19.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesControle de pragas no feijão de forma sustentável

Controle de pragas no feijão de forma sustentável

Emerson Castro Representante Comercial da Nim Brasil

Feijão – Crédito: Cristiano de Oliveira

Principais pragas controladas pelo Óleo de Neem – Nim Brasil, juntamente com o Protect Sil (produto à base de fontes diferentes de dióxido de silício em nanopartículas): mosca-branca, lagarta das folhas, lagarta das vagens, mosca minadora, tripes, ácaros, pulgão percevejos, etc…

Com o manejo da Nim Brasil Controle Biológico e Nutricional, desde o início da cultura do feijão, dificilmente será necessário usar algum tipo de inseticida químico convencional. A redução em campo é de cerca de 80 até 100% dos mesmos, com isso, os custos de produtos e manejo (mão de obra, combustível, maquinário, energia elétrica etc…) são reduzidos de forma expressiva.

Normalmente, o número de entrada para pulverizações, em muitos casos, chega a ser de cerca de 50% (metade), isso com resultado em produtividade pelo seu controle excepcional, quando comparado aos produtos convencionais do mercado, chegando a um acréscimo de cerca de duas a quatro sacas a mais por hectare, com carência zero!

Preservando a vida do sistema

O controle de pragas com os produtos da Nim Brasil não afeta os inimigos/predadores naturais, que são tão importantes para o equilíbrio e a sustentabilidade da lavoura e o meio ambiente. Dessa forma, a área tratada fica repleta de joaninhas, percevejo reduviidae, tesourinhas, ácaros predadores, moscas, marimbondos, dentre outros, e observa-se um grande aumento do número dos polinizadores.

Para aumentar ainda mais a produtividade e ter precocidade, apresentamos ao produtor o Sistema Caramuru, em que o vegetal e o solo são tratados de forma especial, ou seja, desde o tratamento de sementes (Bioprotetor TS), com reflexos na melhoria da fertilidade do solo com o Natural Húmics (condicionador de solos), rico em ácidos húmicos (25%) e fúlvicos (5%), matéria orgânica (59%), carbono orgânico total (31%), e potássio (3%), aumentando a microbiota, e com isso levando maior disponibilidade de nutrientes para a planta.

Apresentamos, também, o controle de pragas com óleo de neem – Nim Brasil. (carência zero), juntamente com Protect Sil, aliado à nutrição foliar com 12 micro/macronutrientes dos fertilizantes foliares Fullgreen, com aditivos especiais, mais a nutrição via solo rica em NPK + carbono orgânico complexados para complementar a adubação de solo de forma balanceada.

O Sistema tem sua recomendação mediante análise da necessidade específica de cada cultura. Com este sistema nutricional e de controle de pragas, reduzimos entre 80 e 100% o uso de inseticidas convencionais, com grande diminuição no número de pulverizações na maioria dos casos, sem afetar os insetos polinizadores e predadores naturais.

Com isso, preservamos a saúde dos produtores, consumidores e meio ambiente, trabalhando de forma sustentável.

Foco

O grande objetivo desse sistema é ter plantas mais vigorosas, alta sanidade da lavoura e aumentar a imunidade da planta. Assim, reduzimos também o número de aplicações de fungicidas, resultando em plantas mais saudáveis, com um controle de pragas excepcional (menos vetores), as plantas ficam menos suscetíveis a doenças, o que vale para todas as culturas tratadas com o Sistema Caramuru.

Benefícios do Sistema Caramuru para cultura do feijão

  1. Maior e melhor desenvolvimento radicular (profundidade e lateralidade);
  2. Maior aproveitamento dos fertilizantes de solo;
  3. Fixação biológica de nitrogênio, maior disponibilidade de nutrientes, principalmente o fósforo, antes retidos no solo;
  4. Melhor desenvolvimento vegetativo (precocidade);
  5. Planta com maior vigor e maior calibre desde a germinação;
  6. Maior número de vagens por planta;
  7. Vagens com maior número de grãos;
  8. Grãos de ótima qualidade/coloração e mais pesados;
  9. Aumento real da produtividade entre 5 a 30%;
  10. O sistema também propicia a indução de resistência da planta;
  11. Sabor diferenciado por não ter, ou ter bem menos inseticidas convencionais;
  12. Grande redução de custos para o produtor, com bem menos entrada na lavoura;
  13. Lavoura bem mais rentável para o produtor.

A empresa

A Nim Brasil Controle Biológico e Nutricional, uma empresa genuinamente brasileira, atuando no mercado desde 2009, tem como meta levar ao produtor rural formas de manejar as culturas, com o objetivo de produzir de forma mais sustentável, reduzindo o uso de agrotóxicos e melhorando a qualidade de vida do produtor.

Também visa reduzir custos, com o aumento da produtividade, além de produzir alimentos mais nutritivos e saudáveis para o consumidor final. Para conhecer melhor nosso trabalho, assista aos vídeos com depoimento de clientes felizes, em nosso site: www.nimbrasil.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Florindo Agro e Bionat levam conhecimento sobre MIP

Na ocasião, a Bionat apresentará suas inovações e diferenciais em produtos e serviços para o setor, de modo a contribuir com esse mercado desafiador e tão exigente em tecnologias que entregam resultado no campo.

Brandt do Brasil participa do VII Congresso ANDAV fortalecendo a empresa no setor

Com foco no relacionamento para maior aproximação com potenciais parceiros na distribuição de insumos para a agricultura, a Brandt do Brasil, subsidiária da norte-americana...

Soluções IHARA para soja, milho e feijão estão no Dia de Campo Verão 2018

 APPROVE, FUSÃO, BOLD e TARGA-MAX, produtos recém-lançados pela empresa, serão apresentados durante evento que acontece em Guarapuava (PR), nos dias 28 de fevereiro a...

Cotesia no controle da broca-da-cana

A broca-da-cana, Diatraea saccharalis, é considerada a principal praga da cana-de- açúcar, causando prejuízos de maneira direta e indireta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!