23.3 C
São Paulo
quinta-feira, julho 7, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Destaques Confira seis soluções que têm revolucionado o setor do agronegócio

Confira seis soluções que têm revolucionado o setor do agronegócio

O setor do agronegócio vem crescendo ano após ano. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indicam que foram abertas 150 mil vagas de trabalho em 2021. Pode-se afirmar então que esse é um dos setores que mais crescem no Brasil e representa pouco menos de 30% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

É importante comentar que as startups têm um papel determinante nesse avanço e são responsáveis por trazer diversas inovações e ferramentas que facilitam o dia a dia e alavancar o faturamento do setor. Diante disso, separamos seis soluções que têm revolucionado o agro e ajudado no desenvolvimento das empresas desse segmento. Confira:

Utilização de cartão corporativo ao invés do reembolso tradicional

Os cartões corporativos oferecem uma solução financeira simples e completa, principalmente para custear despesas com alimentação, transporte e hospedagem dos colaboradores, sem que a conta pessoal deles seja impactada. Além disso, melhora o planejamento e controle deles. Com o cartão oferecido pelo VExpenses, plataforma que automatiza a gestão de despesas de equipes e funcionários, todos conseguem administrar em tempo real os gastos, o que proporciona mais tranquilidade tanto para as companhias como para os funcionários.

Inserção de braços robóticos 

Nas chamadas aplicações de fim de linha, os robôs colaborativos podem realizar as atividades relacionadas à cadeia de suprimentos, desde o enlatamento e embalagem, até a paletização. Com o guia 3D e os sistemas de aprendizado de máquina dos cobots  da Universal Robots, empresa pertencente à Teradyne, que tem como objetivo tornar a tecnologia robótica mais acessível por meio do desenvolvimento e distribuição de braços robóticos industriais flexíveis e colaborativos, eles também podem automatizar as atividades de coleta de lixo em lotes compostos por objetos de diferentes formas, pesos e materiais.

 Automatização dos processos de IDD

Para obter mais segurança nas relações comerciais, é indispensável verificar a integridade de possíveis fornecedores, investidores e parceiros de negócio. Hoje é possível automatizar processos de Due Diligence de Integridade (IDD) com plataformas de big data. O upMiner é um exemplo disso. A solução da upLexis, empresa especializada em mineração de dados, é capaz de buscar informações sobre pessoas e empresas em mais de duas mil fontes de consulta e gerar relatórios estruturados para análise e tomada de decisão. 

Conexão entre produtor e comprador

A startup mineira Grão Direto, acelerada pelo InovAtiva Brasil, é Tetra na lista das 100 Startups to Watch nos anos de 2021, 2020, 2019 e 2018. Criada em 2016, a Grão Direto tem o propósito de conectar vendedores e compradores de grãos de forma mais eficiente, segura e moderna, por meio de uma plataforma digital. Atualmente, já são centenas de milhares de toneladas de soja, milho e sorgo, negociadas digitalmente, tanto no mercado à vista, quanto no mercado a termo (travamentos futuros) e barter (permuta). Além de fábricas de ração, cooperativas, cerealistas, corretoras, confinamentos, granjas, entre outros, a Grão Direto atende também grandes tradings.

Aproximando a assistência técnica do pequeno produtor

Acelerada pelo InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental em 2020, a Maneje Bem criou um software para facilitar a assistência técnica agrícola e garantir aos agricultores o acesso a informações de qualidade combinado à organização do trabalho dos profissionais de campo, chamado ManejeChat. Sua tecnologia possibilita a coleta de dados e promove inteligência para tomada de decisão no campo, organizando cadeias produtivas junto às agroindústrias a fim de promover o desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social da agricultura familiar. 

Análise preditiva de incêndios, pragas e saúde de lavouras

Lavouras e florestas podem se beneficiar do monitoramento de imagens de satélite por algoritmos de inteligência artificial – trabalho realizado pela Quiron Digital. A partir de análises avançadas das imagens, a startup consegue prever com até 10 dias de antecedência a ocorrência de incêndios, verificar a saúde da vegetação e a existência de pragas. A startup tem a ambição de estabelecer o Brasil como um exportador de tecnologia de monitoramento de florestas. Para isso, participa de programas de internacionalização como o StartOut Brasil. Por meio dele, já fez conexões em Lisboa e, atualmente, está participando do ciclo Santiago do programa. 

Inicio Destaques Confira seis soluções que têm revolucionado o setor do agronegócio