Como produtores e cooperativas podem garantir a compra de fertilizantes

0
21
Divulgação

Custos altos dos insumos agrícolas e escassez de produtos básicos no mercado. O cenário para a agricultura brasileira não é dos melhores. Para se ter ideia, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária aponta que os custos de produção de soja da safra 2022/2023, no MT, devem ficar cerca de 43% mais caros, em comparação com o período anterior.

Dentro deste contexto, para garantir a compra de fertilizantes, diminuir as incertezas e conseguir uma previsibilidade para os custos, produtores, cooperativas, misturadoras e distribuidoras precisam investir em alternativas.

Uma solução extremamente eficaz e segura é participar do pool de compras, organizado pela Autem Trade Company (https://www.autem-tra.com/pt). Com uma carteira de mais de 270 clientes, de cerca de 20 países, a empresa é referência na importação de insumos agrícolas e na exportação de commodities, como soja, milho e café, entre outras.

De acordo com Davi Alvim, CEO da Autem Trade Company, o pool de compras para importação de insumos agrícolas foi desenvolvido para os produtores, cooperativas, misturadoras e distribuidoras que desejavam importar diretamente, mas ou não possuíam volume suficiente ou não queriam correr o risco de se aventurar no mercado externo.

“No pool de compras, nós agregamos estes compradores, que nos fornecem as garantias financeiras. Efetuamos, então, a aquisição do produto, conduzindo todas as etapas de importação, e o cliente realiza o pagamento somente após a entrega do produto nacionalizado. É como se o cliente estivesse importando, mas de forma simples, segura e sem os riscos que envolvem a importação tradicional”, acrescenta Claudio Bastos, diretor operacional da Autem Trade Company.

Atualmente, a empresa está trabalhando com um pool de compras para a importação de ureia, mas há projetos para o fornecimento de cloreto de potássio e MAP, entre outros. Produtores e cooperativas de qualquer Estado brasileiro podem participar desta iniciativa, que tem lote mínimo de 500 toneladas.

A disponibilidade de compra vai até o fechamento da capacidade da embarcação e, após esse período, terão de aguardar o início de um novo pool. Você quer conhecer mais sobre a Autem Trade Company ou fazer contato para participar do pool de compras? Então, acesse https://www.autem-tra.com/pt