14.9 C
Uberlândia
quarta-feira, julho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisBovinosConheça as seis melhores vacas do Brasil

Conheça as seis melhores vacas do Brasil

Divulgação

A Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) divulgou, no dia 20 de dezembro, o resultado do Circuito Nacional de 2022. Ao todo, dez exposições que aconteceram nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais se qualificaram, habilitando os criadores e expositores a participar da competição de âmbito nacional.

Os animais selecionados para o Circuito Nacional da Raça Holandesa conquistaram títulos de campeãs e reservadas campeãs nas exposições regionais. E foram classificados nas variedades Preta e Branca e Vermelha e Branca. Na categoria Grande Campeã, as seis melhores vacas do Brasil possuem genética Semex. Durante o mês de janeiro, as seis melhores vacas competirão para receber o maior prêmio da raça holandesa, título que elege a melhor vaca do Brasil.

Na categoria Fêmea Jovem, melhor novilha do Brasil, das seis selecionadas, três têm genética Semex: C.R.A Doorman Joya 2051, C.R.A Doorman Joya 2048, ambas filhas de Val-Bisson Doorman, e Fini Sidekick Maaike 20557, filha de Walnutlawn Sidekick. Claudio Aragon, diretor de mercados da Semex Brasil, e também jurado do circuito 2022, conta o que está achando dos animais selecionados. “Tivemos impressionantes resultados para as filhas de touros Semex. O circuito de 2022 veio recheado de grandes animais e cada criador deve se sentir extremamente orgulhoso pela qualidade que apresentou. Para a Semex, os resultados comprovam que a empresa entrega resultados acima da média. Podemos dizer que este foi um dos mais importantes circuitos para a empresa.”

As exposições que se qualificaram em 2022 foram: Expojovem 2020, em Castro (PR); Itaipu Rural Show, 2020 e 2022, em Pinhalzinho (SC); Expofrísia 2022, em Carambeí (PR); Expoleite 2022, em Arapoti (PR); Expocastrolanda 2022, em Castro (PR); Agroleite 2022, em Castro (PR); Expointer 2022, em Esteio (RS); Exphomig 2022, em Itanhandu (MG); e Expo Femi 2022, em Xanxerê (SC).

Somando todas as exposições, foram julgados 441 animais, sendo 331 holandês preto e branco e 110 holandês vermelho e branco. 

Confira as candidatas na categoria Grande Campeã (fotos disponíveis no link):

HALLEY RUIVINHA DOORMAN 538 TE, filha de Val-Bisson Doorman, dos criadores Pedro, Ronald e Nico Elgersman.

CASSIANO DOORMAN 404, filha de Val-Bisson Doorman, dos criadores e expositores Antonio e Carlos Cassiano.

FINI DOORMAN MAAIKE 5768, filha de Val-Bisson Doorman, do criador e expositor Agropecuária Fini.

MENGE DOORMAN C2489, filha de Val-Bisson Doorman, do criador Armando Eduardo de Lima Menge e expositor Hendrik de Boer e/ou Reinaldo de Boer.

BUR JR SOLOMON ANDREA 3724, filha de Walnutlawn Solomon com Bur Jr. Andrea 3216 Te, do criatório Hendrik De Boer e/ou Reinaldo De Boer.

RHOELANDT 2768 BESSIE SID ERIC, filha de Silverridge Eric, do criador Ronald Rabbers e Henrieta Rabbers e do expositor Lucas Rabbers Neto.

ARTIGOS RELACIONADOS

Evento da ABAG debate os efeitos do Green Deal europeu no agro brasileiro

No dia 31 de janeiro, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) realizará o Fórum Agro: Brasil Protagonista, para tratar de um tema vital para a competitividade do agro brasileiro: a internacionalização do Green Deal para as cadeias produtivas dos países exportadores para a União Europeia.

Desmama precoce aumenta prenhez de vacas e primíparas

A técnica cessa a produção de leite da vaca fazendo com que emprenhem sem dificuldades. A vaca tem diferentes necessidades de energia, que incluem manutenção de suas funções fisiológicas,...

24º Itaipu Rural Show terá expositores motivados e muitas novidades

O Itaipu Rural Show será realizado em Pinhalzinho, Oeste Catarinense, de 15 a 18 de fevereiro.

Fundação MT realiza nos dias 24 e 25 de novembro, de forma online, o III Encontro Técnico Milho

Evento da Fundação MT, que acontece nos dias 24 e 25 de novembro, já tem inscrições abertas. Entre os temas abordados estão: enfezamento, cigarrinha, mercado, manejo para alta produtividade e híbridos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!