18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Como fazer plantio de repolho

Como fazer plantio de repolho

Herika Paula Pessoaherika.paula@ufv.br 

Felipe de Oliveira Diasfelipedeoliveiradias@gmail.com

Jéssica Lino Gomesjessica.lino@ufv.br

Engenheiros agrônomos, mestres e doutorandos em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Repolho – Fotos: Shutterstock

A espécie Brassica oleraceae, da família Brassicaceae (antiga família Cruciferae), possui algumas variedades botânicas que são utilizadas comercialmente na alimentação humana.

Popularmente, as mais comuns são conhecidas como couve-de-folhas, brócolis, couve-flor e repolho. O repolho, por sua vez, é a variedade botânica B. oleraceae var. capitata. É caracterizado pelo imbricamento das folhas no final da fase vegetativa, formando uma cabeça compacta que é consumida de diversas formas: cru ou cozido, na forma de saladas ou como componente de diversas outras receitas na culinária.

Nutricionalmente, o repolho é rico em fibras, vitaminas (principalmente a vitamina C) e minerais (principalmente o cálcio).

Genética

O desenvolvimento de cultivares híbridas pelos programas de melhoramento genético do repolho possibilitou seu cultivo ao longo de todo o ano com cultivares adaptadas a diversas condições ambientais.

Propagação

A propagação comercial do repolho é feita exclusivamente por meio de sementes, que podem ser semeadas direto no canteiro onde se seguirá todo o cultivo ou ainda serem usadas na formação de mudas que posteriormente serão transplantadas para o canteiro definitivo.

No primeiro caso, já definido o espaçamento de plantio e o canteiro já preparado com todas as recomendações para a cultura, na semeadura direta no campo de produção é recomendada a utilização de pelo menos duas sementes por ponto numa profundidade de um a dois centímetros.

Isto porque no campo diversos fatores bióticos e abióticos podem afetar a germinação e promover falhas no estande de plantas, mesmo com alta porcentagem de germinação das sementes.

Por isso, após a emergência é recomendada também a técnica de desbaste de plântulas nos pontos em que ambas as sementes germinaram, eliminando-se aquelas de menor vigor. Outra técnica que pode ser necessária é o ressemeio das sementes, caso haja muitas falhas na germinação.

Mudas

Já no caso da produção de mudas, diversos recipientes podem ser utilizados como bandejas de isopor e/ou plásticos, tubetes e sacos plásticos. No caso de recipientes comerciais, há uma diversidade de tamanho de cada produto no mercado.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Como fazer plantio de repolho