20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, março 29, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiComo fazer o manejo nutricional correto da uva de mesa?

Como fazer o manejo nutricional correto da uva de mesa?

Autor

Givago Coutinho
Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado)
givago_agro@hotmail.com
Crédito Defensive

Os processos que envolvem as etapas de suprimento e absorção dos compostos químicos essenciais para o desenvolvimento e metabolismo das plantas podem ser definidos como nutrição (Mengel e Kirkby, 1987).

De maneira geral, ao se tratar da nutrição da videira, deve-se considerar que existem dois tipos básicos de adubação: correção e manutenção, sendo que a primeira visa principalmente à correção acerca da fertilidade do solo, além da reposição dos nutrientes extraídos pela planta durante o ano, enquanto que a segunda visa a reposição dos nutrientes extraídos pela planta (NPK).

O processo nutricional da videira é complexo e depende de vários fatores. Dentre eles podemos citar as características físicas, químicas e biológicas do solo, o porta-enxerto utilizado, além das características inerentes à cultivar, como idade da cultura, vigor, potencial produtivo, destino da produção (mesa ou vinho), tipo de condução, dentre outros, devendo ser analisado com critério e com base em laudos de análises de solo e foliar nos vários estádios de desenvolvimento das plantas.

Vale lembrar que, dentre os micronutrientes, o boro merece destaque, pois é de suma importância para o florescimento da videira.

Dicas

São considerados três tipos básicos de adubação que envolvem o cultivo da videira: adubação de implantação, de crescimento e produção. Para a primeira é necessário ter em mãos o laudo contendo a análise do solo do local a ser implantado o vinhedo, anteriormente ao transplantio das mudas. Assim os adubos, tanto minerais quanto orgânicos, podem colocados na cova e misturados com o solo da própria cova onde o calcário já tenha sido previamente distribuído na área (a lanço) para a correção da acidez do solo.

A adubação de crescimento corresponde ao período compreendido após o transplantio das mudas até a poda de formação, quando se realizam as aplicações de nitrogênio, fósforo e potássio por meio de fertilizantes minerais, podendo os mesmos serem parcelados.

Por fim, na adubação de produção, que deve ser realizada posteriormente à realização da primeira poda de frutificação, deve-se adubar o vinhedo a cada ciclo vegetativo, podendo-se utilizar esterco, fósforo, potássio e nitrogênio, de forma equilibrada e com base na necessidade da cultura.


Evolução

Uma tecnologia que vem ganhando espaço é a utilização de fertilizantes de liberação controlada, que são produtos encapsulados ou recobertos que auxiliam na diminuição da lixiviação, além da redução da toxidez e da mão de obra, pois diminuem o parcelamento das adubações.

ARTIGOS RELACIONADOS

Sementes tratadas com micronutrientes

Os micronutrientes promovem um crescimento vigoroso das raízes, porém devem ser fornecidos nas quantidades adequadas, uma vez que o excesso pode causar toxidez e morte das sementes e plântulas.

Satis promove Circuito Tecnológico da cultura do feijão

O objetivo do circuito foi divulgar novas tecnologias no manejo da cultura, visando maior sanidade e incremento da produtividade Entre os dias 20 e 24...

Consorciação – Qual a ideal para a palhada?

Consorciação é a utilização de duas ou mais culturas de valor econômico ou não na lavoura. As plantas, após a colheita ou quando estão no seu máximo potencial vegetativo, sofrem a dessecação, para que possam servir de palhada para a cultura subsequente. Essa técnica funciona principalmente para regiões que possuem má distribuição de chuvas.

Nutrição vegetal da Abóbora Tetsukabuto

A abóbora japonesa tipo Tetsukabuto pertence ao gênero Cucúrbita e é um híbrido interespecífico, resultado do cruzamento de linhagens autofecundadas obtidas das espécies Cucúrbita...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!