23.5 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
- Publicidade -
InícioEventosCongresso Aeroagrícola acontece em Sertãozinho

Congresso Aeroagrícola acontece em Sertãozinho

Evento é maior do mundo no setor e termina nessa quinta-feira, já tendo anunciado que a edição de 2020, com abrangência latino-americana, também será realizada na cidade

Foto – Castor Becker Júnior

O Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, que vai até quinta-feira (dia 1º) em Sertãozinho, já definiu que fica na cidade para o ano que vem, quando terá sua edição de abrangência latino-americana. O anúncio ocorreu na noite dessa terça-feira (30), durante a solenidade de abertura oficial da programação, que na verdade já havia começado pela manhã – movimentando os mais de 140 expositores e três auditórios onde 42 palestras e debates se revezam nos três dias de programação. Realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o evento reúne toda a cadeia de fornecedores e desenvolvedores de tecnologias, além de fabricantes de aviões, de um setor onde o Brasil é o segundo maior mercado mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos.

“Para nós é um orgulho, ainda mais sabendo que o congresso era itinerante e o Sindag optou por ficar em Sertãozinho em 2020, festeja o prefeito Zezinho Gimenez (PSDB). “Isso comprova a boa estrutura da cidade, que já recebe a maior do mundo no setor sucroenergéticos (Fenasucro & Agrocana, que começa dia 20, no mesmo pavilhão), além de ter uma boa estrutura hoteleira e um comércio e indústria fortes”, completa. Em seu quarto mandato, Gimenez se diz surpreendido com o tamanho do setor aeroagrícola, e emocionado com o horizonte apresentado do evento, “na carona de uma expectativa de produção de 20% na agricultura. Sem dúvida terá um benefício social muito forte para a cidade.”

O Congresso ainda segue nessa quinta-feira, das 9 às 18 horas, no Centro de Eventos Zanini. A programação ainda terá demonstrações aéreas de combate a incêndio, além de mostra com cinco aviões agrícolas, espaço kids, estandes de startups, empresas de tecnologias embarcadas de diversos países e discussões com autoridades, políticos, pesquisadores, empresários e técnicos.

CONSISTÊNCIA RECORDES E NOVIDADES

Para o presidente do Sindag, Thiago Magalhães, a edição deste ano está sendo marcante para o evento e para o próprio setor aeroagrícola. “Estamos tendo um evento não só recordista de público, de estandes na mostra de tecnologias e equipamentos e de palestras, mas também uma edição muito consistente, com várias novidades”, comenta, referindo-se, por exemplo, aos Fóruns Científico, Político e de Tecnologias.

A frota aeroagrícola brasileira cresceu 3,74% em 2018, chegando a 2.194 aeronaves, segundo estudo junto ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Anac. A ferramenta aérea é a única para o trato de lavouras com regulamentação própria (e extensa) e a que mais exige formação de seus operadores, além da alta tecnologia embarcada. Isso apesar dos mesmos produtos aplicados por aviões serem utilizados também por pulverizadores costais e tratores e com os mesmos cuidados necessários para segurança.

MEDALHA

A terça-feira teve ainda o Jantar da Aviação, com a homenagem aos agraciados pela medalha Mérito Aviação Agrícola. Este ano, os homenageados foramo professor, pesquisador e consultor Wellington Pereira Alencar de Carvalho, o tenente-coronel aviador Marialdo Rodrigues Moreira (in memoriam) e o ex-presidente do Sindag Euclides de Carli (in memoriam). A homenagem é feita todos os anos a personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da aviação agrícola no Brasil. A indicação dos nomes é feita pelos empresários aeroagrícolas e ratificada por uma comissão envolvendo a diretoria do Sindag.

ARTIGOS RELACIONADOS

Prevenção e combate aos incêndios florestais

Mais de 20 instituições representantes dos setores público e privado se uniram em ...

Inseticida biológico é registrado para broca-do-café

Luciano Zappelini Gerente de Produção e Desenvolvimento da Koppert Biological Systems A broca-do-café (Hypothenemus hampei) ocasiona a perfuração dos frutos,que é feita na região da cicatriz...

Prevenção de incêndios florestais

Entre as inúmeras funções de uma floresta, as perspectivas social, econômica e ambiental ....

Alltech lança campanha global para auxiliar vítimas dos incêndios

O “Australia Farming Relief Fund” dará suporte aos produtores rurais atingidos pelos incêndios Mesmo com o início das chuvas em alguns locais da Austrália, os incêndios continuam...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!