25.8 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasConcurso regional do Queijo Minas Artesanal será realizado no Camaru 2015

Concurso regional do Queijo Minas Artesanal será realizado no Camaru 2015

Queijo Minas Artesanal -  foto Alexandre Souza
Queijo Minas Artesanal – foto Alexandre Souza

A região do Triângulo Mineiro terá a primeira edição do concurso do Queijo Minas Artesanal (QMA) durante a 52ª Exposição Agropecuária de Uberlândia ” Camaru 2015. O evento será promovido pela Emater-MG, em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia, no dia 3 de setembro, às 13 horas, no estande da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA).

Poderão participar do concurso, produtores de queijo que estiverem em processo de legalização das queijarias junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Cerca de 20 propriedades rurais atualmente estão nestas condições nas cidades de Araguari, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Romaria, Tupaciguara e Uberlândia. Estes são os municípios que formam a 6ª região produtora do QMA homologada em março de 2014, durante a Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais (Femec). As inscrições podem ser feitas até 12 de agosto, nos escritórios da Emater dos municípios.

Para o presidente do Sindicato Rural, Thiago Soares Fonseca, a promoção do concurso servirá para gerar oportunidades de negócios para os produtores. “Esta é uma das formas usadas para agregar maior valor ao Queijo Minas Artesanal produzido no Triângulo Mineiro“, afirmou.

De acordo com o gerente regional da Emater-MG em Uberlândia, o engenheiro agrônomo Gilberto Carlos de Freitas, o objetivo do concurso é estimular a produção deste tipo de queijo com qualidade. “Com esta ação pretendemos incentivar os produtores para que busquem alcançar maior valorização do produto no mercado e divulgar o trabalho das queijarias“, afirma. Segundo o agrônomo, o rendimento econômico da produção artesanal de queijos está intimamente relacionado com a qualidade dos produtos. “Com a realização desse concurso podemos verificar as características dos produtos de cada queijaria bem como  apresentar aos consumidores um produto de qualidade, além de gerar mais renda para as famílias produtoras desse produto que é uma tradição mineira“, conclui.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Cochonilhas podem atacar e causar a morte do cafeeiro

Lenira Viana Costa Santa-Cecília Engenheira agrônoma e pesquisadora do IMA/EPAMIG Sul/EcoCentro/Lavras (MG) Brígida Souza Engenheira agrônoma e professora do Departamento de Entomologia da UFLA/ Lavras...

Mais resistência com o silício

Celso Auer Álvaro Figueredo dos Santos Pesquisadores da Embrapa Florestas O silício é reconhecido devido à sua influência na resistência das plantas em resposta a ataques de...

Silício aumenta resistência ao acamamento do milho

O silício (Si) é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre, constituindo cerca de 27% de sua massa, logo após o oxigênio (O). Apesar disto, o Si não é encontrado como elemento puro na natureza, mas na forma de minerais silicatados. Alguns destes minerais são mais solúveis, liberando silício na forma lábil para as plantas, mas alguns, como o quartzo (terceiro mineral mais abundante na crosta), é muito pouco solúvel. Por isto, apesar do solo possuir grande quantidade total de Si, a quantidade disponível para as plantas é bastante variável.

Qual o consumo de água do café?

A produção de café requer uma quantidade significativa de água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!