23.3 C
São Paulo
terça-feira, julho 5, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Notícias Consultoria empresarial auxilia no fortalecimento do agronegócio

Consultoria empresarial auxilia no fortalecimento do agronegócio

Crédito SXU

Dados do Ministério da Agricultura divulgados no início do ano apontaram um crescimento de 10,1% no faturamento do agronegócio brasileiro em relação a 2020. O setor atingiu a marca de R$ 1,129 trilhão em 2021 e só em exportações movimentou, de janeiro a outubro passados, U$ 102,4 bilhões, segundo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). 

Mesmo com os entraves financeiros e climáticos, além de aumento no valor de insumos, o agronegócio vem se fortalecendo no cenário nacional e ganha ainda mais fôlego com a retomada econômica, com previsão de aumento de 2,9% no faturamento este ano em relação a 2021 – a expectativa é que os valores girem em torno de R$ 1,162 trilhão. Para caminhar na rota de crescimento, as empresas do setor têm demonstrado uma mudança de comportamento que se reflete nesses números: é o respaldo em consultorias empresariais, que oferecem um olhar estratégico e planejamento qualificado para atender as demandas do mercado.

Aderir a uma consultoria empresarial foi decisor para as veterinárias Lúcia Mundim e Márcia Carneiro, que comandam um laboratório de biotecnologia animal, especializado em fertilização in vitro assistida. Segundo elas, uma nova visão do negócio que trabalha diretamente com tecnologia e inovação foi potencializada com a consultoria. As empreendedoras contam com o apoio do mentor de negócios Roberto Vilela, que atua com diversas empresas do segmento em todo o país.

Elas lembram que o tempo de resposta exigido pelo mercado hoje é bastante rápido – por isso estar preparado para essa demanda é imprescindível ao consolidar uma marca no cenário de grande competitividade. “A consultoria empresarial trouxe muito desse discernimento para dentro da empresa e isso vem se refletindo na qualidade do serviço que prestamos. Mais do que estabelecer metas e estratégias, na nossa experiência, a consultoria também nos auxiliou na qualificação da equipe interna e externa, na apresentação da marca para o mercado e, principalmente, a evoluir como gestor do próprio negócio – porque além de desenvolver toda a parte prática do laboratório, precisamos ter controle gerencial, financeiro e estratégico da empresa”, pontuam as veterinárias.

Após a adesão à consultoria empresarial, Lúcia e Márcia preveem um crescimento de 30% no faturamento do laboratório para este ano. Vilela destaca que buscar apoio de profissionais que compreendam a movimentação do segmento agro é fundamental para que a escalabilidade do negócio aconteça de forma sustentável e segura. “O momento exige que o gestor tenha uma atuação pautada em ações que vão além das suas responsabilidades cotidianas. Por exemplo: Lúcia e Márcia, além de veterinárias são gestoras de um negócio. O agronegócio em si tem uma característica peculiar de ir além do setor primário da economia; ele abrange também o secundário (indústria) e o terciário (comércio e prestação de serviço).  Ter uma estratégia sólida que faça o gestor transitar bem entre essas instâncias é o que faz a diferença no amadurecimento do negócio”, comenta Roberto.

Inicio Notícias Consultoria empresarial auxilia no fortalecimento do agronegócio