19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, junho 20, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesConsórcios de máquinas agrícolas triplicam vendas nos últimos quatro anos

Consórcios de máquinas agrícolas triplicam vendas nos últimos quatro anos

Divulgação YANMAR

Somente no ano passado, o setor de consórcio de máquinas pesadas, como tratores, colheitadeiras e implementos para o agronegócio registrou um crescimento de 20,81% no número de participantes ativos, totalizando 145,92 mil, conforme relata o último levantamento feito pela ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. Nos últimos quatro anos, o crescimento registrado atingiu números ainda mais significativos, sinalizando um aumento de 326%, triplicando as vendas.

Com o cenário promissor, fabricantes do setor, como a YANMAR – gigante japonesa de maquinário compacto para os setores agrícola e de construção civil, sistemas de energia e de motores a diesel e marítimos, investem na expansão das possibilidades de aquisição dos equipamentos por meio da modalidade. 

“Esse crescimento do mercado mostra que a opção vem sendo mais procurada no ramo agrícola nos últimos anos por ser uma alternativa mais barata e menos burocrática, no comparativo com os financiamentos. Isso também mostra que os produtores estão se planejando cada vez mais para adquirir ou trocar seus equipamentos, com o intuito de pagar menos taxas. Apostamos no Consórcio Nacional YANMAR para ampliar as vendas num mercado mais aquecido que também sofre pela falta de recursos nos planos de financiamento do governo”, conta Maurício Tidemann Wetzker, Analista Comercial da YANMAR.

Sem juros, sem taxa de adesão e seguro de vida e contando apenas com uma única taxa de cobrança, a administrativa, o consórcio, na prática, funciona como qualquer outro, como o de carros, por exemplo, onde um grupo de pessoas contribui pagando uma parcela mensal, combinada à formação de um fundo comum, para a compra de um bem. O valor do bem é parcelado em um prazo predeterminado e os integrantes do grupo contribuem durante o período. Todos os meses, os consorciados contemplados podem utilizar o crédito até o encerramento do grupo, ou seja, até que todos os participantes sejam contemplados.

 “Com o aumento das taxas de juros e os recursos de financiamentos do governo, como Mais Alimentos e Moderfrota, por exemplo, acabando cada vez mais rápido, temos um aumento natural de clientes interessados no consórcio. Com essa realidade, a opção torna-se a melhor alternativa para o produtor. Desta forma, ele consegue adquirir seu maquinário de maneira planejada com o melhor custo-benefício e isso reflete positivamente em nossos negócios”, detalha Wetzker.

Além de menos taxas, a modalidade também oferece facilidade na aquisição, pois possui pouca burocracia se comparado ao financiamento. No Consórcio Nacional YANMAR, por exemplo, o cliente só precisará de documentação pessoal e comprovação de renda, sem a necessidade de documentação da terra, entre outros habitualmente solicitados em financiamentos.

No consórcio da YANMAR, administrado pela Multimarcas Consórcio, há possibilidade de aquisição de várias máquinas do portfólio da marca, como  transplantadeira PH1 e linha de tratores Solis para o setor agrícola e ainda para a linha de Geradores de Energia e para a linha de Construção Civil. Para participar, o cliente deve acionar uma das concessionárias autorizadas YANMAR e encontrar o plano que mais atenda às necessidades, permitindo escolher o valor do crédito e em quanto tempo deseja pagá-lo, limitado em 100 meses. Realizando os pagamentos mensalmente, até a data do vencimento, o cliente automaticamente participa das assembleias para os sorteios de contemplação, de lance fixo de 30% ou lance livre. 

“Além dos equipamentos para o agronegócio, a YANMAR também comercializa motores a diesel, geradores de energia e equipamentos da linha amarela, e nós já temos procura de cotas para esses setores”, conta o analista.

ARTIGOS RELACIONADOS

Consórcios voltados ao agronegócio segue em alta

Segundo a ABAC, atualmente, são mais de 220 mil consorciados ativos para veículos pesados.

Inovações em máquinas agrícolas

Atualmente, as máquinas agrícolas são dotadas de diversas tecnologias. Para cada atividade efetuada no campo existe muita inovação. Veja no artigo completo.

New Holland leva soluções em agricultura digital à Agrishow

Entre os lançamentos estão os Serviços Conectados, uma solução que permite aos clientes personalizar o serviço segundo a necessidade

KUHN apresenta as maiores máquinas agrícolas do Brasil na Agrishow 2022

Nos lançamentos, estão a maior carreta graneleira agrícola do país, com capacidade de carga de 50.000 litros, e a maior barra de pulverização, com 50 metros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!