25.8 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosComo escolher as sementes de soja

Como escolher as sementes de soja

Marco Alexandre Bronson e Sousa

Administrador de empresas e presidente da ABRASS

 

A semente é o principal insumo quando falamos de construção da produtividade. É no momento da escolha e da aquisição da semente que o agricultor define o máximo potencial produtivo de sua futura lavoura.

Assim, se ele escolher mal sua semente ou lançar mão da utilização de sementes não certificadas, já inicia sua atividade com seu potencial produtivo limitado, o que levará, sem dúvida, a um resultado negativo de sua atividade.

Cuidados na hora de escolher

A primeira ação, ao escolher uma semente, é buscar um produtor de sementes licenciado. Este, além de lhe entregar uma semente com qualidade garantida, vai saber posicionar sobre qual é a melhor cultivar para a sua região.

Grande parte dos problemas ocorre quando o agricultor opta por produzir sua própria semente ou busca uma semente sem origem, produzida de forma ilegal. Nestes dois casos, a chance de se obter uma semente com baixo padrão de germinação e vigor é muito maior.

Outro problema encontrado é o posicionamento errado de cultivares, ou seja, o plantio de variedade de soja não adaptada para aquela região. Para se resguardar destes problemas, a sugestão é que sempre se consulte o produtor de sementes licenciado da região, pois ele poderá orientar o agricultor e evitar a aquisição de sementes de baixa qualidade ou que não sejam indicadas para aquela região.

Critérios

O primeiro critério que o produtor deve adotar é a região onde será realizado o plantio. A partir daí poderá ser escolhida a variedade melhor adaptada. Posteriormente, é escolher um produtor de sementes de confiança para a recomendação e aquisição do insumo.

Não aposte o sucesso de sua atividade em sementes de uso próprio ou piratas. Busque sempre o auxílio de um produtor de sementes de confiança.

É sempre bom lembrar que a utilização de sementes sem origem, além de ser prejuízo na certa de sua atividade, é crime punido com pesadas multas. Sendo assim, sempre recomendamos aos agricultores a aquisição de sementes certificadas de um produtor de sementes licenciado.

Essa matéria você encontra na edição de Julho 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ciclo fenológico define plantio da cebola híbrida

Daniel Lucas Magalhães Machado Engenheiro agrônomo edoutorando em Produção Vegetal, ICIAG - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) danielmagalhaes_agro@yahoo.com.br Ernane Miranda Lemes ernanelemes@yahoo.com.br Roberta Camargos de Oliveira robertacamargoss@gmail.com Engenheiros agrônomos edoutores em...

Cobertura com capim braquiária aumenta a produção de soja e milho?

Autores Felipe Rogerio Nedilha Médico veterinário e mestrando em Produção Vegetal - Unicentro Laís Cristina Bonato Malmann Nedilha Engenheira agrônoma e doutoranda em Produção...

Jacto inaugura planta industrial na Argentina

A Jacto inaugura nesta sexta-feira, 16 de fevereiro sua planta fabril na Argentina. Serão produzidos no local três modelos de pulverizadores tratorizados da linha...

É lançado o primeiro bioinseticida para o controle do vetor do greening

  A notícia foi comunicada pelo gerente do Fundecitrus, Juliano Ayres, no dia 07 de dezembro, durante a Comemoração dos 40 anos da Instituição. O...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!