28.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoCooxupé espera receber 4,6 milhões de sacas de café pela safra 2015

Cooxupé espera receber 4,6 milhões de sacas de café pela safra 2015

 

Cooxupé espera receber em sua área de ação 4,6 milhões de sacas - divulgação
Cooxupé espera receber em sua área de ação 4,6 milhões de sacas – divulgação

Meta corresponde à área de ação da cooperativa: Sul de Minas , Cerrado mineiro e Vale do Rio Pardo, no estado de SP

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé – Cooxupé afirma que a meta de recebimento da safra deste ano é de 4,6 milhões de sacas de 60 quilos de café arábica. A estimativa mantém-se praticamente estável, ante as 4,2 milhões de sacas entregues pelos cooperados em 2014. Isso não significa que houve aumento de produção na área de ação da cooperativa – Sul e Cerrado mineiros e Vale do Rio Pardo – mas sim a chegada de novos cooperados à Cooxupé, avalia o presidente Carlos Alberto Paulino da Costa.

A colheita na área de ação da cooperativa iniciou, em ritmo lento, no mês de maio por conta das chuvas, no entanto o processo será mais acelerado nos meses de junho, julho e agosto.  “Daqui para frente a colheita deve ser mais forte. Em maio, por exemplo, poucos cooperados começaram a colher os grãos, pois o café apresentava estar maduro, mas por dentro da planta se encontrava verde”, explica o presidente.

Carlos Paulino ainda atribui à influência climática, as expectativas com relação à qualidade dos grãos. “Se daqui para frente o tempo ficar firme teremos uma bebida com melhor qualidade. Mas, se ficar chuvoso a qualidade será prejudicada. É o tempo que marcará a qualidade do café. Quanto à produção, já não muda mais”, conta.

Sobre a produção de café brasileira, o presidente acredita que deve ser insuficiente para as exportações e o consumo interno, no entanto os estoques devem suprir o déficit do país. “O Brasil deve recorrer aos grãos remanescentes da safra anterior e acreditamos que o Brasil tem estoque suficiente para suprir esse déficit de produção. O preço também tem a sua importância, pois se forem remuneradores – possivelmente impulsionado pela falta de café – incentivarão os produtores a vender seus grãos, abastecendo dessa forma o consumo interno e a exportação”, opina.

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) informou nesta terça-feira, dia 09, que a segunda estimativa da produção de café no Brasil neste ano deve chegar a 44,28 milhões de sacas de 60 quilos de café beneficiado. Segundo a instituição, a produção brasileira do café arábica – tipo produzido pela Cooxupé – está estimada em 32,91 milhões de sacas, sendo Minas Gerais o estado responsável pelo volume estimado de 23,30 milhões de sacas.  Ainda de acordo com a Conab, o estado mineiro concentra a maior área de produção de café do país, sendo 975,27 mil de hectares. A espécie predominante é a arábica, que representa 98,64% do total no estado de Minas e 50,2% da área cultivada no Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

R$ 487,8 milhões em expectativas de negócios

  Micro e pequenas empresas comemoram bons negócios realizados no encontro promovido pelo Sebrae Minas, em Uberlândia A 16ª Rodada de Negócios Brasil Central chegou...

IHARA apresenta soluções para o combate às pragas do café durante a FEMAGRI 2018

Herbicidas FLUMYZIN, TARGA MAX e XEQUE-MATE, além do acaricida SANMITE EW, serão os destaques do portfólio da feira em evento que acontece de 21...

SIC 2022: Nespresso leva debate sobre cafeicultura orgânica

Semana Internacional do Café (SIC) 2022 acontece de 16 a 18 de novembro, na Expominas Belo Horizonte.

Congresso sobre cafeicultura irrigada reúne grandes nomes do setor

  A irrigação e suas técnicas serão debatidas de 21 a 23 de março na 22ª edição da maior feira de cafeicultura irrigada do País   O...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!