32 C
Uberlândia
quarta-feira, novembro 8, 2023
- Publicidade -
InícioNotíciasConheça o aplicativo da Epagri que lança informações sobre Plantas Alimentícias Não...

Conheça o aplicativo da Epagri que lança informações sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais

Pancs são uma maneira boa e acessível de diversificar a alimentação (Fotos: Aires Mariga / Epagri)

Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) são uma maneira boa e acessível de diversificar a alimentação, trazendo para o prato vegetais que ajudam a fornecer os nutrientes que nosso organismo precisa. Para apoiar a sociedade a consumir mais e melhor estes alimentos, a Epagri está disponibilizando em seu aplicativo Epagri Mob informações completas sobre 13 Pancs. O material fica dentro da aba EpagriTec, que também reúne informações sobre cebola, arroz irrigado e tomate, além de manejo do solo e fertilidade, e métodos de controle de pragas e doenças.

Ao acessar a aba sobre Pancs, o leitor vai conhecer o conteúdo do Boletim Didático Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs, editado pela Epagri em 2017. Sobre cada uma das 13 plantas disponíveis é possível saber as informações gerais, como identificar, como cultivar, para que serve e como usar. Também está disponível uma receita para usar o vegetal.

“O diferencial é que, com o aplicativo, o usuário tem a informação na palma da mão”, destaca Cristina Ramos Callegari, extensionista social da Epagri, nutricionista e uma das autoras do conteúdo. Ela relata ainda que ao longo do tempo o material disponível no aplicativo será ampliado. A nutricionista já começou a elaboração de um novo Boletim Didático, com informações sobre outras Pancs, com foco nas que têm maior ocorrência em Santa Catarina. Quando esse material estiver publicado, ele será incorporado ao aplicativo.

Cristina chama atenção para o cuidado necessário na hora de consumir as Pancs. Além de ser importante reconhecer com segurança o que se está sendo colhido, é necessário ter cuidado com a local onde se está coletando. A extensionista lembra que muitas pessoas costumam colher Pancs em beiras de estrada, o que pode ser perigoso, pois estes locais recebem eventualmente herbicidas aplicados na intenção de conter o mato. Esta situação pode ser contornada com as informações de como cultivar disponível no EpagriTec, por exemplo, o que permite que pessoa plante e colha em seu quintal.

Sobre Pancs

As Pancs são plantas que poderíamos consumir, mas que não fazem parte do nosso cotidiano. Muitas delas tiveram ou ainda têm algum consumo tradicional em determinadas regiões ou culturas, mas estão caindo em desuso. Também são consideradas Pancs as partes comestíveis não convencionais, como o coração e as flores da bananeira, as cascas da banana, a banana verde, a folha da batata doce, o mamão verde e seu talo e a jaca verde. Algumas delas têm propriedades medicinais e seus compostos bioativos contribuem para a promoção da saúde.

ARTIGOS RELACIONADOS

Falta de dessecante trará prejuízos à safra brasileira de soja

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) alerta para a ameaça real ...

Vassourinha-de-botão: como identificar e manejar

Na produção de grãos, a presença da vassourinha-de-botão afeta de forma negativa as culturas de interesse, como soja, sorgo e milho, provocando perdas de produtividade com o aumento populacional da planta daninha na área de cultivo.

Algodão: tecnologias revolucionam manejo e a produtividade brasileira

O manejo de pragas ainda é uma das principais preocupações do cotonicultor e importante entrave nesta escalada rumo à maior produtividade.

Podridão parda – O perigo ronda o pessegueiro

  José Luis da Silva Nunes Engenheiro agrônomo, doutor em Fitotecnia, grupo técnico do BADESUL, Agência de fomento do Estado do Rio Grande do Sul silva.nunes@ufrgs.br   O pessegueiro...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!