Como garantir uma boa produtividade das cenouras?

0
5
Como garantir uma boa produtividade das cenouras?
Como garantir uma boa produtividade das cenouras?
Fotos: Cláudio Ottoni

Cláudio Carvalho Ottoni é produtor de cenouras na fazenda São Pedro, localizada na cidade de Uberaba (MG), onde ele produz uma média de duas mil caixas de cenoura por hectare ao ano. Segundo ele, no inverno são indicadas as variedades Maestro e Soprano, enquanto no verão a mais utilizada é a Verano. As variedades utilizadas pelo produtor são da Vilmorin (empresa de sementes).

Além de uma boa semente e a variedade correta para cada época do ano, é necessário ter um manejo adequado. “Para garantir uma boa produtividade é necessário fazer uma boa rotação de culturas, porque é o solo que garante a segurança de preparo e qualidade em relação aos nematoides. Então, é importante cuidar muito bem da terra”, expõe Cláudio.

Sementes peletizadas

“As sementes peletizadas, como a Verano, que eu mais trabalho, garantem uma qualidade de plantio superior, mas para isso é necessário ter um cuidado específico. Não adianta ter uma ótima semente, perfeita em germinação, se não for feita a regulagem do equipamento de plantio. Então compensa gastar um pouco mais de tempo para alcançar qualidade inicial do plantio, que é o berço para uma planta nova, e com isso ter um futuro de qualidade, de melhor descarte, então é muito importante a qualidade, além da semente, da semeadura”, explica Cláudio.

Os benefícios

Ao utilizar as sementes peletizadas Cláudio notou os seguintes benefícios: eliminação do raleio, qualidade da distribuição entre plantas, quantidade mínima de sementes duplas e, por reflexo, sucesso da produção.

A Vilmorin

A Vilmorin do Brasil atua fortemente em importantes espécies no mercado brasileiro, tais como cenoura, alface e tomate. A Vilmorin fez parte da transformação do mercado de cenouras, com a introdução de híbridos inovadores, como a Maestro F1, que é referência no segmento de inverno, e a Verano F1, principal híbrido para semeios de verão.

A tecnologia de sementes Vilrob, exclusiva da Vilmorin, melhora a plantabilidade, o rendimento e a qualidade das raízes, reduzindo bastante o custo com mão de obra. Hoje, a Vilmorin do Brasil ocupa posição de destaque no mercado profissional de sementes de hortaliças, oferecendo mais de 30 variedades diferentes em cerca de 17 espécies para seus clientes.

“Trabalho com a Vilmorin desde 2004, quando iniciou o desenvolvimento e a seleção dos materiais tropicais. A Verano foi o primeiro material com sucesso e líder no mercado em vendas da Vilmorin. Vejo que a empresa trabalha com muita honestidade para com o produtor”, declara Cláudio.

A Vilmorin criou as suas próprias variedades visando atender os requisitos de cultivo de cenouras durante todo o ano.


Maestro F1 – Referência para o cultivo de inverno

Benefícios – Alta qualidade de raízes aliada a alta produtividade na lavoura.

Soprano F1 – Qualidade superior no cultivo de inverno

Benefícios – Alta qualidade de raízes com muito boa tolerância ao Pythium sp.

Músico F1 – Aliança entre qualidade e precocidade no inverno pleno

Benefícios – Alta qualidade e colheita mais precoce.

Tropico F1 – Seu verão com muito mais qualidade

Benefícios – Cenoura com alta qualidade no verão pleno, menores perdas em épocas chuvosas e altas temperaturas.

Verano F1 – A cenoura perfeita para o verão brasileiro

Benefícios – Segurança no plantio, alta tolerância ao pendoamento precoce e produtividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui