18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Como garantir a alta produção com qualidade?

Como garantir a alta produção com qualidade?

Autor

Gilberto Rostirolla Batista de Souza
Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento – Ginegar Brasil
gilberto@ginegar.com.br

A Ginegar é uma empresa especializada em materiais para o agronegócio e apresenta inovações em filmes e telas de alta tecnologia para a produção agrícola em ambiente protegido. A proteção da cultura pode ser realizada por estruturas nomeadas de túnel (baixo ou alto), estufa com ou sem pé direito, telado com as laterais fechadas ou abertas, ou até mesmo casa-de-vegetação, com maior controle das condições climáticas.

As altas temperaturas, chuvas em excesso, ventos fortes e elevada radiação solar são alguns fatores de maior risco em causar danos às hortaliças, pois favorecem o aparecimento de doenças e distúrbios fisiológicos que resultam em quebra de produção ou perdas de qualidade dos produtos gerados.

Por essa razão, o cultivo protegido é a melhor estratégia para a garantia de proteção das culturas e para a produção agrícola ao longo das estações do ano (Figura1).

Atenção

A temperatura dentro das estufas pode atingir patamar bastante elevado devido à incidência de radiação, principalmente durante o verão. Isso pode levar à má formação da raiz, desbalanço nutricional e proporcionar a proliferação de doenças.

Fotos: Ginegar Brasil

Figura 1. Produção de tomates em ambiente protegido com materiais de alta tecnologia Ginegar para controle de temperatura, umidade relativa e luminosidade.

Como produzir com qualidade em ambiente protegido

Com a escolha dos produtos corretos para o fechamento da estufa é possível maximizar o controle do clima dentro do ambiente de cultivo e, para isso, a Ginegar Brasil possui em seu portfólio produtos específicos para as diferentes condições climáticas, que atendem às exigências de cada cultura, trazendo soluções para o produtor rural.

O primeiro passo para a implantação de um sistema de cultivo em ambiente protegido é a escolha do filme plástico para a cobertura, o qual deve permitir uma boa transmissão de luz. Neste caso, a Ginegar apresenta o filme Suncover AV 75 Difuso® de alta transmissão de luz PAR (87%) com alta porcentagem de difusão (75%).

O efeito deste filme favorece o espalhamento da luz dentro do ambiente, reduzindo o efeito de sombra e fazendo com que radiação solar atinja as folhas que em outros materiais ficariam sombreadas. Como resultado, as plantas apresentam aumento da eficiência fotossintética, atingem a máxima homogeneidade de desenvolvimento das mudas e reduzem a queima dos frutos.

A Ginegar apresenta também a linha de produtos térmicos que promovem fotoconversão da radiação solar, com aumento de qualidade de luz para a máxima eficiência fotossintética. Para essa linha, a Ginegar desenvolveu o filme Suncover AV Blue® (transmissão de luz PAR de 78% e difusão de 67%), recomendado especialmente para regiões de alta intensidade luminosa e temperaturas elevadas, pois reduz, em média, 5°C devido aos aditivos da fotoconversão.

O conjunto de efeitos da tecnologia do filme Suncover AV Blue® permite a economia de 10% de aplicação de nutrientes e 20% de irrigação, desenvolvimento radicular mais acelerado (Figura 2), uniformidade de desenvolvimento entre as plantas para culturas como tomate (Figura 3), pimentão e morango, resultando em alta produtividade e qualidade de frutos formados.

Figura 2. Desenvolvimento saudável e uniforme do sistema radicular de tomate grape produzido sob filme Ginegar Suncover AV Blue®.

Figura 3. Produção de tomate grape em ambiente protegido com filme Ginegar Suncover AV Blue®

Tecnologias Ginegar

Os filmes multicamadas de alta tecnologia Ginegar possuem aditivos antiestáticos, que promovem menor acúmulo de poeira; aditivos com efeito antivírus nomeados em AV, que auxiliam na redução da população de insetos por bloquear a entrada de radiação UV; aditivos de alta difusão de luz PAR e aditivos de fotoconversão, com aumento de radiação azul, vermelha e vermelha-distante utilizadas pelas plantas para os processos fotossintéticos.

Os filmes multicamadas Ginegar apresentam garantia de uniformidade de espessura e estão disponíveis com 100, 120, 150 e 200 micra, em larguras variando de 4,0 a 12 m.

A Ginegar é uma das principais fabricantes de tecnologias em filmes plásticos e telas agrícolas no mundo, e se caracteriza pela preocupação em desenvolver soluções para as mais diversas culturas em climas distintos.

Nosso corpo técnico especializado tem por função orientar sempre o produtor agrícola na escolha mais assertiva para o seu produto e necessidades para cada fase de desenvolvimento. Nosso contínuo investimento em pesquisa e desenvolvimento garantem ao produtor agrícola brasileiro a aquisição de tecnologias comprovadamente eficientes para seus cultivos, promovendo maiores rendas ao produtor rural.

Ginegar Brasil, conhecendo suas necessidades, contribuindo para seu crescimento!

Inicio Revistas Hortifrúti Como garantir a alta produção com qualidade?