23.3 C
São Paulo
domingo, julho 3, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Copercampos realiza 20ª edição do Dia de Campo

Copercampos realiza 20ª edição do Dia de Campo

 

Evento destaca novas variedades de soja, milho e feijão adaptadas às principais regiões brasileiras de plantio e traz à tona as novidades voltadas para o setor

 

Foto 01 - Crédito Divulgação
Copercampos – Crédito Divulgação

A 20ª edição do Dia de Campo Copercampos, realizada em Campos Novos (SC), no dia 24 de fevereiro, deu início à difusão de novas tecnologias para a agricultura e pecuária, além de máquinas e implementos agrícolas que auxiliam, na produtividade e rentabilidade das lavouras.

Para o diretor-presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca, a participação e o interesse do associado marcaram o evento, além da ótima estrutura e qualidade do almoço e o empenho das equipes de apoio, como áreas de segurança e estacionamento e os visíveis investimentos dos expositores. “Tudo ocorreu acima da nossa expectativa, e o tempo bom contribuiu ainda mais para a presença do público no campo demonstrativo. Temos que destacar também as vitrines das culturas de feijão, soja e milho, que estavam com excelente qualidade e atraíram a atenção do público“, ressalta Chiocca.

Colocar juntas - Crédito Fransérgio Leão
Colocar juntas – Crédito Fransérgio Leão

Colocar juntas - Crédito Fransérgio Leão
Colocar juntas – Crédito Fransérgio Leão

Colocar juntas - Crédito Fransérgio Leão
Colocar juntas – Crédito Fransérgio Leão

Colocar juntas - Crédito Fransérgio Leão
Colocar juntas – Crédito Fransérgio Leão

Com intensa movimentação, a presença de público superou as expectativas dos organizadores e parceiros. “Tivemos um crescimento muito bom no número de visitantes. O pessoal veio conhecer e se mostrou bem receptivo às novas tecnologias apresentadas e os expositores que estiveram presentes nesta edição do evento fecharam bons negócios com os produtores”, afirmou o diretor-executivo da Copercampos, Laerte Izaias Thibes Junior.

Ele destacou, ainda, que a Copercampos é, atualmente, o maior produtor de sementes do Sul do Brasil, com 65 mil toneladas de sementes de soja. Além disso, produz sementes de feijão, trigo e forrageiras. “Já estamos estabelecidos há mais de 40 anos vendendo sementes. Grande parte da nossa produção é verticalizada com a Syngenta, Nidera e Dow. Já temos uma expertise muito grande na produção de sementes, e em termos de qualidade a nossa região também é favorecida devido à sua altitude e clima favorável“, considera.

Cláudio Hartmann, diretor vice-presidente da Copercampos, esclarece a importância de testar novas variedades. “Somos produtores de sementes e esse é um dos nossos pontos mais fortes, pois a região aqui é propícia para isso. Juntamente com as empresas, testamos variedades novas, e fora do evento temos uma área arrendada de 60 ha para experimentos, onde as empresas disponibilizam os materiais para avaliarmos quais melhor se adaptam à região e os mais produtivos, para futuramente reproduzirmos essa semente e vendermos para todo o Brasil, e até mesmo para o Paraguai e Argentina“, diz.

 

Cláudio Hartmann, diretor vice-presidente da Copercampos Crédito Fransérgio Leão
Cláudio Hartmann, diretor vice-presidente da Copercampos Crédito Fransérgio Leão

Laerte IzaiasThibes Junior, diretor-executivo da Copercampos Crédito Fransérgio Leão
Laerte IzaiasThibes Junior, diretor-executivo da Copercampos Crédito Fransérgio Leão

Clebi Renato Dias, diretor-executivo da Copercampos Crédito Fransérgio Leão
Clebi Renato Dias, diretor-executivo da Copercampos Crédito Fransérgio Leão

Equipe de profissionais

O departamento técnico da Copercampos conta com 45 engenheiros agrônomos profissionais trabalhando no desenvolvimento e produção de sementes.“Temos como destaque as novas cultivares de soja, milho e feijão. Por nossa região ser produtora de soja, estamos de três a cinco anos adiantados ao que o mercado vai lançar. Aqui no dia de campo o visitante pode encontrar cultivares que vão para o mercado só daqui a um bom tempo. Isso faz com que ele visualize o avanço das empresas e os níveis de produtividade e tolerância a doenças que pode ter“, esclarece Laerte Junior.

Evento de peso

Consolidado como um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro, o Dia de Campo Copercampos contou com a parceria de empresas de sementes, fertilizantes, agroquímicos e expositores em geral. “Mais de 140 empresas dos mais diversos segmentos relacionados com o agronegócio estiveram presentes no evento. Na área de máquinas e implementos agrícolas, as opções foram muitas e todos os produtos apresentados contemplaram a tecnologia com eficiência no campo“, salienta a coordenadora do evento, Maria Lucia Pauli.

Clebi Renato Dias, diretor-executivo da Copercampos, se orgulha do caminho trilhado pela cooperativa. “Estarmos onde estamos hoje é uma vitória. Começamos de uma forma muito humilde, e foi crescendo. Cada vez mais vemos a necessidade do produtor por mais tecnologia, haja vista que ele ‘enterra’ muito dinheiro no solo em busca de rentabilidade. E somos parceiros nessa busca, juntamente com o agricultor“, destaca.

A cooperativa teve sucesso em suas metas. “Na década de 80, quem colhesse 30 sacas de soja e 50 sacas de milho era rei. Hoje estamos com tecnologia para 100 sacas de soja e 200 de milho. Por isso, graças ao dia de campo e a uma série de aberturas que foram dadas para o produto brasileiro no mercado internacional, exportamos 20 milhões de toneladas de milho, mais de 45 milhões de toneladas de soja e outros 20 milhões de toneladas do farelo. Com essa produtividade o produtor tem rentabilidade na atividade, claro que as terras estão mais caras e que o produtor tem que investir em máquinas, mas ele já está atento a isso“, garante o diretor-executivo.

A próxima edição do Dia de Campo Copercampos será de 23 a 25 de fevereiro de 2016. Em torno de 12 mil pessoas participaram da 20ª edição do Dia de Campo Copercampos, que terminou no dia 26 de fevereiro.

Essa matéria você encontra na edição de março da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira a sua.

Inicio Revistas Grãos Copercampos realiza 20ª edição do Dia de Campo