27.3 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosCongresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

 

I Congresso Mundial sobre ILPFA Embrapa tem o prazer de convidá-lo a participar do Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (WCCLF) e do 3º Simpósio Internacional sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ICLS3), que acontecerão em Brasília, entre os dias 12 e 17 de julho de 2015.

A agricultura está diante de um desafio sem precedentes. Até 2050, as necessidades alimentares para uma população crescente exigirão um aumento de 60% da produção, e a demanda global para produtos pecuários aumentará 70% em relação ao ano 2000. Essa expansão deve se dar principalmente por intensificação sustentável de produção agropecuária.

Sistemas agrícolas consorciados que combinem a produção integrada da lavoura, da pecuária e da floresta na mesma área e com uso eficiente de insumos são fundamentais para a segurança alimentar no futuro. Sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) também são importantes para fornecer serviços ambientais, como acumulação de carbono, recarga de aquíferos e biodiversidade.

O Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (WCCLF) será uma oportunidade para atualizar sobre os avanços nas pesquisas em preservação, impactos, resultados econômicos e inovações tecnológicas.

O encontro será estruturado em torno de três temas principais: Tecnologia, Meio Ambiente e Socioeconomia. Diariamente, haverá um sumário dos principais aspectos de cada sessão (resumo diário) e, ao fim, um resumo do congresso, que pode gerar um documento a ser apresentado durante a “Conferência das Partes da Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima” (COP 21), ao final de 2015.

Junte-se a nós nessa oportunidade de relatar experiências em propriedades de pequeno e grande porte, de apresentar resultados socioeconômicos, melhorias ambientais e inovações tecnológicas. Traremos análises do estado-da-arte sobre sistemas mistos de produção agropecuária (lavoura/pecuária, agrossilvicultura e silvipastoril) em uma gama ampla de biomas no mundo todo. Os participantes também terão um dia inteiro para visitar fazendas e áreas de ILPF durante a estação da seca do Cerrado brasileiro.

Nosso objetivo é organizar um evento internacional que seja lembrado como um marco para o desenvolvimento de sistemas de integração de lavoura, pecuária e floresta.

ARTIGOS RELACIONADOS

Adubação fosfatada com gesso – Hora de corrigir e nutrir o solo

Bruno Nicchio Engenheiro agrônomo e doutorando em Produção Vegetal, ICIAG-UFU bruno_nicchio@hotmail.com José G. Mageste Engenheiro florestal, Ph.D. e professor ICIAG-UFU jgmageste@ufu.br Ernane Miranda Lemes Engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Produção...

Sementes de cenoura tratadas com bioestimulantes e fungicidas são mais responsivas

Os fungos provocam perda de estande e de qualidade pela deformação de raiz e redução do tamanho e os prejuízos podem chegar a 80%...

Organomineral é opção sustentável

Jorge Otavio Mendes de Oliveira Junek Mestre em Agronomia, professor da Uniaraxá, consultor e pesquisador jorge.junek@gmail.com   A produção agrícola é uma forma de geração de energia. Precisamos...

Mecanização e automação na silvicultura

Larissa Nunes dos Santos Juliana Pinheiro Dadalto Doutorandas em Engenharia Agrícola " Universidade Federal de Viçosa (UFV) Haroldo Carlos Fernandes Professor titular do Departamento de Engenharia Agrícola...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!