23.1 C
São Paulo
quinta-feira, janeiro 20, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Notícias Como realizar a irrigação em períodos de chuva?

Como realizar a irrigação em períodos de chuva?

É fato que a estiagem prejudica e muito a agricultura. A água é o elemento principal na vida de qualquer espécie de planta. Porém, além da escassez, o excesso de água também pode fazer mal a uma planta. E a dúvida que sempre ocorre aos agricultores é se a irrigação também deve ser realizada em períodos de chuva. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a irrigação durante os períodos chuvosos tem muita utilidade.

A presença de água na lavoura não é necessariamente um benefício. O excesso de água pode provocar a erosão superficial excessiva ou a lixiviação dos nutrientes, que é o carregamento pela água dos nutrientes no solo para camadas mais profundas. Ou seja, água em excesso prejudica as plantas e gera prejuízos.

Diferentes realidades em um só país

O Brasil é um país de dimensões continentais, que apresenta realidades distintas em suas regiões quando se compara a distribuição e o volume de água nos períodos de chuva. Enquanto algumas regiões sofrem com problemas devido à escassez por longos períodos, regiões apresentam abundância de água disponível.

Na região do semiárido, por exemplo, que está inserida em alguns estados da região Nordeste e norte de Minas Gerais, o clima quente e seco prevalece durante o ano. Estes locais sofrem com estiagens prolongadas e métodos de irrigação localizados são mais indicados, pois o consumo de água é menor.

Regiões próximas às áreas de florestas tendem a possuir índices pluviométricos mais elevados durante o ano. Porém, o excesso de água também pode ser prejudicial para as plantas. Chuvas de elevada intensidade e curta duração podem acarretar na erosão superficial do solo, danificando a estrutura e provocando o carregamento dos nutrientes e matéria orgânica presentes na superfície e no perfil do solo.

Nutrição durante as fases de desenvolvimento da planta

As plantas necessitam de nutrientes e água durante todas as fases de seu ciclo produtivo. A fertirrigação é uma técnica que utiliza o sistema de irrigação para fornecimento de nutrientes e pode ser uma forte aliada, já que pode ser realizada durante todo o ano, tantos em períodos de chuva quanto em períodos de seca, respeitando o ciclo da cultura, demanda hídrica nutricional da planta e a quantidade de nutrientes já presente no solo. O tubo de venturi valvulado da Víqua é uma excelente ferramenta para ser utilizada para durante a fertirrigação.

A água em excesso pode ser prejudicial para as plantas, porém mesmo em períodos de chuva é interessante o uso do sistema de irrigação para o fornecimento de nutrientes essenciais ao crescimento e desenvolvimento da planta.

Conheça o tubo de venturi e toda nossa linha de soluções para irrigação e automação, acessando nosso site.

Conclusão

Vimos neste artigo que a chuva constante não é sinal de lavoura sadia e produtividade. Em excesso, ela pode prejudicar e muito qualquer plantação. Para resolvermos este problema, precisamos estudar caso a caso, de acordo com o solo, com a região e com o índice pluviométrico de cada localidade. Cada situação exige um período e um sistema diferente de irrigação. Portanto, em caso de escassez ou excesso de chuva, planejamento sempre foi a palavra de ordem, desde que a plantação seja, é claro, equipada com os produtos ideais de irrigação.

Inicio Notícias Como realizar a irrigação em períodos de chuva?