19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesControle de ervas daninhas

Controle de ervas daninhas

Colheita – Crédito Ascenza

Mesopec é um novo produto desenvolvido pela multinacional Ascenza e ajuda a deixar o canavial livre de invasoras, que comprometem até 85% do peso dos colmos

Hoje o setor canavieiro vive um cenário em que precisa investir em tecnologia e novas ferramentas a fim de reduzir os custos de produção. Um deles é o controle das ervas daninhas, que de acordo com a Embrapa pode reduzir em até 85% o peso dos colmos das plantas, principalmente em fase de germinação de cana-planta ou cana soca. Ou seja, isso significa menor produção ao final da safra.

Por isso, é preciso muita atenção do produtor, principalmente durante os períodos mais chuvosos do ano, que é exatamente quando elas se desenvolvem e proliferam com rapidez, em condições favoráveis de umidade e temperatura, infestando o canavial.

Novas soluções

Pensando em oferecer uma nova alternativa, a Ascenza, multinacional portuguesa pertencente ao grupo Rovensa, colocou no mercado recentemente o Mesopec, um herbicida seletivo poderoso para aplicação em pós-emergência.

De ação sistêmica, o novo produto é composto por mesotriona 480 SC (suspensão concentrada), com eficácia comprovada para o controle de gramíneas e dicotiledôneas na cana-de-açúcar. “A mesotriona inibe a biossíntese de carotenoides. Isto acontece porque esse herbicida interfere negativamente na atividade da enzima HPPD, hidroxifenil-piruvato-dioxigenase. Esta é uma reação-chave e uma das consequências são os sintomas de intoxicação da substância em plantas sensíveis consistem no branqueamento das folhas, com posterior necrose e morte dos tecidos vegetais”, explica o engenheiro agrônomo, mestre e doutor em fitotecnia, Acácio Gonçalves Netto.

Versatilidade

Uma vantagem adicional de se utilizar o Mesopec é ser versátil na aplicação em misturas. “Isso faz com que o produtor tenha mais opções, ampliando o leque na composição das aplicações de pós-emergência. Indicamos para as modalidades de cana-planta e cana-soca, nos sistemas de colheita com queima do canavial e de mecanizada sem queima do canavial (conhecido também como colheita de cana-crua)”, aponta o profissional.

Outra opção de aplicação é para as áreas extensivas de cana-de-açúcar, o que pode ser realizado também através de pulverização aérea, com o uso de aeronaves.

Quando o controle das ervas daninhas não é efetivo, a cultura acaba por competir com elas por nutrientes, luz e espaço. Isso tem um impacto grande e negativo no desenvolvimento da cana-de-açúcar e consequentemente na produtividade; além de aumentar e muito os custos da atividade.

O produto possui amplo espectro de ação no controle das plantas infestantes anuais de folhas largas e do capim-colchão (Digitaria horizontalis), caruru (Amaranthus retroflexus), também a corda-de-viola (Ipomoea spp).

Sobre a empresa

A Ascenza é uma empresa de origem portuguesa que compõe o grupo internacional, Rovensa, presente em 70 países há mais de cinco décadas. Possui o compromisso de ajudar a alimentar o planeta por meio de soluções seguras e saudáveis numa agricultura equilibrada e sustentável, com respeito pelos aspectos sociais e ambientais.

Conheça mais sobre a Ascenza nas nossas redes sociais, https://www.linkedin.com/company/ascenza-brasil/, https://www.facebook.com/ascenzabrasil e no nosso site. www.ascenza.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Controle da cigarrinha-das-raízes impulsiona controle biológico

Estudo do pesquisador Newton Macedo destaca relevância fitossanitária da ação de polinizadores, formigas e outros organismos como Cotesia flavipes

Pragas quarentenárias – um problema recorrente

As pragas quarentenárias são organismos que possuem crescente importância econômica, apresentando potenciais danos e ameaças às culturas brasileiras.

Soluções tecnológicas para o campo são aposta da Tramontina em estreia na AgroBrasília 2023

Fundada em 1911, a Tramontina iniciou como uma pequena ferraria no Sul do Brasil, na cidade de Carlos Barbosa (RS). Hoje produz mais de 22 mil itens em nove fábricas no país – distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul, Pará e Pernambuco.

Unifran – Soluções no combate as pragas dos cafezais

A Universidade de Franca (Unifran), instituição que pertence à Cruzeiro do Sul Educacional, divulga ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!