18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Como realizar o cultivo de abobrinhas sob telado?

Como realizar o cultivo de abobrinhas sob telado?

Autores

Ronaldo Machado Junior
ronaldo.juniior@ufv.br
Rebeca Lourenço de Oliveira
rebecalourencoo@gmail.com
Engenheiros agrônomos, mestres em Fitotecnia e doutorandos em Genética e Melhoramento – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Fotos: Ginegar

A abobrinha (Cucurbita pepo L.) é conhecida no Brasil como abobrinha italiana, abóbora de moita ou abobrinha de tronco. Possui frutos de formato cilíndrico/cônico e coloração verde clara com estrias verde escuras, sendo uma das dez hortaliças de maior valor econômico e produção nacional.

As abobrinhas são cultivadas principalmente em pequenas propriedades e oriundas de mão de obra familiar. Tal fato contribui para a manutenção do homem no campo e ao mesmo tempo estimula a geração de empregos, pois as atividades são desenvolvidas com baixa utilização de maquinários agrícolas.

Entretanto, nos últimos anos o uso de telados e ambientes protegidos vem crescendo para este tipo de cultivo, devido aos acréscimos na produtividade e qualidade em função da adoção que este tipo de tecnologia proporciona, sobretudo na estação chuvosa.

Entenda melhor

O cultivo protegido se caracteriza por ser um sistema de produção agrícola especializado, que possibilita certo controle das condições climáticas, como: temperatura, umidade do ar, radiação, vento e composição atmosférica. Além disso, o cultivo protegido permite a realização de cultivos em épocas que normalmente não seriam escolhidas para a produção a céu aberto, maximizando as taxas de crescimento das espécies vegetais e possibilitando a redução do ciclo da cultura.

As telas protegem, ainda, contra danos mecânicos causados pela chuva, granizo e vento, além de oferecer proteção ao ataque de pássaros e insetos. Outra interessante vantagem é que a tela de sombreamento fornece conforto térmico ao trabalhador, podendo aumentar sua eficiência nas tarefas dos tratos culturais, fitossanitários e colheita.

Influência no cultivo de abobrinhas

Recentemente o uso de diversos modelos de telas coloridas tem substituído as de sombreamento de cor preta. As telas coloridas, também conhecidas como telas fotosseletivas, são fabricadas com polietileno de baixa densidade (PEBD) em várias colorações (azul, vermelho, amarelo e cinza).

Em seu processo de fabricação são incorporados aditivos cromáticos, elementos dispersivos e reflexivos, com o objetivo de aumentar a radiação difusa e modificar a qualidade espectral da radiação transmitida.

Estas telas fotosseletivas, além de atenuarem a radiação solar e a luminosidade em regiões de alta intensidade energética, propiciam também a transmissão de espectros da radiação solar incidente de melhor qualidade sob o ponto de vista do processo fotossintético.

A melhor qualidade da radiação solar incidente sob telas fotosseletivas pode favorecer o processo fotossintético, resultando no maior desenvolvimento das plantas e/ou no encurtamento de seu ciclo. Isso é de fundamental importância para os agricultores, pois pode reduzir os custos de produção e aumentar o valor agregado do produto, propiciando maiores lucros.


Benefícios do uso das telas fotosseletivas:

Ü Melhor controle microclimático;

Ü Proteção mecânica contra granizos e ventos fortes;

Ü Aumento de produtividade e qualidade;

Ü Reduz os níveis de queima por golpe de sol (quando comparado com telas pretas ou brancas comuns);

Ü Aumento de calibre;

Ü Melhora a coloração (intensidade e uniformidade da coloração);

Ü Aumenta o ºBrix (conteúdo de sólidos solúveis);

Ü Pode acelerar ou retardar o florescimento e frutificação de acordo com a tela utilizada;

Ü Menor incidência de insetos.


Vantagens das telas fotosseletivas

Ainda não foram observados relatos na literatura para abobrinha, entretanto, as telas fotosseletivas vêm sendo empregadas em diversas outras culturas, principalmente em hortifrútis.

Estudos indicam acréscimos de 30 a 50% na produção e melhoria na qualidade de seus produtos, o que estimula produtores a implementarem gradativamente seu uso em diversas culturas, clima e sistema de cultivo.

Portanto, estudos são necessários para avaliar a consequência e os possíveis benefícios decorrentes do uso de telas fotosseletivas para esta cultura. A utilização desta técnica é recente, sendo necessário mais pesquisas para explorar todo o potencial dessa tecnologia e realmente melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos vegetais.

Assim, é necessário identificar a tela que deve ser utilizada, sendo compatível com a cultura e o produto de interesse comercial, pois em alguns casos pode ser prejudicial.

Fique atento

Para não errar, é importante contar com profissionais e empresas qualificadas que tenham conhecimento sobre a cultura e a tecnologia a ser implementada em seu cultivo, possibilitando a redução de erros rotineiros, economia no investimento e agilidade na instalação.

Inicio Revistas Hortifrúti Como realizar o cultivo de abobrinhas sob telado?