20.6 C
Uberlândia
terça-feira, julho 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasComo plantar pepinos de forma orgânica?

Como plantar pepinos de forma orgânica?

Crédito Miriam Lins

Muitas pessoas têm dúvidas do que pode ou não ser plantado em casa e por falta de informação acabam deixando de plantar diversas cultivares que podem sim serem semeadas em ambientes urbanos, um desses exemplos é o pepino. A hortaliça consumida em inúmeros lares brasileiros principalmente em saladas, é extremamente nutritiva, saborosa, rica em água, antioxidantes e minerais.

Assim como o feijão, o pepino nasce de uma planta trepadeira e necessita apenas de um apoio para se enrolar, como uma grade ou tela. Em poucas semanas, aparecem as primeiras flores, que são comestíveis e têm sabor adocicado. Em cerca de 50 dias já é possível colher os frutos.

Se você tem a intenção de plantar pepinos em sua casa, vamos ensinar para você o passo-a-passo:

Escolha onde e como semear

Você pode plantar seus pepinos em vasos, canteiros ou floreiras! Não é preciso fazer mudas e transplantar, e você já pode escolher o vaso final assim que começar a preparar a terra. Esta deve estar sempre úmida, mas não encharcada e bem nutrida. Caso opte por plantar em vasos, é importante que eles tenham furos na parte inferior, para evitar acúmulo de água e possibilitar uma boa drenagem. Outra dica é fazer três camadas no vaso de argila expandida, areia e terra. O ideal são vasos de no mínimo 30cm de profundidade.

Para fazer a semeadura, faça um buraco de 0,5cm na terra e coloque três sementes dentro. Caso queira plantar vários pepinos, o espaçamento recomendado é de 50cm entre cada cultivar.

Como adubar

O segredo da adubação é o uso do boro, que deixa ele crocante, firme e faz a planta crescer mais saudável.

Uma solução eficaz e ainda mais prática para garantir o bom desenvolvimento de seus pepinos é a utilização do Fertigarden Multiuso. Quando as plantas atingirem 10cm, você pode fazer as aplicações a cada dez dias. Durante a época de floração da cultivar você também pode utilizar o Fertigarden Flores.

Tutorando para garantir o crescimento

O pepino é uma planta trepadeira, o que torna essencial que elas sejam escoradas para se desenvolverem. Para isso você pode deixar ela se enroscar em um arame, rede ou em fios. Outra opção é usar um tutor (que pode ser um bambu, um cabo de vassoura e feito com madeiras que você tem em casa).

A importância das abelhas

Crédito Miriam Lins

Se você plantar pepinos é fundamental solicitar a ajuda de pequenas amigas, as conhecidas abelhas. Elas são as responsáveis pelo processo de polinização das plantas, que garante a reprodução vegetal. Neste caso, a nossa dica é plantar seus pepinos em ambientes externos ou em áreas abertas, onde é maior a possibilidade de contato com esses bichinhos. Outra recomendação é cultivar junto aos pepinos flores que podem atrair abelhas, como é o caso da Alyssum Branca ou Alyssum Violeta e dos Girassóis.

Alguns pepinos não precisam do processo de polinização, como é o caso do Pepino Durango, uma variedade de sabor mais adocicado e menos amargo que outros pepinos No caso dele, você pode realizar o plantio em ambientes mais fechados e não precisa se preocupar com a ajuda das abelhas!

Hora da colheita

Normalmente, o pepino fica pronto em 45 dias ou então em 35 dias, como variedades como o Durango. Uma colheita de pepinos dura dois meses, proporcionando ingredientes à vontade para o preparo de pratos muito especiais. Outro ponto positivo é que quanto mais você colher, mais a planta vai produzir.

Uma ótima dica é começar a colheita sempre pelos frutos que estão mais próximos do solo, que são os mais maduros.

E aí, vamos comer melhor e plantar pepinos em casa?

*Por Amanda Inoue, coordenadora de pesquisa e produção de sementes na ISLA Sementes

ARTIGOS RELACIONADOS

Como escolher a tela ideal

A escolha da estrutura deve estar adequada às reais necessidades individuais e dos materiais de cobertura. O tipo de tela depende do que se cultiva e do que se deseja do microclima.

Yoorin Fertilizantes participa da FEACOOP 2017

Companhia, que foi a primeira empresa de insumos agrícolas do mundo a receber o selo de sustentabilidade ProTerra, expõe ao mercado sua linha de...

Beneficiamento de hortaliças e frutas

O beneficiamento cuidadoso é essencial para preservar a qualidade das hortaliças e frutas.

Oceana Minerals marca presença em uma das maiores feiras da Europa com a alga Lithothamnium

Responsável pela extração e aproveitamento da alga marinha Lithothamnium, em jazida sob sua concessão na costa Norte do Brasil, a Oceana dá um importante...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!