15.2 C
Uberlândia
domingo, julho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosConab faz novas operações de apoio a produtores de trigo

Conab faz novas operações de apoio a produtores de trigo

Na próxima quarta-feira (18), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade às operações de apoio ao escoamento de trigo produzido na Região Sul do Brasil com mais dois leilões.

O primeiro será de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural ou suas Cooperativas (Pepro), pela venda e escoamento de 137,5 mil t do produto, safra 2016/17. Em seguida, a Companhia fará a oferta de Prêmio para o Escoamento de Produto (PEP) para 52,5 mil t de trigo em grãos, também da safra 2016/17.

Os leilões de Pepro e PEP de trigo vêm sendo realizados desde dezembro, em atendimento à demanda apresentada ao governo por representantes do setor. As operações foram retomadas na primeira semana de janeiro, com o objetivo é incentivar a equalização de preços do trigo produzido nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No Pepro, a subvenção refere-se ao valor que o governo federal paga ao arrematante (produtor rural ou sua cooperativa), desde que ele comprove a venda e o escoamento do produto de acordo com o que está determinado em edital. Já no PEP, a subvenção é concedida às indústrias que adquirirem o trigo pelo preço mínimo fixado pelo governo federal. Para receberem o prêmio, elas também precisam comprovar o escoamento do grão conforme estabelecido no edital.

Em 2016, a Companhia realizou três leilões de Pepro, quando foi ofertada subvenção para 592,5 mil toneladas de trigo e negociado prêmio para 397 mil t. Além destas, também foram realizadas três operações de PEP, com a oferta de 322,5 mil toneladas e a comercialização do prêmio para 47,7 mil t.

 

 


Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Cresce a ferrugem da folha nas lavouras de trigo

A ferrugem da folha é uma ameaça para as lavouras de trigo.

Alerta para manchas foliares em trigo

O elevado tempo de molhamento foliar aliado a temperaturas amenas em algumas regiões de cultivo do grão favorecem o surgimento e desenvolvimento de doenças fúngicas.

Solução para resistência a herbicidas está chegando

Pragas resistentes a herbicidas ameaçam os cultivos e a produtividade em todo mundo. Agora, no entanto, pesquisadores da Universidade de Queensland deram um importante passo para a solução deste problema. A Escola de Química e Ciências Moleculares da universidade australiana fez uma descoberta fundamental sobre o mecanismo de funcionamento do penoxsulam (ingrediente ativo do herbicida mais vendido para arroz e trigo).

Trigo no Cerrado é tema de live nesta segunda, na Agrobrasília Digital

No primeiro dia da Agrobrasília Digital, realizada de 6 a 10 de julho, a Embrapa promove um debate online sobre as oportunidades para o crescimento do trigo na região central do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!