18.1 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022
-Publicidade-
Inicio Eventos Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras termina com saldo positivo

Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras termina com saldo positivo

Fotos Luize Hess
Fotos Luize Hess

O tradicional Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, neste ano em sua 43ª edição, foi realizado entre 07 a 10 de novembro, no Centro de Convenções do Monreale Hotel Resort. A cidade de Poços foi escolhida pela estrutura, localização próxima das principais zonas cafeeiras e por representar o Sul de Minas, principal região produtora de café do País.

Para José Braz Matiello, engenheiro do MAPA/Procafé e organizador do evento, esta edição superou suas expectativas, especialmente baseado na opinião de quem participou do congresso. “Essa foi uma das melhores edições em termos de quantidade de público, qualidade dos trabalhos(430 divulgados nos Anais e 120 apresentados oralmente), assistência desde o início da manhã até a tarde, e visitantes muito interessados nas novidades. Para 2018 vamos manter o padrão de qualidade. Assim que tivermos o local e a data definidos, divulgaremos“.

Fotos Luize Hess
Fotos Luize Hess

Dia de campo

No dia de campo da Fazenda Sertãozinho, em Botelhos (MG), muitos participantes estiver presentes. “Foi o dia de campo que recebeu mais pessoas, talvez pela proximidade da fazenda e pelo interesse do público, pois muita coisa interessante acontece nessa propriedade, como a secagem, as variedades, a renovação dos cafezais, os plantios mecanizados, tecnologias para pequeno produtor e muita coisa moderna na lavoura, porque é uma fazenda tradicional, bem equipada e de referência“, elogia Matiello.

A gestão da fazenda é feita por José Renato Gonçalves Dias e outros cinco agrônomos, que são responsáveis pelo conjunto de seis fazendas do grupo Rede Globo, com administração empresarial, auditorias, racionalização de custos, etc. “A Fundação Procafé auxilia no que diz respeito à tecnologia, variedades e como tratar a lavoura“, conta o agrônomo.

José Renato informa que a área de café dessa propriedade é de 600 hectares, e pela terceira vez foi escolhida para a realização do Dia de Campo da Procafé, ao final do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras.

Fotos Luize Hess
Fotos Luize Hess

“A qualidade do nosso café é realmente excelente. Nesse ano fomos Top Team no Cup of Excellence, e ficamos entre os dez melhores cafés também no Coffee the Year, na Semana Internacional do Café,que aconteceu em Belo Horizonte (MG). Agora estamos com duas amostras concorrendo no concurso de aromas da BSCA, e temos grandes expectativas.Produzir um café especial não é fácil, e muitos fatores estão envolvidos nessa produção -requer muita dedicação e paixão“, conclui o agrônomo da fazenda.

 José Braz Matiello, organizador do evento - Fotos Luize Hess
José Braz Matiello, organizador do evento – Fotos Luize Hess

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

Inicio Eventos Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras termina com saldo positivo