéria Xanthomonas campestris e nematoides.

Melhor desempenho

O Brasil conta com uma gama de empresas privadas e públicas que investem em pesquisas de melhoramento genéticos, trazendo consigo um amplo portfólio de híbridos e variedades de cenouras, materiais estes que mostram aptidões de resistência a doenças, resistência a indução floral, e outros com melhores padrões de cenoura.

Tudo depende da região de plantio, e o que o produtor tem que fazer é ficar atento à sua realidade e se informar sobre os materiais que circulam com melhor desempenho na região. Com certeza, com essa consciência o produtor terá grandes chances de sucesso em seu negócio.

Cuidados com a produção de verão

Além de escolher as sementes recomendadas para sua realidade, o produtor deve investir no processo de preparo de solo, semeadura, irrigação, controle preventivo de pragas e doenças e adubação equilibrada, sempre mantendo os níveis de nitrogênio controlados, o que já traz um grande nível de sucesso para a lavoura.

Como não errar

Ao escolher o material a ser plantado, o produtor deve ficar atento ao formato das cenouras, que deve ser cilíndrico, de tamanho médio (classificação caixa 3A), ligeiramente pontiagudas, coloração externa alaranjada intensa e alta porcentagem de caroteno, características estas mais procuras no mercado consumidor.

Custo

O custo de produção varia de região para região, mas tem ficado entre R$ 22 mil e R$ 25 mil /ha. Este investimento pode chegar a mais de 100% de lucro, mas sem as recomendações citadas anteriormente, o produtor poderá amargar prejuízos.

Assim, é correto dizer que os produtores, neste ramo, investem pesado para garantir uma produtividade alta, pois se a colheita acontecer em época de preços baixos, a alta produção lhe garantirá uma margem de lucro compensatória.

Ninguém entra em um negócio como este pensando em perder, muito pelo contrário. E, embora os últimos meses não tenham sido favoráveis aos bons preços na cenoura, é de grande expectativa que eles voltem a subir e os produtores tenham de volta seus lucros.

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Clique aqui para adquirir agora a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ambiente estressante – Interferência direta na nutrição vegetal

AutorBreno Henrique Araújo Engenheiro Agrônomo, mestre em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, consultor da Rehagro e membro do Comitê Estratégico de Soja...

Bayer inaugura Estação de Pesquisa para sementes de hortaliças

A Bayer inaugurou, no dia primeiro de agosto, a Estação de Pesquisa da Unidade de Sementes de hortaliças da companhia, em Uberlândia (MG). Na...

Cuidados na germinação aumentam produtividade?

Com a utilização de soluções para equilíbrio nutricional, foi possível identificar também um maior arranque inicial, aumento de nós reprodutivos e vagens por plantas O período de germinação...

Hortaliças pequenas e saborosas têm mais valor

Luis Felipe Villani Purquerio Pesquisador do Instituto Agronômico, Centro de Horticultura felipe@iac.sp.gov.br Paulo César Tavares de Melo Pesquisador da USP-ESALQ, Depto. Produção Vegetal pctmelo@esalq.usp.br   O mercado de hortaliças está sempre...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!